viagem

Chiloé: nem só de praia é feito o verão

Por Marília Kodic -

A segunda maior ilha do Chile, onde a Cordilheira dos Andes encontra o mar, Chiloé está dando os primeiros passos para se tornar um importante e badalado destino turístico no verão da América Latina. Isolada do restante do país, tem uma arquitetura e cultura local particulares. Listamos 7 motivos pra você conhecer o lugar (antes de todo mundo)!

1. Tierra Chiloé

Recém-inaugurado, em setembro deste ano, o Tierra Chiloé é o primeiro hotel cinco estrelas da região. Funciona no sistema all-inclusve (comida, bebidas, transfers e atividades) e, com design sustentável e geométrico, oferece vistas do Pacífico de todos os ângulos. Um porto de luxo no arquipélago rústico. tierrachiloe.com


2-chiloe

2. Igrejinhas

Chiloé tem uma centena de madeira, 14 das quais são consideradas Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO desde o ano 2000. Construídas entre o século 18 e 19, durante as missões jesuíticas e franciscanas, simbolizam a fusão da cultura indígena e europeia.


3. Lendas

Chiloé é famosa pelos seus mitos. A mistura das crenças dos índios nativos e dos espanhóis que começaram sua conquista em 1567 fez com que a ilha se tornasse rica em folclore, sobretudo no que se refere a lendas de animais e espíritos mitológicos. De acordo com a crença local, o arquipélago tem suas origens numa batalha entre duas serpentes, Tenten-Vilu e Coi Coi-Vilu, representando terra e água.


4-chiloe

4. Pinguins

Chegando da Patagônia, do Chile e do Peru, os pinguins-de-Magalhães e os pinguins-de-Humboldt ficam no arquipélago entre setembro e março, e podem ser vistos em passeios de lancha. Muitas outras aves (pois é, o pinguim é uma ave, quem diria?) dão o ar da graça em Chiloé – que deriva de Chille-Hué e significa “lugar das gaivotas”.


mariscos

5. Mariscos

Para quem gosta de comida saída de conchas, Chiloé é um paraíso. Tanto em hotéis refinados como mercados de rua é possível encontrar mexilhões, vôngoles e ostras fresquinhos. Além dos mariscos, a batata é outro ingrediente celebrado na região, com mais de 200 variedades nativas.


Screen Shot 2014-10-13 at 12.39.26

6. Chepu

Espécie de floresta afundada, Chepu é resultado do maior terremoto da história da humanidade, acontecido no Chile em 1960. Prova de que da adversidade pode sair profunda beleza, é o perfeito local para observação de animais e natureza, além de prática de kayak. É também local de entrada para o Parque Nacional Chiloé, que tem dunas e um vulcão extinto.


11631418115_79a69481aa_k

7. Ancud

As formações rochosas do Balneário Arena Gruesa, em que há concertos públicos ao ar livre no verão, e os flamingos e cisnes negros de Caulín são alguns dos motivos de a região de Ancud ter as melhores praias de Chiloé, com areia branquinha e mar azul.