Miniguias

Jaguariaíva: cachoeiras, trilhas e mirantes a 230km de Curitiba

Por
Adriana Setti
true

A 230 km de Curitiba, um destino que inclui cachoeiras, trilhas, mirantes e sítios arqueológicos com pinturas rupestres.

Localizada na região dos Campos Gerais paranaenses, cercada de planaltos e vales profundos, Jaguariaíva abriga o Cânion do Rio Jaguariaíva, o oitavo maior do mundo em extensão. Com uma vibe pausada, a cidade convida a desacelerar, entre banhos de cachoeiras e caminhadas por trilhas ecológicas.

Jaguariaíva: cachoeiras, trilhas e mirantes a 230km de Curitiba
Foto: Chakras Pousada
Jaguariaíva: cachoeiras, trilhas e mirantes a 230km de Curitiba
Foto: Chakras Pousada

ESPORTES

trekking / rafting / canoagem / bike

NATUREZA

cachoeira / cânion / mata atlântica / cerrado

ROLÊS

trilha / sítio arqueológico

BOM PRA

desacelerar / ecoturismo

Passeios

Jaguariaíva: cachoeiras e trilhas nos Campos Gerais paranaenses
Foto: Parque Estadual do Cerrado

Parque Linear — Guarda uma das principais atrações da cidade, o Cachoeirão, que pode ser observado de um mirante. Tem ciclovia, lago artificial, ponte, academia ao ar livre e parque infantil.

Parque Ambiental Dr. Ruy Cunha — Às margens do Rio Jaguariaíva, no lugar que, antigamente, era usado pra travessia das tropas que migravam do Rio Grande do Sul pra São Paulo, essa reserva de Mata Atlântica é cortada por trilhas e tem um mini-museu com animais empalhados.

Parque Estadual do Cerrado Protege a área de Cerrado mais ao sul do Brasil e abriga um imponente cânion esculpido pelo Rio Jaguariaíva. Uma trilha de 2,8 km leva à Cachoeira do Ribeirão Santo Antônio.

Parque Estadual do Vale do Codó e Parque Municipal Lago Azul Esse complexo abriga três cachoeiras — Lago Azul, Andorinhas e Véu da Noiva —, acessíveis por uma trilha de 1,2 km.

Dezenas de cachoeiras que ficam em propriedades privadas só podem ser visitadas com passeios guiados por agências e profissionais autorizados. É o caso da Fazenda Cerrado Grande, que guarda formações rochosas, cânions e pinturas rupestres; da Fazenda Restingão, onde fica a Cachoeira da Escadinha, entre outras. Se informe com agências como a Bravo 4X4 e a Adventurous Friends.

Onde ficar e comer

Jaguariaíva: cachoeiras e trilhas nos Campos Gerais paranaenses
Foto: Parque Linear
Jaguariaíva: cachoeiras e trilhas nos Campos Gerais paranaenses
Foto: Chakras Pousada

Di Patelli — No centro da cidade, oferece um farto bufê de pratos variados que inclui saladas, sopas, carnes e massas. Aos sábados, serve feijoada.

Churrascaria Mirandinha — O vasto bufê tem receitas variadas de carnes, salgados, porções e doces. Fica na beira da estrada e tem espaço kids.

Chakras Pousada — A pousada mais bem aprumada de Jaguariaíva fica um pouco afastada do centro, cercada pela natureza. Tem 18 acomodações com ar-condicionado pra duas ou quatro pessoas, e uma bonita área comum com cozinha compartilhada, churrasqueira, lago e muito espaço pra relaxar.

SJ Jaguariaíva — No centro da cidade, esse hotel pet friendly tem quartos compactos e funcionais com ar-condicionado. Conta com um restaurante e serve café colonial às quartas-feiras.

Crédito da imagem de abertura: Chakras Pousada