Places

Como evitar roubadas em Paris

Por
Adriana Setti
true

Você sonhou, planejou e está prestes a embarcar? Então vem com a gente curtir o lado mais solar de Paris sem sombra de perrengues.

É difícil descrever em palavras a emoção de estar em Paris pela primeira vez. Assustadoramente bela, monumental e elegante, a capital francesa reúne boas amostras do melhor que o ser humano pode produzir em termos de arte, arquitetura e outras formas de expressão. Mas a cidade mais visitada do mundo também tem os seus perrengues chiques. Veja nossas dicas pra evitá-los.  

674 degraus ou fila?

Como evitar roubadas em Paris
Foto: Soroush Karimi / Unsplash

Você escapa da fila do elevador da Torre Eiffel se subir de escada até o segundo andar, que já tem uma bela vista, e, de lá, pegar o elevador até o topo — uma entrada específica dá direito a isso. Não deixe de conhecer o primeiro andar, onde há uma passarela de vidro, eventos, bares e restaurantes (quem tem reserva não paga entrada pra conhecer esse nível).

Made in Paris

Como evitar roubadas em Paris
Foto: Okay Wake Up / Unsplash

O Arco do Triunfo e a Champs Elysées merecem ser vistos. Mas, hoje em dia, quase tudo nessa avenida é parte de alguma grande rede. Se você preza autenticidade, melhor consumir em outros cantos: marcas locais no Marais, bistrôs alternativos no Canal Saint Martin, lojinhas vintage em Belleville e cafés boêmios na Bastille.

Menos é mais

Musée Rodin
Foto: @museerodin_paris

O Louvre, o Musée d’Orsay e Le Centre Pompidou estão entre os grandes museus do mundo, claro. Mas Paris também tem suas joias pra quem curte centros culturais menores — e menos lotados! ­—, a exemplo do Musée Rodin, do Musée Eugène Delacroix e do Musée Marmottan Monet.

Cada euro conta

Bebedouros públicos em Paris
Foto: Paris

Pra economizar uns suados eurinhos, peça água da torneira nos restaurantes — une carafe d’eau, s’il vous plaît — e aproveite as fontes da cidade. É tudo potável! Em bares e lanchonetes, sente-se no balcão pra não pagar a taxa de serviço de 15%.

Comer mal e caro em Parrí?

Parcelles Bistrot, no Marais, Paris
Foto: @parcelles_bistrot

Evite fazer as refeições nas redondezas da Torre Eiffel, da Champs-Élysées, da Notre Dame e de outros lugares muito turísticos. Um bistrô legal? Parcelles, no Marais, ou Des Terres, em Belleville. Brasserie vintage que você respeita? Grande Brasserie na Bastille. Aquele crepe? Breizcafe.

Ah, l’été…

Piscina Josephine Baker
Foto: @josephinebaker

Curta o jeito parisiense de viver o verão, seja dando um mergulho na piscina Josephine Baker, que “flutua” no Sena, fazendo piquenique no Jardin du Luxembourg ou pegando uma “praia” à beira do rio nas Paris Plages: tem areia, guarda-sol, bares, aula de yoga e vários eventos gratuitos. Veja a programação em paris.fr.

Salve, simpatia!

Como evitar roubadas em Paris
Foto: Yannis / Unsplash

Não é verdade que os parisienses não falam inglês. Mas é fato que as suas chances de ganhar a simpatia dos locais aumenta muito se você se esforçar pra, pelo menos, começar a conversa perguntando “parlez-vous l’anglais?” e não economizando nas palavrinhas mágicas: bonjour, s’il vous plaît, merci etc.


Quer uma trilha sonora pra viajar?

Então siga o The Summer Hunter no Spotify pra ouvir as nossas playlists, que têm curadoria da Tecla Music.

Crédito imagem de abre: Alexander Kagan / Unsplash

abandono-pagina
No Thanks