Places

Brasília: dicas para curtir a vibe praiana em pleno Cerrado

Por
Adriana Setti
Em parceria com
true

Parques, rotas de bike, picos pra ver o pôr do sol e outras dicas pra você curtir a vibe praiana de Brasília.

Quem segue o sol dificilmente se decepciona com Brasília, onde o clima é de eterno verão. Com seu Plano Piloto desenhado pelo arquiteto Lúcio Costa em forma de avião, Brasília é a maior vitrine da obra de Oscar Niemeyer e um playground a céu aberto pra quem curte arquitetura. Mas a capital também tem sua veia boêmia, muitas áreas verdes pra curtir a vida ao ar livre e uma vibe praiana, com o lago Paranoá fazendo as vezes de mar, sob o céu (quase) sempre azul do Cerrado. Aqui, a gente dá as dicas pra você curtir a vibe praiana da Capital Federal.

ESPORTES
stand up paddle / windsurf / canoa havaiana / canoagem / bike / corrida

NATUREZA
lago / parques / cachoeiras / Cerrado

ROLÊS
imersão arquitetônica / centros culturais / botecagem / praia no Cerrado / Eixão do Lazer

BOM PRA
sempre sol / vida ao ar livre / rolês urbanos

MELHOR ÉPOCA
o ano todo, mas novembro a março é a época mais chuvosa

foto: agência brasília / wiki commons

Pedalando com Niemeyer

Partindo do Museu Nacional da República, pedale até passar pela Catedral Metropolitana e a Praça dos Três Poderes e volte até o Memorial JK (foto abaixo). Aos domingos e feriados, vale aproveitar o Eixão do Lazer e fazer um pit-stop na feirinha da Torre, que tem artesanato e comidinhas tradicionais das muitas culturas que se encontram na cidade.

foto: maurilio quadros / unsplash

Capital verde

foto: CRIAmov

O Parque da Cidade (foto acima), na Asa Sul, é o 2º maior parque urbano do mundo — à frente do Ibirapuera, em SP, e do Central Park, em NY, por exemplo. Com paisagismo de Burle Marx, é perfeito pra pedalar, correr, praticar yoga e se jogar na grama. Na Asa Norte, a boa é espairecer no Parque Olhos D’Água, que tem playgrounds, vegetação densa e várias espécies nativas do Cerrado.

Praia no Cerrado

foto: @pontaodolagosul
foto: @concha_acustica_df

Pra pegar uma praia no Paranoá, um ponto estratégico é o parque que cerca a Ermida Dom Bosco, obra de Niemeyer, que também rende um lindo fim de tarde, com o Palácio da Alvorada e a Ponte JK em segundo plano. Outro lugar pra ver o pôr do sol perto da água é nas imediações da Concha Acústica e do Museu de Arte de Brasília.

No mar de Brasília

foto: @clubekatanka

O Pontão do Lago Sul, bom pra passear e almoçar na beira do lago, pode servir de ponto de partida pra um rolezinho de barco. Pra cair na água, faça aulas de windsurf e stand up paddle com a Katanka ou de canoa havaiana na No’ah. No Parque Nacional de Brasília, dá pra esfriar a cabeça em piscinas de agua mineral.

Onde comer

Izzi Wine Garden
Pató

Casa Mar Boteco — Comida boa  — prove o arroz de moqueca vegano — e astral de casa de praia na Asa Sul.

Izzi Wine Garden — Tem Corona gelada, vinhos e cozinha eclética na beira do lago.

Venicce Beach — Vibe praiana e pé na areia, na Orla da Concha Acústica, com comes, bebes, yoga, funcional e eventos na programação.

Pató — Café, docinhos e laricas em um espaço bacana pra fazer anywhere office ou encontrar os amigos no gramado com cadeiras de praia.

Onde ficar

BHotel
Joy Hostel

BHotel — Próximo da torre de TV, no Eixo Monumental, tem um lindo projeto de Isay Weinfeld que rende homenagem a Brasília com espaços amplos, vão abertos e pilotis. O rooftop é ideal pra tomar uma Corona no fim da tarde.

Joy Hostel — Pra conhecer gente em várias línguas, esse hostel com decoração hipster está equipado com quartos privativos (alguns deles com espaço pra trabalhar) e dormitórios feminino e misto.

Foto de abertura: divulgação


A vida é aqui fora!

abandono-pagina
No Thanks