moda

Flávia Aranha deu uma banana pro mundo da moda. E hoje dita tendência

Por Vitória Régia -

Lindo de ver que muitas andorinhas fazem verão também na paulicéia desvairada. E a Flávia Aranha é uma delas.

Nascida no interior de São Paulo, cresceu em contato com a natureza e, por influência da avó que costurava, enredou-se logo cedo no universo dos trabalhos manuais.

flavia aranha

Estudou moda e artes em São Paulo e Londres e, em 2009, montou um ateliê e a marca que levam o seu nome.

Antes, porém, trabalhou durante quatro anos numa grande marca nacional e viu que o mundo dessas grifes não é, digamos, um parque de diversões.

Se deu conta que precisava fazer algo mais sustentável, inspirador e, principalmente, que fizesse sentido pra ela e pra toda a cadeia produtiva.

flavia aranha

E é numa casinha no coração da Vila Madalena, em São Paulo, que nascem modelagens minimalistas, amplas e atemporais.

Inicialmente era tudo tingido em chá, mas Flávia foi aprender pelo mundo outras técnicas de colorir tecido a partir de ingredientes encontrados nanatureza e resgatar o valor do trabalho artesanal.

O algodão orgânico vem de Goiás, onde é todo fiado a mão. E a seda vem do Sul do Brasil.

flavia aranha

Flávia também desenvolve tricôs com a Oficina dos Anjos, em que pacientes do Centro Psicossocial de Itapeva criam suas peças artesanalmente.

No começo deste mês ela levou suas criações para o Green Showroom, um encontro em Berlim onde designer do mundo todo desfilaram suas coleções eco-friendly.

Foi a única brasileira a participar.

flavia aranha

Os acessórios são uma história de amor a parte. As bolsas e os saltos dos sapatos, que formam inspiradores mosaicos de madeira, são ‘importados’ de uma marchetaria do Acre.

Os colares nascem de gotas de vidro soprado, uma difícil técnica que ela aprendeu e apresentou em uma coleção experimental ainda na faculdade, e hoje domina como ninguém.

flavia aranha

Combinam perfeitamente com os botões de madrepérola bordados nos vestidos de festa, festas essas muuuito despojadas, que acontecem num jardim dos sonhos da Flávia… e nos nossos.

O linho é tingido com casca de árvores, urucum, carqueja e açafrão ali mesmo, na cozinha-laboratório que fica no jardim da loja, resultando em tons únicos.

Por aqui tudo é orgânico, e mais do que diminuir o impacto da moda no mundo, a proposta é causar um bom impacto na vida das pessoas.

Quer sentir?

@flaviaaranhaloja
facebook.com/flaviaaranha.loja
flaviaaranha.com