Places

Bahia on the road: uma viagem de carro em família entre Ilhéus, Itacaré e Maraú

Por
Betina Neves
Em parceria com

Pra quem gosta de aventura e conexão com a natureza, um roteiro completo pra fazer em família por Ilhéus, Itacaré e Maraú.

Conhecido como Costa do Cacau, este trecho do litoral baiano é um banho de natureza, entre morros forrados de Mata Atlântica preservada e praias com extensos coqueirais pontuados por rios, quedas d’água e manguezais. Vilarejos pelo caminho oferecem boa estrutura de hospedagem para toda a família. Aqui, em parceria com a Jeep (@jeepdobrasil), sugerimos um roteiro recheado de passeios pelas belezas naturais da região.

Dando a partida

Em Ilhéus, onde fica o aeroporto, vale uma visita ao centro histórico, com os famosos pontos que inspiraram a literatura de Jorge Amado. Se tiver mais tempo, agende uma visita ao ecoparque da Reserva Biológica de Una, 50 km ao sul da cidade, que tem passarelas suspensas entre as copas das árvores da Mata Atlântica (com sorte, micos e preguiças podem aparecer pelo caminho).

Na trilha do cacau

Na chamada Estrada do Chocolate, que liga Ilhéus a Uruçuca, pode-se visitar fazendas de cacau, ver a plantação e a torra das amêndoas e, às vezes, a produção de chocolate. São bacanas os tours da Fazenda Yrerê (@fazendayrere) e da Fazenda Riachuelo, da Mendoá Chocolates(@mendoachocolates).

Aula prática de cacau na Fazenda Yererê

Mirantes no caminho

Praias lindas e selvagens vão surgindo na paisagem, como a do Sargi e do Pé de Serra. Passando pelo vilarejo de Serra Grande, no alto do morro, não perca a foto com vista para a mata e o mar. Em direção ao interior, a Cachoeira do Tijuípe tem fácil acesso.

Praias e mais praias

Itacaré, um dos destinos mais queridos da Bahia, tem um centrinho repleto de restaurantes e lojas. Fique em uma pousada com piscina e visite praias como a da Concha, com acesso fácil e mar calmo, e a da Engenhoca, aonde se chega por uma trilha de 15 minutos. Na Praia de São José, escolha um restaurante que ofereça day use.

Praia do Sargi, no caminho entre Ilhéus e Itacaré, na Bahia | Crédito: Vinicius Cunha/Wikicommons

Pelo rio

Agências de Itacaré levam para o passeio de barco ou caiaque pelas águas e mangue do Rio de Contas até a Cachoeira do Cleandro, com três quedas d’água e um poço para um banho no caminho.

Península de Maraú

Barra Grande é o vilarejo mais estruturado — dá para andar com os pequenos soltos, já que em muitas ruas não circulam carros. Dali, visite piscinas naturais de sonho como as de Taipu de Fora, e lagoas como a Azul e a do Cassange. Na península, há outras faixas de areia belas, como Algodões — o Tikal Praia Bar (@tikalpraiabar) é bom para passar o dia.

Fim de tarde refrescante no no Tikal Praia Bar, em Algodões, Bahia | Crédito: reprodução

Pela água

Em Maraú, é imperdível conhecer ilhas da Baía de Camamu. Se estiver com crianças menores, contrate uma lancha particular e peça para ver lugares como a Pedra Furada,  a Ilha Goió e a Ilha do Sapinho. Costuma ter parada em restaurante de comida caseira com peixe fresco no almoço.

Onde ficar

Em Serra Grande, o Aldeia da Mata Eco-Lodge (@aldeiadamataecolodge) é integrado com a natureza. Em Itacaré, a  Pousada Vira Canoa (@viracanoa) é bem localizada e tem preços atraentes, e o Itacaré Eco Resort (@itacareecoresortoficial) conta com parquinho, jardim e acesso a praias vazias. Em Barra Grande, a Pousada Denada (@denadaposada) tem piscina e restaurante em frente à praia, e a Pousada Lagoa do Cassange (@pousadalagoadocassange) propõe projeto de turismo socioeducativo.

Pé na areia na Pousada Lagoa do Cassange, em Barra Grande, Bahia | Crédito: reprodução

Aventuras em Família

abandono-pagina
No Thanks