Air France + The Summer Hunter

25 lugares para tomar drinks com vista para o Tejo em Lisboa

Por - 9/01/2017

Ele nasce na Espanha, a mais de 1.500 metros de altitude, na província de Aragão, mas ganhou fama a mais de mil quilômetros de distância, ao desaguar no mar. De Tajo a Tejo, o mais extenso rio da Península Ibérica é a marca registrada da capital portuguesa, onde, mais do que meio de transporte ou porta escancarada para o Atlântico, é pura poesia imortalizada por Camões, Pessoa e tantos outros. E nos últimos metros de sua margem desfilam alguns dos mais emblemáticos cenários lisboetas, do futurista Parque das Nações ao centenário Mosteiro dos Jerónimos, erguido no século 16.  Agora escolha um (ou alguns) dos 25 lugares que selecionamos para, taça em mãos, brindar a vida sem pressa ou preocupações.

Crédito de foto: Jason Briscoe

01.
Atira-te ao Rio
Cais do Ginjal, 69/70
+ 351 212-751-380
atirateaorio.pt

Localiza-se em Almada, na outra margem do Tejo, onde a vista é o prato principal. O clima aqui é praiano não por acaso — as mesinhas chegam a uma faixa de areia à beira-rio. Uma lousa exibe as especialidades do dia, onde sempre figuram peixes e frutos do mar fresquinhos. Parada obrigatória para saborear a sangria de espumante com frutos vermelhos ao pôr do sol.


02.
Amarra ó Tejo
Largo 1º de Maio, 2
+ 351 212-730-621
amarraotejo.pt

As mais incríveis vistas do Tejo não se limitam a Lisboa. Há belas opções na margem oposta do rio — com a vantagem de ter a capital portuguesa como cenário do lado de lá. Vale a pena cruzar o Tejo de barco para apreciar essa vista inesperada enquanto saboreia a famosa caipirinha com espuma de coco da casa.

 


03.
Bar Terraço Santa Luzia
Miradouro de Santa Luzia
+351 914-070-699

O espaço é pequeno, mas não se engane: ele revela umas das mais grandiosas vistas de Lisboa. A bela paisagem do bairro de Alfama acompanhada do Tejo, no entanto, não é a única coisa que chama a atenção da clientela local. Também atrai todos os olhares a sangria de espumante, já famosa entre aqueles que passam por ali.


04.
Chapitô à Mesa
Costa do Castelo, 7
+ 351 218-875-077
chapito.org

Restaurante da escola de circo Chapitô, o Chapitô à Mesa tem a magia do clima lisboeta. O antigo casarão, super aconchegante, é repleto de muito verde e móveis de madeira, ganhando aquele ar acolhedor das casas de campo. Mas a vista do Tejo não deixa enganar: o mar é logo ali. Passar uma tarde descontraída bebericando uma imperial (chope) e saboreando as viciantes eco batatas, cuja receita consiste em cascas fritas com maionese de alho e ketchup caseiro, é sempre um programa irrecusável.


05.
Hotel Altis Belém
Doca do Bom Sucesso
+ 351 210-400-200
altishotels.com

O grande trunfo deste hotel em relação aos demais da zona histórica de Lisboa é a sua localização, a pouquíssimos passos (literalmente) do Tejo. Outra boa notícia: mesmo quem não está hospedado ali pode usufruir da sua posição no GPS em três lugares distintos — o restaurante Feitoria, dono de uma estrela Michelin, a Cafetaria Mensagem e, claro, o bar 38º41’. Animado ao cair do dia pelas Sunset Sessions e à noite pelas Jazz Nights, ele é perfeito para curtir a vista do rio — de preferência com um portonic, o drink feito com porto branco, tônica, folhas de hortelã e rodela de lima-da-pérsia com casca servido num copo longo.


