Air France + The Summer Hunter

25 endereços para saborear um gelato artesanal em Roma, na Itália

Por - 29/01/2017

Se os italianos fazem sorvete como ninguém, como explicar o fato de não haver nenhuma marca de sorveteMade in Italy internacionalmente famosa? A resposta é simples: o gelato bom é artesanal, produzido diariamente e em pequenas quantidades. Capital de um país onde os maestri gelatieri têm status de celebridade,  Roma tem uma lista enorme de gelaterie de primeiríssima linha. Revolucionárias ou clássicas, as melhores compartilham os mesmos dogmas: a matéria-prima deve ser fresquíssima (justamente por isso, os sabores de frutas variam conforme a temporada) e os conservantes e sabores artificiais estão vetados.

01.
Alberto Pica
Via della Seggiola, 12
+39 06 686-8405
facebook.com/bargelateriaalbertopica

Alheia à onda de inovação que avança sobre as sorveterias romanas, a Alberto Pica segue fiel ao estilo clássico. O gelataio que dá nome ao lugar foi presidente da Associazione Italiana Gelatieri até o fim da sua vida, em 2015. Mesmo sem o mestre, a gelateria mantém sua reputação irreprochável. O gusto mais emblemático da casa é o de arroz, firme e cremoso como um pudim.


02.
Carapina
Via dei Chiavari, 37
+39 06 689-8843
carapina.it

A gelateria vanguardista de Simone Bonini — autor do livro Il Gelato a Modo Mio — nasceu em Florença em 2008 (onde tem duas unidades) e aterrissou em Roma em 2014, nos arredores do fervilhante Campo dei Fiori. Tem uma boa variedade de sabores tradicionais que mudam conforme a a época do ano. Mas sua marca registrada é a linha I Grandi Formaggi Italiani, de sorvetes salgados com um toque adocicado, feitos com os queijos mais emblemáticos da Itália: pecorino, gorgonzola, mozzarella de búfala, grana padano e parmigiano.


03.
Fassi — Palazzo del Freddo
Via Principe Eugenio, 65
+39 06 446-4740
gelateriafassi.com

A sorveteria mais antiga da Itália está na ativa desde 1880, administrada por Andrea Fassi, quinta geração da família do fundador Giovani Fassi (ainda que, desde 2014, tenha sido comprada por um grupo coreano). No final da Segunda Guerra abasteceu as tropas americanas e a Cruz Vermelha. Tem sabores tradicionais cremosos e à base de frutas, mas a lista de semifreddi (sobremesas frias de textura aveludada) acaba roubando a cena. Não perca o tiramisù e o tartufoni, cuja receita leva chocolate derretido e zabaione.


04.
Gelateria della Palma
Via della Maddalena, 19-23
+39 06 6880-6752
dellapalma.it

Próxima ao Pantheon, é uma aposta segura em uma das áreas mais turísticas de Roma. O duro, aqui, é tomar uma decisão: são cerca de 150 sabores produzidos diariamente. Entre as especialidades estão o de chocolate feito com cacau da Bahia e o de pistache do vale do Etna. Além dos sabores sem glúten (cada vez mais comuns nas gelaterie italianas), tem um cono (casquinha) indicado para celíacos.


05.
Gelateria del  Teatro
Via dei Coronari 65/66
+39 06 4547-4880
gelateriadelteatro.it

Fica numa simpática rua de paralelepípedos a cinco minutos de caminhada da Piazza Navona (endereço da embaixada brasileira). Pilotada pessoalmente pelos proprietários, Silvia e Stefano Marcotulli, equilibra sabores tradicionais (café, amêndoa, baunilha de Madagascar) e criativos, entre os quais se destacam chocolate com manjericão, mel e limão com alecrim e outras combinações inusitadas com ervas aromáticas. Também vende tortas e docinhos tentadores.


06.
Giolitti
Via Uffici del Vicario, 40
+39 06 699-1243
giolitti.it

Fundada em 1900, é uma das grandes damas do gelato romano. Ganhou fama mundial quando Sasha e Malia, filhas de Michele e Barack Obama, tiveram uma aula com o maestro gelatiere Nazareno Giolitti, em 2009. A Giolitti serve picolés revestidos com crosta de chocolate negro ou branco, biscoitos recheados de gelato, além de cones e copinhos convencionais. Mas as vedetes da casa são as coppe, que combinam sorvetes com altas e calóricas doses de chantili e outros ingredientes em apresentações aparatosas. A banana split na carta reforça o caráter vintage do lugar.


07.
Il Gelato di San Crispino
Via della Panetteria, 42
+39 06 679-3924
ilgelatodisancrispino.com

Trata-se de uma das gelaterie mais famosas de Roma e não decepciona os que enfrentam, pacientemente, a eterna fila diante da unidade próxima à Fontana di Trevi. Fazem sucesso o gelato de mel da Sardenha e os sabores alcoólicos – como zabaione com vinho Marsala de Bartoli, uísque e creme ao Bas Armagnac. Entre os sorbetti (sem leite), menção honrosa ao de limão de Amalfi.


