Vibes

A vez do turismo da endorfina

Por
Adriana Setti
true

Cada vez mais gente está viajando pra praticar esportes. E o Brasil tem lugares incríveis pra quem curte o turismo da endorfina.

Não é de hoje que viagens estão relacionadas aos esportes. Encontrar as condições perfeitas pra velejar, surfar ou colocar outros hobbies em prática é um fator decisivo pra muita gente na hora de planejar as férias. Mas, desde a pandemia, o número de pessoas que procuram uma(s) atividade(s) pra suar e espairecer no tempo livre cresceu — e continua crescendo — significativamente. É o turismo da endorfina.

Mercado promissor

A vez do turismo da endorfina
foto: do castle / pexels

Segundo um relatório da ISPO, o mercado global de turismo esportivo estava estimado em US$ 587,87 bilhões de dólares em 2022 e deverá crescer 17,5% até 2030. Isso também inclui viajar pra participar de eventos esportivos, mas uma parte significativa e crescente desse total é movimentado por gente que gosta de se mexer nas férias.

No contrafluxo

Essa tendência também surge como uma resposta pra os que desejam se afastar do turismo convencional e de massa, vivendo experiências mais holísticas e adaptadas às suas necessidades e aos seus interesses individuais. Nesse sentido, praticar esportes em outro cenário também é uma forma de viajar “pra dentro”.

Viajar pra correr

A vez do turismo da endorfina
foto: jonathan borba / unsplash

Participar de uma prova em outro lugar é uma motivação adicional pra treinar, além de um jeito incrível de conhecer um destino cercado de gente que está na mesma vibe. Florianópolis, Salvador, Natal e Rio de Janeiro estão entre as maratonas mais cênicas do Brasil, com opções de várias quilometragens.

Viajar pra nadar

Circuito Ocean
Circuito Ocean

A natação em águas abertas ganhou mais adeptos na pandemia e veio pra ficar. E quem curte dar umas braçadas em boa companhia pode embarcar em alguma travessia, como as organizadas pela Rota 55, em São Sebastião — incluindo a volta da ilha de Alcatrazes! — ou festivais, como o Circuito Ocean, em Santa Catarina.

Viajar pra remar

Dos Reis Va'a, em Ilhabeala
Dos Reis Va’a

Remar de canoa havaiana é um jeito incrível de conhecer gente e explorar o litoral pelo mar. O esporte hypou nos últimos anos, o que torna fácil encontrar um clube, a exemplo do Dos Reis Va’a (@dosreisvaa), em Ilhabela, do Mundo Outrigger, em São Sebastião, do Copa Va’a, no Rio de Janeiro, do Sol Va’a, em Salvador e do Floripa Va’a, em Florianópolis.

Viajar pra velejar

Rancho do Kite
Rancho do Kite | foto: @lecamirfotografia

O trecho entre São Miguel do Gostoso (RN) e o Delta do Parnaíba (PI) é um dos melhores lugares do mundo pra velejar (e viajar) de kitesurf. Circuitos de downwind permitem explorar paisagens incríveis ao sabor do vento. Os bons kite centers organizam essas expedições, como o GKC, na Praia do Guajiru, e o Rancho do Kite, na Praia do Preá, ambos no Ceará.

Viajar pra…

A era do turismo da endorfina
foto: sebastian pena / unsplash

Mergulhar: Angra dos Reis (RJ), Fernando de Noronha (PE), Abrolhos (BA)

Pedalar:  Circuito do Vale Europeu (SC), Estrada Real (MG e SP)

Escalar: Capitólio (MG), Chapada Diamantina (BA), Nova Friburgo (RJ)

imagem de abre: jonathan borba / unsplash

abandono-pagina
No Thanks