06.
Clara Clara Café
Campo de Santa Clara
+351 218-850-172
facebook.com/claraclaracafe

Muita gente vai até Santa Apolônia conferir a tão falada Feira da Ladra, o mais famoso mercado de pulgas da cidade. Mas nem todo mundo sabe que ali pertinho, escondido entre as árvores do Campo de Santa Clara, está o Clara Clara Café. Da simpática esplanada — ou até mesmo deitado na grama do jardim — você pode curtir um Tejo quase particular enquanto saboreia as tradicionais bebidas portuguesas: da clássica imperial ao vinho alentejano, passando pela queridíssima ginjinha. Uma experiência portuguesa e tanto, pá!


07.
Esplanada da Graça
Largo da Graça (quiosque)
+ 351 218-865-341

Ir à Graça e não ver o sol se despedir enquanto toma-se uma bebida no quiosque do miradouro é como ir a Belém e não provar seus famosos pastéis de nata. Não dá para deixar de lado. A experiência, necessária, é daquelas que transborda o espírito lisboeta: um luxo na sua simplicidade. E basta se aconchegar em uma das mesinhas — ou sentar na mureta do miradouro — e escolher sua bebida. A natureza se encarrega do resto.


08.
Este-Oeste
Praça do Império (Centro Cultural de Belém)
+ 351 215-904-358
esteoeste.pt

O acesso a este pequeno tesouro dentro do Centro Cultural de Belém é bastante discreto. A recompensa para quem descobrir? Um terraço de madeira voltado para o rio, escudado por um jardim de palmeiras, bem em frente ao Padrão dos Descobrimentos. O menu tem propostas bastante distintas: comida italiana e japonesa. Na dúvida, peça um vinho em taça e aproveite para relaxar em um gostoso intervalo durante a visita às obras em exposição.


09.
Entretanto
Rua Nova do Almada, 114 (Hotel do Chiado)
+ 351 213-256-100
hoteldochiado.pt

Instalado em um edifício que é uma verdadeira grife portuguesa (projetado pelo mestre Álvaro Siza Vieira, vencedor do Pritzker em 1992), este bar tem simpáticas mesinhas sob guarda-sóis vermelhos. A disputa entre os cenários é acirrada: logo à frente escancara-se o Castelo; à direita, o Tejo. Tem uma boa carta de vinhos, com destaque para as inusitadas receitas de gim-tônica, como aquela que leva folhas de louro e uvas.


10.
Lux frágil
Av. Infante D. Henrique, Armazém A
+ 351 218-820-890
luxfragil.com

Entra ano, sai ano, e não há melhor balada em Lisboa. Alguns dos melhores DJs do mundo se revezam nas pickups deste clube moderninho que jamais sai de moda. Quem atravessa a noite é brindado com um amanhecer indescritível de frente para o rio. A casa, claro, oferece uma lista irresistível de drinks para manter o ânimo até os primeiros raios de sol.


11.
Madame Petisca
Rua de Santa Catarina, 17
madamepetisca.pt

Com um menu recheado de porções, o Madame Petisca é um convite à partilha. A proposta estende-se também à carta de bebidas, focada em diversas ofertas de vinhos. A vista do Tejo, deslumbrante, também fica mais gostosa se compartilhada com amigos ou parentes. Ou seja: para um almoço ou para uma taça no fim da tarde, o espaço é ideal para grupos.


12.
Le Chat
Jardim 9 de Abril
+ 351 213-963-668
lechatlisboa.com

Bem ao lado do Museu Nacional de Arte Antiga, este bar se abre para uma bela vista da Ponte 25 de Abril. A proposta é juntar bons drinks a música de qualidade. Abuse das bebidas criativas criadas pelo time de bartenders, caso do coquetel que leva vodca, lavanda e suco de limão-siciliano. As noites de sexta e sábado costumam ser animadas por DJs residentes que exploram do soul ao reggae.


