Places

São Sebastião: dicas pra curtir o visual do Litoral Norte de São Paulo

Por
Adriana Setti
Em parceria com
true

Entre as curvas e os mirantes da Rio-Santos, São Sebastião tem mais de 30 praias pra pegar onda, desconectar e ver gente.

No Litoral Norte de São Paulo, São Sebastião ainda tem uma das reservas de Mata Atlântica mais exuberantes do país, cortada por trilhas, rios e cachoeiras. Por essas e outras, é um destino que vai muito além das areias brancas, das ondas perfeitas e do mar cristalino. Ainda se recuperando da tragédia que afetou a região em fevereiro, a cidade aposta no verão 2023-2024 pra reativar a sua economia. Por isso, aqui, a gente dá as melhores dicas pra você curtir o que São Sebastião tem de melhor.

ESPORTES
surf / canoagem / futevôlei / bike

NATUREZA
praia / cachoeira / mata atlântica

ROLÊS
passeios de barco / trilhas/ restaurantes

BOM PRA
atividades ao ar livre / desconectar

MELHOR ÉPOCA
o ano todo

Mar adentro

Rio Una, em São Sebastião
Rio Una

A Rio Una faz travessias de stand up paddle e canoa havaiana, pra ver o nascer do ou na lua cheia. E a Da Barra, organiza passeios e mergulho livre com arraias na Ilha do Montão de Trigo, entre outras experiências. Uma vez em nas Ilhas, aproveite pra tomar uma Corna no Isaac das Ilhas, na Praia de Fora.

Na trilha

Travessia de Maresias até Paúba, em São Sebastião
Foto: Matheus Frazão / Unsplash
São Sebastião
Foto: Nando Martins / Unsplash

A travessia de Maresias até Paúba é estratégica pra ver o pôr do sol e a paisagem. Num total de 2 km, o trajeto tem vários mirantes e passa pela Praia dos Pescadores (Prainha), quase secreta. Entre Maresias e Boiçucanga, outra trilha leva até a Praia Brava, totalmente virgem e boa pra pegar onda.

Miragem na Rio-Santos

São Sebastião
Foto: Nando Martins / Unsplash

Entre Toque-Toque Grande e Toque-Toque Pequeno, a Ponta de Calhetas é um istmo com jeito de paraíso perdido que esconde uma pequena faixa de areia. O cenário fica ainda mais lindo na hora do pôr do sol. Acesso pelo condomínio na altura do km144.

Rios e cachoeiras

Quando o calor aperta, a boa é esfriar a cabeça na cachoeira de Boiçucanga ou no sertão da Barra do Una, onde a Trilha dos Poções leva a três grandes piscinas naturais e outros poços cristalinos. Outra boa pedida é remar de stand up paddle em algum rio de São Sebastião, a exemplo do Camburi.

Onde comer

SQINA – Mesas ao ar livre, vibe praiana e pets bem-vindos nesse pico de Maresias, que serve PFs, petiscos, hambúrgueres e outros pratos. 

Seiva Beach Bar – No canto do Camburizinho, é um refúgio na mata, com vista pro mar e acesso só pela praia. Peça uma Corona e taco de lula.

Giselle – Frutos do mar e drinks com lindas vistas, em Barra do Una.

Onde ficar

Cacau – Em Santiago, esse camping praiano também aluga cabaninhas.

Laika Hostel – Em Camburi, tem quartos coletivos, suítes, cozinha, bar no rooftop e espaço pra trabalhar.

Juquehy La Plage Hotel – Em Juquehy, tem piscina aquecida pé na areia, serviço de praia e diversas categorias de apartamentos — vários deles com vista pro mar.

Duke Beach – A piscina de borda infinita se debruça sobre a praia de Maresias, o bar tem drinks autorais e há serviço de spa no quarto.

Crédito imagem de abre: Diego Carneiro / Unsplash


A vida é aqui fora!

abandono-pagina
No Thanks