Pra quem gosta de aventura e conexão com a natureza, um roteiro completo pra fazer em família por Ilhéus, Itacaré e Maraú.
Conhecido como Costa do Cacau, este trecho do litoral baiano é um banho de natureza, entre morros forrados de Mata Atlântica preservada e praias com extensos coqueirais pontuados por rios, quedas d’água e manguezais. Vilarejos pelo caminho oferecem boa estrutura de hospedagem para toda a família. Aqui, em parceria com a Jeep (@jeepdobrasil), sugerimos um roteiro recheado de passeios pelas belezas naturais da região.
Dando a partida
Em Ilhéus, onde fica o aeroporto, vale uma visita ao centro histórico, com os famosos pontos que inspiraram a literatura de Jorge Amado. Se tiver mais tempo, agende uma visita ao ecoparque da Reserva Biológica de Una, 50 km ao sul da cidade, que tem passarelas suspensas entre as copas das árvores da Mata Atlântica (com sorte, micos e preguiças podem aparecer pelo caminho).

Na trilha do cacau
Na chamada Estrada do Chocolate, que liga Ilhéus a Uruçuca, pode-se visitar fazendas de cacau, ver a plantação e a torra das amêndoas e, às vezes, a produção de chocolate. São bacanas os tours da Fazenda Yrerê (@fazendayrere) e da Fazenda Riachuelo, da Mendoá Chocolates(@mendoachocolates).

Mirantes no caminho
Praias lindas e selvagens vão surgindo na paisagem, como a do Sargi e do Pé de Serra. Passando pelo vilarejo de Serra Grande, no alto do morro, não perca a foto com vista para a mata e o mar. Em direção ao interior, a Cachoeira do Tijuípe tem fácil acesso.
Praias e mais praias
Itacaré, um dos destinos mais queridos da Bahia, tem um centrinho repleto de restaurantes e lojas. Fique em uma pousada com piscina e visite praias como a da Concha, com acesso fácil e mar calmo, e a da Engenhoca, aonde se chega por uma trilha de 15 minutos. Na Praia de São José, escolha um restaurante que ofereça day use.

Pelo rio
Agências de Itacaré levam para o passeio de barco ou caiaque pelas águas e mangue do Rio de Contas até a Cachoeira do Cleandro, com três quedas d’água e um poço para um banho no caminho.
Península de Maraú
Barra Grande é o vilarejo mais estruturado — dá para andar com os pequenos soltos, já que em muitas ruas não circulam carros. Dali, visite piscinas naturais de sonho como as de Taipu de Fora, e lagoas como a Azul e a do Cassange. Na península, há outras faixas de areia belas, como Algodões — o Tikal Praia Bar (@tikalpraiabar) é bom para passar o dia.

Pela água
Em Maraú, é imperdível conhecer ilhas da Baía de Camamu. Se estiver com crianças menores, contrate uma lancha particular e peça para ver lugares como a Pedra Furada, a Ilha Goió e a Ilha do Sapinho. Costuma ter parada em restaurante de comida caseira com peixe fresco no almoço.
Onde ficar
Em Serra Grande, o Aldeia da Mata Eco-Lodge (@aldeiadamataecolodge) é integrado com a natureza. Em Itacaré, a Pousada Vira Canoa (@viracanoa) é bem localizada e tem preços atraentes, e o Itacaré Eco Resort (@itacareecoresortoficial) conta com parquinho, jardim e acesso a praias vazias. Em Barra Grande, a Pousada Denada (@denadaposada) tem piscina e restaurante em frente à praia, e a Pousada Lagoa do Cassange (@pousadalagoadocassange) propõe projeto de turismo socioeducativo.
