Vibes

Como não ferver nesse calorão

Por
Adriana Setti
Em parceria com
true

Também tá passando um calorão? Aqui, a gente dá dicas pra você manter a saúde em dia na era da “ebulição” global.

Nunca fez tanto calor nesta época no Brasil. E fenômenos como esse devem ser cada vez mais comuns na era da “ebulição global”, como disse recentemente o secretário-geral da ONU, António Guterres. Como é cada vez mais importante saber como se cuidar diante de temperaturas extremas, nos unimos à NEUTROGENA®, que entende a importância de proteger e hidratar a pele e, por isso, desenvolveu os protetores solares das linhas NEUTROGENA® Sun Fresh, para o corpo, e NEUTROGENA® Sun Fresh Derm Care, para o rosto. Com eles, você ainda tem a vantagem do toque seco e da ação antioxidante da Vitamina C.

Pane no sistema

Quando você se expõe a uma temperatura tipo “maçarico”, o corpo entra em stress térmico e começa a pedalar pra regular o termômetro interno. Nesse momento, rolam várias adaptações fisiológicas — o suor é uma delas. Acontece que, no calor extremo, nosso sistema pode não dar conta do recado.

Olho nos sintomas

Quando o nosso mecanismo de resfriamento começa a chegar no limite, pintam os sintomas: fadiga, erupções cutâneas, inchaço, câimbras. Em casos mais graves, desidratação, náuseas, tontura e dor de cabeça. Caso o calor corporal não seja aliviado, confusão mental, convulsão e até a morte podem ser as consequências.

Panos frios

Ao notar os primeiros sintomas, é importante tentar ajudar o corpo a baixar sua temperatura. Uma estratégia simples é aplicar compressas geladas nas zonas de dobras — axilas, virilha, nuca — ou tomar um banho bem frio. Caso tenha sintomas graves, procure assistência médica.

Mais vale prevenir

Pra evitar passar mal de calor, a ideia é poupar o corpo do stress térmico, tentando não se expor ao sol nas horas mais quentes — muito menos praticar esportes ao ar livre — e usando roupas bem levinhas de tecidos transpiráveis. O bom e velho leque pode dar um alívio no transporte público e em outros ambientes abafados.

Hidrate-se! Hidrate-se!

Nesses dias tão quentes, a garrafinha na mão é a sua melhor arma. Além disso, prefira alimentos mais leves e que contenham bastante água, a exemplo de frutas como melancia, laranja, mamão e abacaxi. Evite bebidas alcoólicas e café, que têm efeito diurético.

Um refúgio fresquinho

O ideal é não deixar a temperatura de casa passar dos 32oC durante o dia e 24oC à noite. Pra isso, é bom fechar persianas onde bate sol, evitar o uso de aparelhos que geram calor e ventilar ambientes. Se for impossível, cogite passar algumas horas num lugar público com ar-condicionado ou dar um jeito de se refrescar com água.

Redobrando cuidados

As ondas de calor são especialmente perigosas pra pessoas idosas, pessoas com comorbidades, crianças e profissionais que executam trabalhos pesados ao sol. Por isso, em dias como hoje, vale dar uma atenção extra à sua avó, pra aquela vizinha que mora sozinha e a outras pessoas vulneráveis.

Ilustração: Eduardo Gayotto


Neutrogena®

Proteger a sua pele é fundamental no calor! Com o protetor solar corporal NEUTROGENA® Sun Fresh, você fica com a pele protegida, hidratada e sequinha. Para o rosto, use NEUTROGENA® Sun Fresh Derm Care, que tem alta proteção com toque seco e o poder antioxidante da vitamina C.
abandono-pagina
No Thanks