Places

Barra Grande: a melhor porta de entrada pra Península de Maraú

Por
Adriana Setti
Em parceria com
true

Confira as melhores dicas pra curtir Barra Grande, aconchego baiano em forma de piscinas naturais, praias forradas de coqueirais e ilhotas.

No extremo norte da Península de Maraú, Barra Grande é a porta de entrada de um dos trechos mais espetaculares do litoral da Bahia. Apesar de seu jeitinho singelo, com ruas de terra, o vilarejo tem pousadas charmosas, beach clubs e restaurantes com sabores internacionais. Mesmo sendo um hotspots de Réveillon, tem várias praias sossegadas nos arredores pra quem não quer ver e ser visto.

ESPORTES
stand up paddle / fat bike / surf / kitesurf

NATUREZA
praia / piscinas naturais / lagoa

ROLÊS
beach clubs / passeio de barco / quadriciclo

BOM PRA
agito / desconectar / namorar

MELHOR
maio a fevereiro

As tais piscinas

Piscinas naturais de Barra Grande
Foto: @villakandui

Na lua cheia ou nova, no auge da maré baixa, as piscinas de Taipu de Fora justificam a fama. Mas vale saber que, nesse ponto, a praia está longe de ser a mais bonita de Barra Grande. Quanto mais você andar na direção sul, longe do agito, mais bonito fica o visual, repleto de coqueirais e sossego.  

Praias e lagoas

Praia de Algodões
Praia de Algodões | Foto: FlaviaC / Wiki Commons

Perto do vilarejo, vale ver Bombaça e Três Coqueiros. Não deixe de conhecer, também, a Praia e a Lagoa do Cassange, passando pela trilha das Bromélias Gigantes, além da Lagoa Azul. Mais ao sul, Saquaíra e Algodões são outras lindezas pra ficar na paz.

Barra Grande
Foto: Otavio Nogueira / Wiki Commons

À beira da Baía de Camamu, Barra Grande está a um pulo de ilhas e ilhotas protegidas do mar aberto, que podem ser visitadas em passeios de barco, com paradinhas pra comer moqueca de polvo e, dependendo do roteiro, tomar banho de cachoeira. Voltada à baía, a prainha de Taipu de Dentro é uma delícia pra dar um mergulho de fim de tarde e curtir o pôr do sol.

Açaí do pé

Sítio do Outeiro
Sítio do Outeiro

Entre Algodões e Saquaíra, Karma e Marisa Fukuda mantêm um bem-sucedido projeto agroflorestal no Sítio do Outeiro, onde produzem várias delícias artesanais e recebem visitantes pra provar um delicioso açaí cultivado in loco. A vista fica ainda mais incrível no pôr do sol.

Onde comer e beber

Pé de Manga – Pra comer, beber e dançar. Tem massas, risotos, pizzas e bons pratos e carne e peixe.

Tulum Beach Club – No pôr do sol, todos os caminhos levam a esse beach club na Ponta do Mutá, onde rolam festas e shows — o Réveillon promete.  

Bar das Meninas – Um porto seguro em Taipu de Fora, com bons drinks, petiscos, moquecas e baldinho de gelo com Corona sempre à mão.  

Lagoa e Mar – Um lugar gostoso e estratégico pra curtir a Lagoa do Cassange. Prove o pastel de jaca.

Onde ficar

Irmã Lua – Em uma enorme propriedade com muito verde, tem suítes pé na areia na sossegada Bombaça. Conta com piscina e bar na praia.

Villa Kanduí – Na praia de Taipu de Fora, hospeda em villas com piscina privada e lofts de uma ou duas suítes. Tem uma piscina linda cercada de day beds e um restaurante pé na areia.

Vila Lua de Taipu – Os bangalôs da pousada, a poucos metros da praia de Taipu de Fora, possuem cozinha e ficam ao redor de uma pequena piscina — alguns têm hidromassagem.

Foto de abre: FlaviaC / Wiki Commons


A vida é aqui fora!

abandono-pagina
No Thanks