Vibes

A fórmula da música solar

Por
Adriana Setti
true

Ouvir um bom som melhora o humor e deixa a vida solar. E algumas faixas são especialmente incríveis pra isso. O que torna uma música feliz?

Ouvir música é uma forma maravilhosa de calibrar o nosso humor e deixar a vida solar em qualquer época do ano. Os sons que a gente curte atuam sobre o sistema nervoso autônomo, acalmando a respiração, regulando a frequência cardíaca, diminuindo a pressão sanguínea e reduzindo a tensão muscular. Eles também podem estimular a liberação de neurotransmissores relacionados ao prazer.

Aperte o play e seja feliz

Em uma pesquisa recente, 71% dos 2 mil entrevistados disseram que a música é uma das influências mais poderosas no humor. Dois terços (64%) apertam o play pra se animar, na maioria das vezes quando estão sós (43%), tristes (42%) ou quando está frio e escuro lá fora (40%).

Michael Bonshor, especialista em psicologia da música da Universidade de Sheffield, no Reino Unido, é responsável pelo estudo. Pra ele, o que torna uma música feliz é criar uma breve sensação de tensão — ou expectativa prazerosa — seguida de alívio, quando a progressão harmônica flui conforme nossas experiências auditivas anteriores.

Isso porque tendemos a curtir mais um som familiar, ou aquelas canções que conseguimos memorizar com facilidade, graças a um equilíbrio esperto entre previsibilidade e surpresa. É vapt-vupt: demoram apenas 14 segundos, em média, pra música melhorar o humor!

Faroeste Caboclo, não

Segundo Bonshor identificou em seus estudos, a gente considera uma música alegre se ela estiver em um tom maior, com aproximadamente 137 bpm. Além disso, elas geralmente têm uma batida forte de 1-2-1-2 — ou seja, fáceis de dançar.

É o caso de Good Vibrations, dos Beach Boys, que ocupa a primeira posição do ranking da “felicidade musical” de Michael Bonshor.  A faixa começa com um verso em tom menor e, em seguida, cria uma forte elevação emocional à medida que muda pra um tom maior brilhante no refrão.

O que torna uma música feliz?

Ritmos felizes

Entre os gêneros, os considerados mais felizes pelos entrevistados — que são britânicos — são o pop (49%), o rock (25%), o dance (17%), o R&B (13%) e o clássico (12%). Obviamente, isso varia conforme a cultura e dificilmente se aplicaria no Brasil. Além disso, dois terços dos entrevistados (69%) preferem ouvir uma variedade de gêneros, artistas ou músicas.

Já segue o The Summer Hunter no Spotify? Nos unimos à Tecla Music pra criar playlists e deixar a sua vida mais solar. Pra começar o inverno com alto-astral, ouça É sempre verão em algum lugar.

abandono-pagina
No Thanks