A 200 km de Manaus, Novo Airão é a porta de entrada do Parque Nacional de Anavilhanas, às margens do rio Negro.
A 200 km de Manaus, que podem ser cumpridos em três horas de carro por uma estrada em boas condições, essa cidadezinha de 20 mil habitantes à beira do rio Negro é uma base tranquila e confortável pra conhecer a Amazônia. Às portas dos parques nacionais de Anavilhanas e do Jaú, Novo Airão é a porta de entrada pra uma região preservada e remota do universo amazônico, com pousadas acessíveis e alguns dos melhores hotéis de selva do Brasil.
ESPORTES
caiaque / stand up paddle / trekking
NATUREZA
floresta amazônica / rio Negro / ilhas e praias fluviais
ROLÊS
flutuação com botos / safári aquático / observação de animais / focagem noturna
BOM PRA
turismo comunitário / desconectar / abraçar árvores
MELHOR ÉPOCA
viável o ano todo: escolher o período depende do tipo de atração e da paisagem que você quer ver
Seca ou cheia?


Conforme as águas do rio Negro sobem ou descem, a paisagem se transforma. No auge da seca (setembro a fevereiro), a vantagem é poder curtir as praias de areia branquíssima que emergem do leito preto-avermelhado do rio. Já na cheia (março a agosto), os igapós (florestas alagadas) estão no auge, perfeitos pra passeios de barco.

A qualquer época do ano, os passeios possíveis a partir de Novo Airão incluem trilhas pela floresta, interação com botos e rolês de barco pra visitar as ilhas do arquipélago de Anavilhanas, conhecer as comunidades tradicionais ribeirinhas, nadar no rio Negro, fazer focagem noturna de animais — especialmente jacarés — e contemplar os reflexos da floresta nas águas escuras.
Onde comprar


A ONG Fundação Almerinda Malaquias proporciona educação ambiental pra crianças e jovens, além de produzir os mais belos trabalhos de marchetaria da Amazônia: tábuas, pratos, potinhos, caixas, móveis, acessórios de cozinha, entre outras peças de altíssima qualidade.
Onde comer
Flor do Luar – Flutua sobre o rio Negro e serve a cozinha regional no capricho, além de cerveja gelada e bons drinks. Comece com um ceviche amazônico e, depois, aposte na estrela da casa: tambaqui de banda grelhado. Pra petiscar, tem bolinho de pirarucu, pastéis e dadinho de tapioca. Aproveite pra dar um mergulho do deck.
Onde ficar


Pousada Bela Vista — Localizada em um grande sítio de frente pro rio Negro, no centro da cidade, tem piscina, redário, um belíssimo jardim e pranchas de sup e caiaques pra alugar. Dispõe de quartos de madeira e de alvenaria.
Amazonas Park Suítes — Tem quartos amplos e confortáveis, um lindo jardim e playground infantil, perto do centro.
Hotéis de Selva

Mirante do Gavião Amazon Lodge — Se distribui por edifícios e passarelas que “pairam” sobre a mata, com vista pro rio e uma pequena praia. Conta com mirante, uma linda piscina e restaurante com cardápio assinado pela chef Debora Shornik.
Anavilhanas Jungle Lodge — Tem chalés e bangalôs luxuosos cercados pela mata, piscina de borda infinita e restaurante de primeira.