08.
Fatamorgana
Via Roma Libera, 11
+39 06 580-3615
gelateriafatamorgana.com

A proprietária Maria Agnese Spagnulo construiu um pequeno império com sete unidades em Roma, incluindo uma no Trastevere. Autora do livro Gelato i Salute, foi uma das pioneiras na produção de sorvetes sem glúten na cidade. Os sabores criativos são fora de série: abacate com limão e vinho branco, chocolate com pimenta ou wasabi, azeitonas pretas e até sushi (não há motivo para pânico: a receita leva manga, framboesa, manjericão e chocolate).


09.
Fior di Luna
Via della Lungaretta, 96
+39 06 6456-1314

Discreta e simpática, esta pequena gelateria capricha nos sabores tradicionais e nas frutas da temporada (algumas delas orgânicas). Também vende chocolate e outros docinhos de alta qualidade.


10.
Cremeria Aurelia
Via Aurelia, 398
+39 06 663-2499

A gelateria de Venicio Luzietto e sua mulher Nathalie Ugo é habitué das listas de melhores da cidade. O segredo é a procedência dos ingredientes e a pegada saudável: algumas receitas trocam o açúcar de cana pelo de coco, por exemplo.


11.
Il gelato di Claudio Torcè
Piazza del Risorgimento, 51
ilgelatodiclaudiotorce.com

Tem oito unidades. A da Piazza del Risorgimento é uma boa pedida nos arredores do Vaticano (onde há muitas sorveterias de qualidade duvidosa). O gelataio que empresta o nome à casa teve pupilos ilustres como Maria Agnese, da Fatamorgana, e Enrico e Francesca Gori, da Gelateria Gori. Tudo o que ele toca vira gelato: vinagre, salsão e até chile habanero.


12.
Fonte della Salute
Via Cardinale Marmaggi, 2
+39 06 4566-5541
fontedellasalute.bio

Não é chegada em invencionices mas, em compensação, está certificada como gelateria biológica e lista minuciosamente os ingredientes incluídos em cada receita para facilitar a vida dos clientes com intolerâncias alimentares. Além dos tradicionais cones e copinhos, tem frozen yogurt, frapês, brioches recheados com sorvete, crepes e combinações clássicas, como a boa e velha banana split. Entre os sabores, destaque para o de nozes e mel e o de melão com canela.


13.
La Romana
Via Cola di Rienzo, 2
+39 06 3260-9251
gelateriaromana.com

Esta rede fundada em 1947 espalhou-se por toda a Itália e também tem filiais em Madri e Viena. Das três unidades romanas, a mais nova, elegante e estratégica é a da Via Cola di Rienzo, a meio caminho entre o centro histórico e o Vaticano. Tem uma farta lista de opções veganas e boa parte de seus ingredientes conta com o aval de alguma denominação de origem, caso das castanhas do Piemonte e do vinho licoroso Zibibbo, da Sicília.


14.
Fattori
Viale Ippocrate, 114
+39 06 446-6186
gelateriafattori.com

Longe dos turistas e dos cartões-postais de Roma, justifica o desvio com sabores criativos executados à perfeição. Exemplos? Creme oriental com cardamomo, água de rosas, gengibre, açafrão… Tem duas unidades em Roma. Na da Viale Ippocrate, próxima à Cidade Universitária, eis um motivo para otimizar a viagem: também serve coquetéis e salgados na hora sagrada do aperitivo, a happy hour à italiana.


15.
daRe
Via Bisagno, 19
+39 06 6401-2423
gelateriadare.com

O diferencial desta gelateria em relação às demais é o foco em ingredientes locais: quanto mais romano, melhor. O resultado são combinações bem sacadas (e altamente gulosas), como o de ricota de cabra com frutas ou o de pera com canela, entre tantos outros. Mas um dos sabores mais irresistíveis daqui chama-se Dolce Luly, cuja receita leva creme de leite caramelizado, merengue e castanhas pralinê. A casa também oferece opções de sorvetes sem glúten, sem ovo e sem leite.


16.
Gelateria del Pigneto
Via Pesaro, 11
+39 06 7061-3680

Você não daria nada por essa diminuta sorveteria instalada em uma rua tranquila do (nada hypado) bairro de Pigneto. Mas, à primeira lambida, acredite, a empreitada valerá a pena. A Gelateria Del Pigneto foge da mesmice com sabores à base de nata, condimentada com doses suaves de especiarias como anis, canela, açafrão e jasmim, entre outras.


