Places

Prainha: as melhores dicas pra curtir esse templo carioca do surf

Por
Adriana Setti
Em parceria com
true

Nossas dicas pra você aproveitar a Prainha e a natureza dos arredores, com trilhas, mirantes e os melhores picos pra comer e beber.

A 50 km do centro do Rio de Janeiro, no fim da Praia do Recreio, a Prainha é um dos lugares mais mágicos da cidade. Venerada pelos surfistas e protegida por um parque municipal, a pequena faixa de areia de 700 metros é cercada por uma densa camada de Mata Atlântica. Fora dos fins de semana e feriados, é um oásis de sossego. Chegue cedo pra conseguir estacionar — não há transporte público.

ESPORTES
surf / stand up paddle

NATUREZA
praia / mata atlântica / restinga

ROLÊS
trilha / remada / cervejinha no quiosque

BOM PRA
pegar onda / praia com sossego

MELHOR ÉPOCA
abril a outubro pra surfar

Lá do alto

Prainha, no Rio de Janeiro
Foto: vinywiki / wiki commons
Prainha, no Rio de Janeiro, vista a partir do Mirante do Caeté
Mirante do Caeté | Foto: vinywiki / wiki commons

O Parque Natural Municipal da Prainha preserva 147 hectares de Mata Atlântica entre a Prainha e Grumari. A boa é fazer a trilha até o Mirante do Caeté, um trajeto circular que começa bem na frente da praia, onde fica a entrada do parque. O caminho é sinalizado e leva menos de meia hora pra chegar ao topo. A vista é um espetáculo.

Segredo carioca

Praia do secreto
Praia do Secreto | Foto: vinywiki / wiki commons

Do Mirante do Caeté você vai avistar a Praia do Secreto, uma piscina natural que se forma na maré baixa nos rochedos entre a Prainha e a Praia da Macumba. O jeito mais estratégico de chegar lá é estacionar no Mirante do Roncador, pegar a trilha e descer pelas pedras. Cuidado: a descida é íngreme e pode ficar escorregadia.

Vizinha maravilhosa

Praia de Grumari, no Rio de Janeiro
Praia de Grumari | Foto: danalves fotografia / Wiki Commons

Ao sul da Prainha, Grumari é outro milagre carioca: uma extensa faixa de areia absurdamente branca onde quebram ondas perfeitas e o sossego está garantido até no fim de semana. Mais ou menos no meio da praia, o Grumari Surf Bar é uma delícia de lugar tomar uma Corona e comer algo levinho.

No remo

Restinga de Marambaia, no Rio de Janeiro
Restinga de Marambaia | Foto: Kelly Brum / Wiki Commons

Próxima da Prainha, a Restinga de Marambaia é ideal pra fazer passeios a remo, de caiaque ou stand up paddle, em meio aos igarapés, num trecho que sai do mangue e vai até o mar. Com base na Barra de Guaratiba, a Casa do Remo garante um passeio seguro. 

Onde comer

Layback Soul Prainha — Com teto de palha e uma vista incrível da praia, serve café da manhã, tapiocas, sanduíches, petiscos, açaí, drinks e cerveja gelada. Organiza mercadinhos, limpeza da praia, festinhas com dj no pôr do sol e outros eventos.

Quiosque Brother — Tem petiscos, açaí, hambúrguer e outras laricas pra depois do surf, bem na frente da praia.

Onde ficar

Longboard Paradise Surf Club
Longboard Paradise Surf Club

Longboard Paradise Surf Club — O melhor lugar pra se hospedar perto da Prainha é esse hostel, na Praia da Macumba, que tem quartos compartilhados (misto e feminino) e privativos. Rola yoga, aula de surf e trilhas pelos arredores, como da Pedra do Pontal. Está equipado com sauna, piscina, guardaria de pranchas, academia, restaurante e coworking com vista pro mar.

Foto imagem de abre: Tmbux / Wiki Commons


A vida é aqui fora!

abandono-pagina
No Thanks