13.
Montana Lisboa Café
Rua da Cintura do Porto de Lisboa, Armazém A, 20
+351 919-675-160
cafe.montanashoplisboa.com

Misto de galeria e loja de graffiti, o Montana Café é a prova de que um menu de bebidas pode ser uma obra de arte. Escolhidas a dedo e pensadas com cuidado, as cervejas oferecidas na casa priorizam a produção artesanal e sabor único. Um dos destaques, a 8ª Colina é fabricada localmente na região da Graça. E o melhor: você pode saboreá-la à beira do Tejo, com toda a calma que ela merece.


14.
Park Lisboa
Calçada do Combro, 58
+351 215-914-011
facebook.com/parklisboa

Este rooftop fica no sexto andar de um edifício de estacionamento entre o Chiado e o agitado Bairro Alto. É um dos endereços prediletos de lisboetas e turistas para curtir o pôr do sol e embalar a noite com um certeiro gim-tônica. A partir das 16h, DJs revezam-se nas picksups ao som de soul, jazz e hip-hop. Da esplanada, recheada de mesinhas, bancos de madeira e muito verde, o Tejo e a Ponte 25 de Abril parecem saídos de um cartão-postal.


15.
Panorama
Rua Latino Coelho, 1 (Sheraton Lisboa Hotel & Spa)
+ 351 213-120-000
panorama-restaurante.com

O bar do Sheraton Lisboa Hotel & Spa é um típico pub de hotel — e isso se nota desde as opções do menu (que inclui um bem-executado clássico club sandwich) até o ambiente, com banquetas altas no balcão e ultraconfortáveis poltronas espalhadas por um elegante salão à meia-luz. O coquetel Panorama, feito com vodca, licor de cacau, kiwi, licor de banana e nata (quer algo mais lisboeta?), é perfeito para apreciar a sempre charmosa vista de Lisboa e do Tejo.


16.
Pharmacia
Rua Marechal Saldanha, 2
+351 213-462-146
facebook.com/restaurantepharmacia

O melhor remédio para uma tarde inesquecível em Lisboa está aqui: jardim com espreguiçadeiras, bebidinhas preparadas com esmero e o Tejo emoldurando a paisagem no crepúsculo. Comandado pela chef Felicidade, o restaurante Pharmacia, além de boas opções para matar a fome, também possui um bar especializado em coquetéis terapêuticos. É o caso do Doctorsour, feito com tequila e infusão de marmelada com tomilho; ou o Morphina, mix de vodca, triple sec, suco de abacaxi e espumante. E aqui não é necessário receita médica: apenas relaxe e aproveite.


17.
Quiosque da Ribeira das Naus
Avenida Ribeira das Naus (próximo ao Cais do Sodré)
facebook.com/RibeiradasNausLisboa

Com um delicioso clima de praia, esta esplanada avança sobre o rio Tejo com espreguiçadeiras estrategicamente viradas para as águas. Nos dias mais quentes tem quem aproveite até para se bronzear. Mas o que causa reações acaloradas mesmo é a sangria branca, uma pedida sem erro em qualquer estação.


18.
Rio Maravilha
Rua Rodrigues Faria, 103 (LX Factory)
+351 966-028-229
riomaravilha.pt

Localizado no quarto andar de um dos edifícios da LX Factory, antigo complexo fabril transformado em polo criativo, o Rio Maravilha surpreende com sua inventiva carta de coquetéis de autor, perfeitos para saborear ao pôr do sol. Se ficar muito animadinho depois de experimentar delícias como o rum sour de maracujá e baunilha ou a tequila negroni com flor de salgueiro, fique tranquilo: as noites por ali vão até as 2h e costumam ser bem animadas.


19.
Silk Club
Rua da Misericórdia, 14
+ 351 913-009-193
silk-club.com

Em pleno Chiado, este rooftop badaladinho fica animado nas noites mais quentes do verão. O menu é japonês e há boas opções de drinks para embalar a noite. As mesinhas ao ar livre são ideais para apreciar a vista de – precisamente, como fazem questão de destacar – 270 graus da cidade.


