Nossos sonhos e devaneios podem nos ajudar a desenhar futuros possíveis, além de trazer uma pausa na correria do cotidiano e mais autoconhecimento. Mas, pra isso, é preciso deixar a mente vagar.
A mente funciona mais ou menos como o sistema digestivo, que processa os alimentos, fica com os nutrientes e elimina as toxinas que nos fariam adoecer. Enquanto os devaneios noturnos acontecem, aprendemos a lidar melhor com o que vivemos à luz do dia. Pra que esse processo aconteça, precisamos abrir espaço na agenda pra desacelerar, descansar e… sonhar.

Relembrar o que sonhou, escrever em um diário, contar aos amigos e levar na terapia o que acontece nesse mundo onírico são formas de trazer esse aprendizado à nossa vida acordada — que requerem abrir momentos de calma no seu cotidiano.
Regulador emocional

Segundo explica a neurocientista e psiquiatra Natália Mota no livro Respiro — 18 ideias pra desacelerar a sua vida, os sonhos são essenciais na regulação emocional, separando informação e emoção na nossa mente. Medo, raiva e susto se dissolvem enquanto dormimos, mas a memória do que vivemos permanece, pra nos ajudar a entender e evoluir.

A importância dos sonhos
· Processam emoções: ajudam a digerir traumas e aliviar o peso emocional.
· Transformam a dor em aprendizado: tornam experiências difíceis mais suportáveis com o tempo.
· Refletem a realidade: espelham momentos vividos, ajudando a lidar com eles.
· Promovem autoconhecimento: oferecem insights únicos sobre nós.

Através dos sonhos também aprendemos a nos relacionar melhor na vida acordada. Eles funcionam como uma espécie de treinamento de habilidades sociais e nos ajudam a imaginar o futuro.

“Você já deve ter tido aquele sonho em que faz algo que nunca imaginou fazer na vida real. Ou que nunca teve coragem de fazer. É quase como se fosse um treino. Como se o cérebro dissesse: deixa eu fazer isso aqui no sonho pra ver o que acontece.”
Natália Mota, neurocientista e psiquiatra, no livro Respiro 18 ideias pra desacelerar a sua vida, produzido pelo The Summer Hunter pra Havaianas
Pensamento voa

Deixar a mente vagar e sonhar acordado pode ser uma oportunidade de criar novas abordagens. Quando você vive um momento que não exige muita atenção, a mente fica livre pra criar, ou simplesmente descansar. Por isso, é preciso se permitir fazer nada de vez em quando, contemplar a natureza, balançar na rede, caminhar em silêncio…

Coloque Havaianas nos pés pra se teletransportar ao estado de espírito que deixa sua mente vagar.