Places

Ibitipoca: o destino de serra mais charmoso de Minas Gerais

Por
Adriana Setti
Em parceria com
true

Porta de entrada pra explorar o Parque Estadual do Ibitipoca, esse vilarejo solar tem cachoeiras, trilhas e vibe praiana à beira do rio.

Em uma ramificação da Serra da Mantiqueira, Conceição do Ibitipoca é um dos refúgios serranos mais charmosos de Minas Gerais. Além do aconchego do vilarejo histórico, esse oásis de sossego está cercado pelos mirantes, rios avermelhados, cachoeiras, prainhas fluviais e grutas de um parque estadual com várias possibilidades de trilhas. Com a Corona Brasil, a gente dá as dicas pra curtir esse destino que traz a vibe solar da praia pra beira do rio.

ESPORTES
trekking / cavalgada / bike / rafting

NATUREZA
cachoeira / rio / serra /gruta

ROLÊS
off road / caminhada

BOM PRA
desconectar / namorar /ar puro

MELHOR ÉPOCA
abril a outubro

Trilhas no parque

Parque Estadual do Ibitipoca

O Parque Estadual do Ibitipoca é um apanhado das belezas da Serra da Mantiqueira: Mata Atlântica preservada, cachoeiras, piscinas naturais e cavernas. O circuito mais completo é o da Janela do Céu (16 km). Pra uma caminhada mais curta, a boa é o Circuito das Águas (5 km). Se der tempo, faça também o do Pião (6 km).

Natureza e arte

Ibitipoca: o destino de serra mais charmoso de Minas Gerais
Ibiti Projeto | Foto: Divulgação
Ibitipoca: o destino de serra mais charmoso de Minas Gerais
Foto: Corona / Divulgação
Ibiti Projeto
Foto: Corona / Divulgação

Um mundo à parte em Ibitipoca, o Ibiti Projeto abrange 6 mil hectares ao lado do parque e mantém mais de 20 iniciativas socioambientais. Dá pra ficar hospedado lá dentro, no espetacular Engenho Lodge — antiga fazenda convertida em hotel de luxo —, em um vilarejo histórico (Mogol) ou em lofts isolados. Tem cinco restaurantes.

Praia mineira

Prainha do Mogol
Prainha do Mogol | Foto: Corona / Divulgação
Big Family, conjunto de esculturas da artista Karen Cusolito
Big Family | Foto: Corona / Divulgação
Foto: Corona / Divulgação

Uma das atrações dentro do Ibiti Projeto é a Big Family, conjunto de esculturas da artista Karen Cusolito, concebidas com materiais reciclados pro festival Burning Man, que rola nos EUA. Fica lá, também, a Prainha do Mogol, um pequeno paraíso privado de areias brancas e águas cor de ferrugem que traz o clima praiano pra serra.

Onde comer

Cabra da Peste – Uma promissora fusão das culinárias mineira e nordestina. Não perca o torresmo de rolo e os drinks autorais.

Armazém de Minas – Lugar gostoso pra almoçar em Lima Duarte, tem um bufê farto de comida típica mineira e doces caseiros. Vende cachaças artesanais e outros produtos regionais.

Onde ficar

Pousada Meu Recanto – A apenas 3 km do parque estadual, hospeda chalés em estilo suíço — em forma de “A” — com decoração inspirada nas fazendas da região, piscina, sauna e redário.

Alto dos Manacás – Rústica e aconchegante, tem chalés e suítes cercados de muito verde, vistas lindas, além de um restaurante abastecido por horta própria e vistas lindas. 

Foto de abre: Willian Reis / Unsplash


A vida é aqui fora!

abandono-pagina
No Thanks