Places

Japaratinga: o que fazer nessa cidadezinha low profile do litoral norte de Alagoas

Por
Adriana Setti
true

Confira nossas dicas de Japaratinga, destino com aquele marzão azul de Alagoas, piscinas naturais, pousadas incríveis e sossego.

Entre a hypadíssma região de São Miguel dos Milagres e a popular Maragogi, na boca miúda Japaratinga vem se firmando como mais um destino de sol, sossego e mar azul no espetacular Litoral Norte de Alagoas. A 120 km de Maceió (incluindo uma travessia de balsa), nos últimos anos essa cidadezinha ganhou pousadas incríveis e bons restaurantes. Os preços, no entanto, ainda são mais acessíveis do que do outro lado da balsa que leva a Porto de Pedras e a chamada Rota Ecológica de Milagres.

Tons de azul

Praia do Boqueirão, em Japaratinga
Praia do Boqueirão, em Japaratinga | Crédito: Otávio Nogueira / Wiki Commons

Com menos de 10 mil habitantes, Japaratinga fica na Costa dos Corais de Alagoas, um pouco ao norte da balsa que a separa da badalada Porto de Pedras. Ali, se inicia uma sequência de praias tranquilas: do Pontal, Barreira do Boqueirão, do Boqueirão, do Bitingui e a que dá nome ao vilarejo.

Sobe e desce

Mirante do Monte Tabor, em Japaratinga
Mirante do Monte Tabor | Crédito: Otávio Nogueira / Wiki Commons

Checar a tábua da maré é bom pra tirar maior proveito dessa região, onde o mar vira um espelho d’água na maré baixa, que também é o melhor momento pra correr na praia ou pedalar. A boa é ir parando de praia em praia e nos mirantes pelo caminho — como de Aruanã e do Tabor — de carro, buggy, bike ou quadriciclo.

A poucos quilômetros das famosas piscinas de Maragogi, Japaratinga também tem seus aquários naturais que se formam na maré baixa perto da costa, com a vantagem de ter muito menos gente e passeios mais baratos. Pra entrar no clima da região, vá de jangada. O barquinho típico também é ideal pra ver o pôr do sol no mar. A Japaratinga Altos Passeios organiza esse e outros rolês.

Onde comer

Companhia da Lagosta
Companhia da Lagosta | Crédito: @companhiadalagosta
Pousada Estalagem Caiuia | Crédito: @pousadadacaiuia

> Companhia da Lagosta: pra se fartar de frutos do mar com o pé na areia na Praia do Boqueirão.

> Restaurante do Nica: cozinha regional e frutos do mar, na frente da praia, no centrinho.

> Caiuia: na bonita pousada Estalagem Caiuia, serve uma versão sofisticada da culinária regional.

Onde ficar

Pousada Vila Cobé
Pousada Vila Cobé | Crédito: @pousadavilacobe
Pousada do Alto
Pousada do Alto | Crédito: @pousadadoalto

> Vila de Taipa: suítes espaçosas e contemporâneas de frente pro mar, na praia do Boqueirão. Tem piscina e ótimo restaurante.

> Vila Cobé: tem um amplo gramado com redário e piscina pé na areia, na praia de Bitingui, além de apartamentos com jardim privado, varanda e rede.

> Pousada do Alto: como o nome sugere, fica a 120 metros de altitude, com uma vista espetacular da região e brisa garantida. Tem três tipos de suíte e piscina.

Crédito imagem de abre: Otávio Nogueira / Wiki Commons

abandono-pagina
No Thanks