Lifestyle

As lojas mais bonitas — e gostosas — de São Paulo

Por Fabiana Corrêa -

Sabe quando você entra no Instagram pra olhar um perfil, mas aparece tanta coisa linda no meio do caminho que, 10 minutos depois, você nem lembra do que estava procurando? Essas lojas são mais ou menos um Instagram da vida real. Ambientes gostosos, com uma curadoria impecável e prateleiras cheias de coisas bonitas. Tudo tão bom e lindo que você vai ficando e, quando vê, está tomando um café com o dono, tipo melhor amigo da infância. E esqueceu totalmente por que tinha entrado.

Em algumas delas, o café faz parte do negócio. Você senta e pede um cafezinho com bolo, enquanto pensa se leva a almofada de crochê ou o aromatizador para casa. Em outras, o dono está sempre por perto, pronto para mostrar tudo o que vende ou produz, mesmo que você entre só pra dar uma olhadinha. A maior parte dessas lojas reúne designers bacanas, comida local e produtos que não são feitos em série. Logo, são ótimos lugares pra comprar um presente. Aqui, um seleção de lojas em São Paulo (em breve faremos de outras cidades do Brasil e do mundo) para você fugir do shopping na hora de comprar, conhecer novos designers e dar um tempo da correria.


Casa Tropi

Foto: Divulgação

Recém-aberta em Pinheiros, a Casa Tropi, da talentosa Patricia Sampaio, está em um lugar privilegiado. Além de ficar dentro de uma casinha linda, abriga o Estúdio Cipó e o Botanikafé, que serve um brunch super disputado — e gostoso. A loja reúne designers independentes de moda com pequena produção, como a marca carioca Aroeira Abe e a grife própria Tropi, além de bijoux, beachwear, objetos para casa e os maravilhosos produtos naturais da Terral.

R. Padre Carvalho, 204
casatropi.com
@casatropi


Amoreira

Foto: Instagram @amoreiraloja

Quer comprar um presente, tomar um café, se deleitar por horas? A Amoreira é um galpão com brinquedos do ateliê Petit Retro, joias da designer Adriana Kurc, gravuras, papel de parede, papelaria e móveis antigos garimpados, entre eles alguns assinados por Sergio Rodrigues. E muito mais coisas. Vale a pena visitar a loja durante os lançamentos das marcas vendidas ali, quando promove eventos cheios de delícias, como foi o da designer Flavia del Prá. Mesmo em dias normais, as vendedoras irão te oferecer um café no balcão ao fundo, onde se pode comprar as ótimas granolas feitas por Neka Mena Barreto.

R. dos Macunis, 510
amoreira.com.br
@amoreiraloja


Flo Atelier Botânico

Foto: Instagram @floatelierbotanico

No térreo de um prédio projetado pelo escritório Tryptique, o novo endereço da Flo Atelier Botânico é um oásis verde e fresco dentro da cidade. Plantas de todos os tipos, arranjos florais, terrários e vasos se espalham pela loja, toda envidraçada. Além do que está exposto, a equipe da Flo decora eventos e faz arranjos sob medida para a casa. Ah, e nos fundos da loja há itens de decoração, jardinagem e um pequeno bar com drinks, alguns exclusivos, como o feito em parceria com Alê D'Agostino, do Apotheke Cocktails & Co.

R. Delfina, 115
floatelierbotanico
atelierbotanico.com


Hybrida

Foto: Divulgação

Tudo aqui tem uma cara meio futurista, mas num espaço aconchegante, cheio de objetos e roupas modernas. Bolsas de couro da Arteria, roupas D'aura brand e Nuz Demicouture, sapatos Nuu Shoes e peças das ceramistas Cynthia Galvão e Carolina Peraça. Além de bebidas, perfumes para casa, almofadas e luminárias. Enquanto você escolhe, peça um filtrado na aeropress e um pedaço de bolo, servidos no café ao fundo. Ao contrário de alguns lugares no mesmo no estilo, os vendedores da Hybrida são simpáticos e deixam você à vontade para escolher entre o mundo de coisas nas prateleiras. Ou só admirar.

Praça dos Omaguás, 56
@hybrida_loja


À la Garçonne

Foto: Instagram @alagarconne_home

A loja de Alexandre Herchcovitch e Fabio Souza reúne as roupas da marca, assinadas pelo estilista, e um garimpo incrível de peças de decoração. Uma chaise do século 19, uma mesa dos anos 50 ou anúncios de bar antigos se espalham pelo imenso galpão. Você entra e, imediatamente, é sugado por um máquina do tempo que leva para várias épocas, mas termina nas roupas super atuais. T-shirts, moletons e bolsas pintadas à mão com a assinatura de Alexandre Herchcovitch.

R. Francisco Leitão, 134
alagarconne.com.br
@alagarconne_home


Casa Diária

Foto: Instagram @casadiaria

Raffaele Asselta e Raphael Dias, os donos da Casa Diária, tem um bom gosto natural e amam viajar, daí o estilo que eles mesmo batizaram para o seu empreendimento: vacation lifestyle. E essas características aparecem em sua loja, que tem um quê de casa de praia, onde um dos dois está sempre por perto, recebendo quem entra. Nas prateleiras, um pouco de tudo. Gravuras do M.O.A Studio, colares Drê Magalhães, roupas Self+ e alguns livros (de viagem ou não) escolhidos a dedo. Na sala anexa à loja funciona uma pequena galeria onde acontecem pequenas exposições. O cheiro gostoso no ar é dos aromatizadores de ambiente feitos pela loja. E poucas quadras acima, na Rua Francisco Leitão, funciona a pequena e igualmente charmosa Diária Bem-Estar, mais focada em produtos do dia a dia.

R. Artur de Azevedo, 1315
diaria.co
@casadiaria