Vibes

Como você enxerga o envelhecimento?

Por
Adriana Setti
true

A forma como encaramos esse inevitável processo pode fazer com que nossa velhice seja melhor.

O que é envelhecer bem? Você enxerga uma real possibilidade de ter uma velhice boa ou tem pavor da passagem do tempo? Pesquisas recentes mostram que a forma como enxergamos esse inevitável processo pode não só fazer com que sejamos mais felizes nas etapas avançadas da vida, como fisicamente mais saudáveis.

Ponto de vista

Pesquisa publicada na revista Journal of Personality and Social Psychology comprovou que as pessoas com crenças positivas sobre o envelhecimento viveram sete anos e meio a mais do que aquelas que tinham sentimentos negativos sobre isso.

Pressão arterial mais baixa

Risco reduzido de desenvolver demência

Tendência a se cuidar mais

A boa notícia é que dá pra mudar a sua perspectiva sobre o envelhecimento a qualquer idade. Comece por avaliar como você encara esse assunto e como construiu essa visão.

Inspire-se

Quem é um bom exemplo de como envelhecer pra você? Inspirar-se em figuras próximas e “reais” costuma funcionar melhor do que querer ser a Madonna ou o Mick Jagger. Converse com essas pessoas, seja amiga delas, tente entender como elas pensam e o que fizeram pra chegar assim aos 60, 70, 80, 90…

Não se trata de fingir que tudo vai ser lindo, mas de olhar pra uma realidade honesta com mais otimismo.

“O tempo vai passar. Então, o melhor a fazer é focar em como viver bem esses momentos, aceitando as mudanças com realismo, trabalhando a autonomia, fugindo dos estereótipos — envelhecer não é igual pra todo mundo —, entendendo que as pessoas mais velhas podem contribuir com a sociedade e promovendo relações intergeracionais.”

Edson Moraes, mestrando em ciências do envelhecimento, consultor de estratégia e conselheiro de empresas como o TSH

Ação e reação

Também vale descobrir quais são as suas reais preocupações — sua coluna? colesterol alto? — e o que pode ser feito a respeito desde já.

foto de capa: natalia blauth / unsplash

abandono-pagina
No Thanks