Places

Delta do Parnaíba: dicas pra curtir essa maravilha entre o Piauí e o Maranhão

Por
Adriana Setti
true

A revoada dos guarás, os igarapés, as praias, as duas e a grandeza das paisagens do Delta do Parnaíba, terceiro maior delta oceânico do mundo.

O rio Parnaíba, que divide o Piauí do Maranhão, forma o terceiro maior delta oceânico do mundo — depois do Nilo e do Mekong — ao se encontrar lindamente com o Atlântico, desenhando um emaranhado igarapés e ilhotas repartidas em barras, ou “bocas”. Nenhuma imagem que você já tenha visto do lugar será suficiente pra transmitir a grandeza de suas dunas, manguezais e igarapés. Tem que ir.

ESPORTES
kitesurf / remo

NATUREZA
rio / mangue / duna / praia

ROLÊS
passeios de barco / turismo comunitário

BOM PRA
desconectar / avistar animais

Com quem sabe

Delta do Parnaíba
Foto: Adriana Setti
Seu Maika | Foto: Adriana Setti

Neto de um Tupinambá, seu Maika (+86 9495-2894) “é nascido e criado em ilha bebendo água de cacimba” e faz passeios de lancha pelas terras de seus ancestrais há mais de 40 anos. Consegue avistar um jacaré a 300 metros de distância e tem histórias incríveis. No almoço, peça pra ele parar no Tijolo, que colhe ostras e caranguejos fresquinhos no seu “quintal”.

Fique uns dias

Igarapé no Delta do Parnaíba
Foto: Adriana Setti

O passeio pra contemplar a revoada dos guarás, que acontece no fim da tarde, é realmente uma experiência imprescindível. Mas a beleza do Delta do Parnaíba também se esconde em seus igarapés, onde o manguezal forma verdadeiros “túneis” de vegetação; em suas praias de rio e mar; em suas dunas majestosas e nas pessoas que vivem ali.

Olhos atentos

Jacarés no Delta do Parnaíba
Foto: Adriana Setti
Revoada dos Guarás
Foto: Casyphoto / Wiki Commons

Pelo caminho, nos passeios, você tem boas chances de avistar jacarés, peixes, macacos, cobras, quatis, capivaras e uma quantidade impressionante de pássaros. Vale saber que só os barcos pequenos adentram os igarapés.

Imersão no Delta

Delta do Parnaíba
Foto: Adriana Setti

Se hospedar em uma ilha do Delta do Parnaíba é uma forma de fazer uma imersão nessa imensidão de água, areia, mangue e vento. Na ilha das Canárias, por exemplo, dá pra pegar uma praia e conviver com os locais no vilarejo.

Delta de kite

Kitesurf no Delta do Parnaíba
Foto: Hymmond / Wiki Commons

O Delta é um dos pontos altos das travessias de kite que vão do Ceará ao Maranhão. Mas quem não está na pilha de um downwind pode fazer base na praia de Itaqui, em Luís Correia, que se desenvolveu em torno da vela e tem infraestrutura pra quem pratica o esporte.

Onde ficar e comer

Pousada Casa de Caboclo
Casa de Caboclo
Pousada Ilha dos Poldros
Ilha dos Poldros

Casa de Caboclo – Em um terreno amplo na ilha Canárias, tem várias redes e gazebos pra relaxar no jardim com vista pro rio, acesso direto à praia, um ótimo restaurante (aberto ao público) e quartos com ar-condicionado.

Ilha dos Poldros – Na ilha particular que dá nome à pousada, entre o Delta e a Praia do Feijão Bravo, acomoda em bangalôs de madeira com ventilador e lindas vistas. Tem piscina e infraestrutura pra kite.

Crédito imagem de abre: Adriana Setti

abandono-pagina
No Thanks