Vibes

A beleza das diferenças culturais

Por
The Summer Hunter Staff
true

Viajante sempre em busca de novas culturas e experiências autênticas, Marina Guaragna conta algumas coisas que aprendeu com as peculiaridades de outros jeitos de viver.

Viajar não é só conhecer novas cidades, praias ou paisagens. A melhor parte do rolê é estar aberto pras diferenças culturais, viver experiências inéditas e mergulhar em outras realidades. Do outro lado do mundo, sua linguagem corporal não funciona, os hábitos podem ser radicalmente diferentes e até fazer um simples xixi pode ser uma aventura. E isso é lindo! Sempre em busca de novas vivências, a viajante Marina Guaragna conta sobre seus aprendizados com as diferenças culturais. 

Banheiro asiático

Ao invés de sentar no trono, em muitos lugares da Ásia eles se acocoram sobre uma privada embutida no chão. O lado bom? É fácil não encostar. Fora isso, a ciência já provou que essa posição é ótima pra fazer a coisa fluir melhor. Papel higiênico? Quase não existe. É na base da água mesmo, que com sorte estará em um balde logo ao lado.

Comer com a mão?

Se a gente come algumas coisas com a mão, por que não pode ser sempre assim? Na Índia, na maior parte das refeições, os talheres nem vêm pra mesa: é com as mãos mesmo, incluindo o famoso curry com arroz. O “certo” é usar a direita, porque a esquerda é a que entra em ação no item anterior…

Fila pra quê?

No Vietnã e na China, o conceito de fila não existe. Pra se servir no bufê ou entrar no ônibus, é cada um por si. E, não, isso não causa nenhum tipo de briga: afinal de contas, se não existe uma fila, ninguém está furando na frente de ninguém.

Cuspir em público?

No Brasil, até pode ser falta de educação. Mas, em grande parte da Ásia, não é. Cuspir em público é completamente normal e você vê isso o tempo todo na China, na Índia….

Cerveja turbinada

Pegar um copo de cerveja e virar uma dose de destilado dentro parece um pouco de exagero em plena segunda-feira? Não para os coreanos. Lá, o Soju, tradicional destilado de arroz, “batiza” o suquinho de cevada — e não importa o dia da semana.

Foto: Rajesh Kumar Singh / Associated Press

Proibido comer carne

Crime e multa pra quem vender, comprar ou consumir qualquer tipo de carne? Sim, isso é normal em muitas cidades da Índia.

Foto: serious eats

Sopa com gelo?

Aqui no Brasil, sopa é sinônimo de inverno. Já na Coreia, muitas sopas são sinônimo de refrescância. Servidas nos dias quentes, levam gelo dentro, misturado com os noodles, e são um grande sucesso no verão.

Foto: Pete Souza

Demonstração de afeto ou falta de educação?

O que é um gesto de carinho no Brasil, significa uma grande falta de educação na Tailândia. Nunca encoste na cabeça de um tailandês: essa é a parte mais sagrada e limpa do corpo pra eles, então mantenha distância. 

abandono-pagina
No Thanks