cenoura & bronze

5 cachoeiras impressionantes para conhecer no Brasil

Por Rafael Andery -

No país com maior volume de água doce do mundo, é impossível calcular o número de cachoeiras espalhadas por nosso território. As chapadas, como a dos Veadeiros, da Mesa e Diamantina, são destinos que reúnem cenários incríveis e quedas d’água de todos os tamanhos e cores. O Parque Nacional da Serra da Bocaina, em São Paulo, e o Jalapão, no Tocantins, também reservam cachoeiras de tirar o fôlego. São tantas quedas d’águas para se banhar que fica difícil escolher uma só. Por isso, selecionamos 5 lugares incríveis para tomar um banho de água gelada neste verão.

01-Santa-Barbara_-cred-Ricardo-Moreno
Foto: Ricardo Moreno

01.

Cachoeira Santa Bárbara (GO)

Na Chapada dos Veadeiros (GO), a queda de cerca de 30 metros de altura da cachoeira Santa Bárbara é uma das maiores atrações da região. A água azul cristalina completa o cenário paradisíaco em meio ao cerrado brasileiro. Por estar em uma propriedade privada, na comunidade quilombola de Kalunga, o acesso à cachoeira é pago (R$ 20), além de ser necessário o acompanhamento de um guia.


02-Cachoeira-do-Sa-o-Roma-o-Deltafrut-Flickr
Foto: Deltafrut/Flickr

02.

Cachoeira de São Romão (MA)

No Parque Nacional da Chapada das Mesas (MA), a cachoeira de São Romão impressiona pelo tamanho – são 22 metros de altura e incríveis 33 metros de largura. Ainda pouco frequentada pelos turistas, esta chapada oferece cenários surreais, como a gruta localizada atrás da cortina de água despejada pela São Romão. Mas prepare-se, o acesso à cachoeira só pode ser feito em um veículo 4x4.


03-Cachoeira-de-Sto-Izidro-Divulgac-a-o-Parque-Nacional-da-Serra-da-Bocaina-copy
Foto: Divulgação

03.

Cachoeira Santo Isidro (SP)

No Parque Nacional da Serra da Bocaina (SP), a cachoeira Santo Isidro tem uma queda de aproximadamente 50 metros de altura e um poço de fundo arenoso que a torna excelente para um banho gelado. Localizada a apenas 1,5 km da portaria do parque, no município de São José do Barreiro, o acesso a essa queda d’água é fácil, mas exige atenção, uma vez que a chegada é feita pelo topo da cachoeira.

meulugaraosol


04-Cachoeira_da_Formiga_-cred-Filipe-Gonzaga
Foto: Filipe Gonzaga

04.

Cachoeira do Formiga (TO)

No Parque Estadual do Jalapão (TO), a cachoeira do Formiga tem um dos cenários mais paradisíacos do país. O local foi cenário para a atual novela da Rede Globo, “O Outro Lado do Paraíso”. Aqui, uma pequena queda d’água dá origem a um lago de cerca de 8 metros de diâmetro, 2 metros de profundidade e águas inacreditavelmente translúcidas. Tudo isso cercado pela vegetação nativa do parque.


05-Cachoeira-da-Fumacinha-Bart-van-Dorp
Foto: Bart Van Dorp/Flickr

05.

Cachoeira da Fumacinha (BA)

Na Chapada Diamantina (BA), a cachoeira da Fumacinha é um dos segredos mais bem guardados da região. Para chegar até ela, é necessária uma caminhada de 9 km pelas pedras do rio Riachão, que leva aproximadamente 5 horas. Mas vale a pena. Cercada por imensos paredões rochosos, a queda de cerca de 100 metros de altura é uma visão que impressiona pela magnitude.