Nova orla, “cevas” artesanais, novos centros culturais e o maior skatepark da América Latina: Porto Alegre não é mais a mesma.
Na última década, Porto Alegre ganhou novo fôlego com a revitalização da Orla do Guaíba, oficialmente Parque Jaime Lerner. Convertida em um espaço público cheio de atrações, a novidade ampliou os rolês ao ar livre do fim de semana pra muito além de tomar chimarrão no Parcão e curtir o vaivém no Brique da Redenção. Da mesma forma, a cidade reacendeu sua cena cultural e a gastronomia ganhou muito mais diversidade. Veja nossas dicas pra curtir os bons ventos — e o pôr do sol épico — da capital gaúcha.
Circuito cultural


À beira do Guaíba, a Fundação Iberê Camargo exibe a obra do grande pintor gaúcho e recebe exposições temporárias. Também vale visitar a Casa de Cultura Mario Quintana, que acolhe eventos de cinema, música, teatro e outras artes em um lindo edifício histórico.

No magnífico edifício antigo do Banco Nacional do Comércio, o Farol Santander recebe boas exposições e tem um cinema. Sempre há alguma coisa bacana rolando no Vila Flores, um centro cultural alternativo de Porto Alegre que organiza mostras, workshops, aulas de yoga, feiras orgânicas, encontros literários, entre outros eventos.
Na beira do Guaíba

Além de ter um pôr do sol épico, a Orla do Guaíba — Parque Jaime Lerner — é um imenso espaço público ao ar livre com ciclovia, calçadão pra correr ou caminhar, cafés e amplos gramados onde rola tomar sol ou um chimarrão no fim de tarde. Em sua última ampliação, ganhou 29 quadras esportivas e o maior skatepark da América Latina.
Fervo no cais


Ao norte da Usina do Gasômetro o Cais Embarcadeiro converteu galpões decadentes em bares e restaurantes hypados, como o 20Barra9 — que tem o hambúrguer perfeito e outros dois endereços em Porto Alegre. O Anexo9 é o lugar certo pra pegar uma cervejinha e curtir o pôr do sol. Também tem lojas e agenda de eventos.
A Disney da “ceva” artesanal

Vale tomar umas ao ar livre na Veterana Komtainer ou pegar uma na Mambembe Brew pra ornar com a pizza da vizinha Ciao. Mas todos os caminhos levam ao 4º Distrito: comece pela 4Beer e passe no Nosso Tap Room, no novo AlcaBar e na Grade.
Onde comer em Porto Alegre


Às sextas, o Pâtissier Marcelo Gonçalves tem a melhor feijoada. No Chica Parilla, sente no balcão e comece com provoleta e linguiça. Não perca os petiscos do novo Zanza Bar, nem as receitas coreanas do Okpo. Frutos do mar em Porto Alegre é no Marujo e ceviche é no Centro Peruano. O La Piedra serve ótimas pizzas na beira do Guaíba.
Onde beber

Biritas e croquetes são a alma do El Aguante. No Barzito o que pega são as festas Houzito — depois, after no KSA. Se você é mais do samba, vá ao Boteco do Paulista. No Mayô o pôr do sol é um show, assim como no O Butiá, onde rola piquenique, hambúrguer e jazz à beira do Guaíba, em Itapuã.
Onde ficar em Porto Alegre


Pra ficar no fervo, alugue um apê nos arredores da boêmia Cidade Baixa, onde ficam o econômico Master Express e o Eko Residence; ou fique do outro lado da Redenção, mais cool, no Bom Fim ou no Rio Branco. O elegante Moinhos de Vento tem hotéis bacanas como o Laghetto Viverone, além de redes internacionais, como Ibis e Mercure.
Crédito imagem de abre: Lau Baldo