A cidade tem muito mais do que as melhores vistas do Rio de Janeiro. Veja nossas dicas de rolês culturais, praias, botecos e restaurantes.
Pegar uma barca na Praça XV, no centro do Rio de Janeiro, e cruzar até Niterói, já é um programaço. Na travessia, que dura uns 20 minutos, você curte a paisagem, com a Ponte Rio-Niterói e o Pão de Açúcar passando do outro lado da janela. Mas Niterói tem bem mais a oferecer do que vistas espetaculares da capital fluminense. Veja nossas dicas.
ESPORTES
surf / bike / voo livre / corrida
NATUREZA
praia / mata atlântica
ROLÊS
cultura / história / botecagem
BOM PRA
curtir as vistas / pegar onda
MELHOR ÉPOCA
o ano inteiro
Mar aberto


As praias espetaculares — e próprias pra banho — de Niterói são as voltadas pro mar aberto. A minúscula e linda do Sossego foi a primeira da cidade a ganhar a Bandeira Azul de qualidade ambiental. Vale ver também Camboinhas e Itaipu, mas nada bate Itacoatiara, um templo do surf e, provavelmente, um dos cenários mais bonitos do RJ.
Nave espacial

Visitar o Museu de Arte Contemporânea de Niterói vale a viagem. O disco voador idealizado por Oscar Niemeyer tem um dos projetos arquitetônicos mais singulares do país, abriga um acervo e exposições interessantes e entrega vistas impagáveis da Baía de Guanabara e do Rio de Janeiro.
Rolês culturais


Resguardando uma das entradas da Baía de Guanabara, de cara pro Pão de Açúcar, a imponente Fortaleza de Santa Cruz da Barra foi erguida no século 16 como a principal estrutura defensiva do Rio de Janeiro nos tempos coloniais — visitas guiadas de terça a domingo. Não deixe de conferir, também, o que rola no lindo centro cultural Solar do Jambeiro.
Do alto

O pôr do sol é um negócio sério nas rampas de voo livre do Parque da Cidade, no alto do Morro da Viração, com uma vista pra silhueta do Rio de Janeiro que compensa a subida íngreme. De lá, dá pra fazer um voo duplo de parapente com a Rio Tandem.
Onde comer


Amana — A experiência gastronômica mais interessante de Niterói é pilotada pelo chef Leo Guida, só com reserva, nos fins de semana. As protagonistas são as PANCs da sua horta.
Taberna do Darwin — No meio da mata, o chef Sabino serve cozinha do mar e aluga chalés.
Pitanga Restaurante — No terraço mais incrível de Itacoatiara, Jess Hulme apresenta sua cozinha com ingredientes locais e sazonais, inclusive da sua horta.
Bar do Jorginho — O boteco que você respeita com o pé na areia de Itaipu.
Mercado Municipal — Recém reformado, tem chopp, petiscos, produtos artesanais e agito.
Onde ficar


Casa da Praia — Estúdio fofíssimo alugado pela chef Jess Hulme com vista pra Itacoatiara.
Itacoatiara Inn — Pousadinha aconchegante, com piscina, perto da praia de Itacoatiara.
H Niteroi — Nos arredores do MAC, tem uma das vistas mais bonitas do RJ, dos quartos, da piscina panorâmica e da academia.
foto de abertura: tamyonmars / wiki commons