Tendências

Elas criaram uma marca de roupas de frio em Teresina

Por - 13/10/2017

Foi no município de Teresina, no Piauí, onde o calor chega a 40ºC e dura o ano todo, que as irmãs Mariá e Júlia Evangelista criaram a Oficina de Inverno, uma loja de roupas para o frio. Acostumadas a viajar para fora do País com a família desde pequenas, elas sempre sofreram na hora de fazer as malas. “Era tão difícil comprar roupas de frio que, por precaução, eu levava algo emprestado do meu tio”, conta Mariá. Como as peças eram grandes demais para ela, a saída era correr para comprar um casaco assim que descia do avião.

Por conta das altas temperaturas que não dão trégua nem no inverno, não havia em Teresina uma loja que vendesse peças para enfrentar o clima de países gelados. Em 2013, as irmãs decidiram criar sua própria marca. Usaram o quarto vago na casa da mãe para organizar o estoque das peças e colocaram o site da Oficina de Inverno no ar. Desde então, a procura pelas roupas de frio da marca não para de crescer.

Os casacos, cachecóis, ponchos e coletes, que antes eram revendidos apenas na loja da família em Teresina, ganharam outros dois espaços no Nordeste. Em 2016, Fortaleza foi escolhida para o primeiro iglu da marca – é assim que as sócias apelidam suas lojas. Este mês, elas inauguram mais uma filial, desta vez em Recife.

Conhecimento de mamute

Como muitas vezes os clientes não sabiam qual tipo de roupa levar para enfrentar o frio em outros países, elas decidiram treinar a equipe com o que batizaram de conhecimento de mamute, uma referência ao logo da marca e ao animal, que é nômade e viaja muito. As vendedoras dão dicas de looks de acordo com o destino escolhido.

No site, as irmãs ensinam como se vestir do frio moderado ao inverno mais intenso e oferecem um checklist dos itens indispensáveis para sobreviver nas baixas temperaturas. Também é possível contratar uma consultoria online personalizada. O valor do serviço (R$ 50) pode ser revertido em crédito para compras no site.

Elas procuram criar peças confortáveis e atemporais, que podem acompanhar qualquer tipo de viajante e durar até o próximo destino. A dupla já atendeu casais em lua de mel, jovens rumo ao intercâmbio e marinheiros de primeira viagem. As roupas encomendadas online são entregues em qualquer cidade do Brasil e chegam com dicas de como usá-las e um bilhete desejando boa viagem.

Populares