17.
Il Pinguino Gelateria Naturale
Via Silvestri, 224
+39 06 6446-6657
ilpinguinogelaterianaturale.it

Pistache de Bronte, amêndoas do Piemonte, chocolate Valrhona e frutas da estação (com um teor de pelo menos 50%) são alguns dos ingredientes por trás da excelência desta gelateria premiada, cujas receitas carregam uma quantidade reduzida de açúcar. Vários dos sabores servidos na Il Pinguino têm o aval da AIC (Associação Italiana de Celíacos). Tiramisù, tortas e outros docinhos completam o menu tradicional.


18.
Gori
Piazza Menenio Agrippa, 8/B
+39 06 827-2092
gorigelato.it

Presença confirmada em qualquer lista das melhores gelaterie de Roma, o QG de Enrico e Francesca Gori oferece mais de 50 sabores. O de chocolate reina soberano, salpicado de ingredientes como rum, menta, pimenta, laranja, limão, gengibre… Todos irresistíveis!


19.
Il Capriccio  di Carla
Piazzale Prenestino, 30
+39 37 0703-5348
ilcapricciodicarla.it

A comissão de frente é o gelato de parrozzo, doce típico de amêndoas da região de Abruzzo, terra natal da proprietária Carla D’Ambrosio. Genuínas e executadas com esmero, outras receitas do cardápio são inspiradas em doces italianos, caso da cassata siciliana.


20.
La Gourmandise
Via Felice Cavallotti, 36B
+39 06 9603-9081
lagourmandise.it

Ocupa a posição de número 11 no ranking das melhores da Itália publicado pela revista Vanity Fair em 2016. Trata-se de uma pequena boutique de sorvetes pilotada por Dario Bonelli e localizada no bairro de Monteverde Vecchio, afastada do burburinho do centro histórico — e dos turistas. Além de substituir o leite de vaca pelo de cabra, que é considerado mais saudável, tem receitas ousadas como lavanda com gengibre, verbena com limão e abacaxi ao curry.


21.
Lubrano
Via Giacomo Boni, 33/35
+39 33 9254-7973
gelaterialubrano.com

A um quarteirão da Piazza Bologna (onde há uma estação de metrô), esta senhora gelateria produz 32 variedades ao dia, entre receitas cremosas tradicionais (pistache, chocolate, café, tiramisù, panna cotta, baunilha etc.) e de frutas que variam conforme a estação. Também há uma boa variedade de guloseimas geladas e alcoólicas – prove o sorvete de Baileys (Baileys) ou o de café com sambuca (com sabor de anis).


22.
Neve di Latte
Via Luigi Poletti, 6
+39 06 320-8485

Esta gelateria de visual hipster é o complemento obrigatório de uma visita ao MAXXI, o museu de arte contemporânea de Roma, projetado pela arquiteta Zaha Hadid (1950-2016). Os sorvetes de frutas frescas são simples e sublimes. Mas a casa tem lá as suas ousadias: gorgonzola com nozes ou gergelim podem pintar no cardápio, dependendo do dia.


23.
Salaria
Via Salaria, 260
+39 06 854-7922
gelateriasalaria.it

O gelataio Roberto Geraci rodou o mundo em busca de ingredientes e inspiração, antes de abrir a sua gelateria autodefinida como “de autor”. Usa ingredientes de primeira linha para elaborar sabores cremosos ou à base de frutas. Além disso, também prepara vários tipos de granite (uma versão gourmetizada da raspadinha) com limão-siciliano, morango, pistache, amêndoas e canela.


24.
Otaleg
Viale dei Colli Portuensi, 594
+39 33 8651-5450
otaleg.com

O nome soa escandinavo, mas não passa de “gelato” ao contrário. É praticamente impossível falar em unanimidade quando o assunto é gelateria em Roma, mas a do celebradíssimo Marco Radicioni (que trabalha em um “laboratório aquário” às vistas do público) é onipresente no topo das listas. Oferece 60 sabores, dos tradicionais aos mais inusitados (como gorgonzola com chocolate branco), com ingredientes de primeiríssima, a exemplo de chocolate Valrhona e sal rosa do Himalaia. Fecha de dezembro a meados de fevereiro.


25.
Pico Gelato
Largo XXI Aprile, 1
+39 06 4425-4365
picogelato.it

O argentino Gustavo Fabian Sosa trabalhou ao lado de diversos maestri gelatieri antes de se arriscar em carreira-s0lo e fundar a sua criativa e eclética gelateria. O de doce de leite é um escândalo, por supuesto. Também há outros sabores estupidamente tentadores, como cheesecake, ricota romana com amêndoas e baunilha Bourbon. A Pico Gelato também dispõe de boas alternativas para os veganos e intolerantes ao glúten.


Confira todos os endereços no mapa interativo abaixo:

*Este post faz parte do especial do The Summer Hunter patrocinado pela Air France.

 

Populares