20.
Zambeze
Calçada Marquês de Tancos (Edifício Emel)
+351 218-877-056
zambezerestaurante.pt

Tudo no Zambeze lembra a vida marinha –a começar pelo nome, inspirado em um grande rio da África. A cozinha, fusão entre a gastronomia beirã (típica do leste de Portugal, quase na fronteira com a Espanha, no Marvão) e os sabores africanos, é especializada nas delícias do mar. E você saboreia tudo de frente para o Tejo. Para mergulhar de vez em uma tarde deliciosa só falta algo para molhar a boca: e lá existem várias opções, como o refrescante gim com frutos vermelhos. De perder o fôlego!


21.
River Lounge
Cais das Naus, Lote 2 21 01 (Hotel Myriad)
+351 211 107 600
myriad.pt

O luxuoso espaço fica na Torre Vasco da Gama, no Parque das Nações. Vale a visita durante um passeio pela parte mais recente da cidade, especialmente para quem procura um ambiente refinado com ar trendy e uma boa variedade de drinks e coquetéis. A extensa carta de bebidas do River Lounge é literalmente um rio de sabores, com destaque para as muitas opções de uísque. Isso e a vista escancarada para o Tejo não dão vontade de ir embora tão cedo.


22.
Terraço BA
Praça Luis de Camões, 2 (Bairro Alto Hotel)
+ 351 213-408-288
bairroaltohotel.com

O elevador dourado é só o começo das surpresas deste hotel pulsante no coração do centro histórico lisboeta. O bar na cobertura revela uma das mais belas vistas da cidade, com o casario em tons pastel e o Tejo – daqui se vê o sol se pôr majestosamente atrás da Ponte 25 de Abril. Tem mesinhas simpáticas, sofás e chaises que convidam ao relax. Os vinhos licorosos, conhecidos como Generosos, funcionam como deliciosos aperitivos.


23.
Você e o Tejo
A ideia aqui é bastante simples. Caminhe sem pressa pelo calçadão que liga o Cais do Sodré à Praça do Comércio. Leve uma toalha, uns bons amigos (ou um livro), um vinho local (a gente sugere um Tons de Duorum 2013, do Douro) e relaxe à beira deste apaixonante rio que transborda história e poesia, que pode até passar com pressa em direção ao oceano, mas jamais sai de você.


24.
Wine Bar & Terrace
Travessa das Merceeiras, 27 (Hotel Memmo Alfama)
+ 351 210-495-660
memmoalfama.com

O ambiente cool deste wine bar dá um toque contemporâneo à tradicional paisagem de Alfama, do lado de lá do rio, criando uma charmosa mistura entre o antigo e o novo. Curtir a vista estonteante do Tejo e dos telhadinhos das casas em um dos longos sofás do terraço fica ainda mais gostoso com uma taça de vinho local à mão. Como entrega o nome do estabelecimento, essa é a uma das especialidades do cardápio.


25.
Sky Bar
Avenida da Liberdade, 185 (Hotel Tivoli)
+ 351 213-198-832
tivolihotels.com

No último andar do Hotel Tivoli, no coração da cidade, este elegante terraço de piso de madeira escura, confortáveis sofás e um belo bar iluminado ao centro serve bons coquetéis e tapas para acompanhar o prato principal: a linda vista do casario da Baixa, com o rio ao fundo. As noites podem ser animadas por DJs e música ao vivo. Abre de abril a outubro, para festejar os meses mais quentes do ano. Ah, você não bebe nada alcoólico? Tudo bem, escolha um dos drinks naked 0% alcohol, a exemplo do virgin mojito, que leva lima, menta, açúcar e sprite.


Confira todos os endereços no mapa interativo abaixo:

*Este post faz parte do especial do The Summer Hunter patrocinado pela Air France.

 

Populares