Places

7 praias em Pernambuco que você nem sabia que existiam

Por
Adriana Setti
true

A lista que prova que o litoral de Pernambuco é espetacular e vai muito além de Porto de Galinhas e Carneiros.

Piscinas coralinas lotadas de peixinhos, coqueirais, baías com águas calmas, picos de surf, ilhotas, manguezais: tem tudo isso nos 187 km da costa de Pernambuco. E sossego também, desde que você saiba onde encontrar. Veja nossa listinha pra explorar essa que é uma das partes mais bonitas e ensolaradas da costa do Brasil, muito além de suas praias famosas.   

Porto Nassau, Barreiros

Ao sul de Mamucabinhas, você avistará a Ilha do Coqueiro Solitário e lindas formações rochosas arredondadas: é a praia do Porto de Nassau, outra combinação incrível de coqueirais com areia levemente dourada. Cruzando mais um rochedo você chega à praia do Vau do Una, pico de surf, onde desemboca o rio homônimo no sossego total.

Mamucabinhas, Barreiros

Mamucabinhas, em Barreiros, Pernambuco
Praia de Mamucabinhas, em Barreiros | Foto: Elvis Boaventura / Wiki Commons

Ao sul de Tamandaré e a 112 km de Recife, tem coqueiros até onde a vista alcança e pouquíssimas construções. No canto norte, arrecifes protegem das ondas e deixam a água ainda mais cristalina.

Enseadinha, Ipojuca

Pra fugir das aglomerações de Porto de Galinhas, não precisa ir longe. Basta olhar um pouco pro sul. Entre o Pontal de Maracaípe e Serrambi, uma pequena enseada protegida por arrecifes é um refúgio de paz.

Praia do Gravatá, São José da Coroa Grande

Praia do Gravatá, em São José da Coroa Grande, Pernambuco
Praia do Gravatá, em São José da Coroa Grande | Foto: Luiz Antonio / Wiki Commons

Na divisa de Pernambuco com Alagoas, São José da Coroa Grande é uma alternativa a Porto de Galinhas pra curtir as famosas piscinas naturais de corais que são o cartão-postal de Pernambuco. Mas não é só isso, ao norte da cidade, a Praia de Gravatá é linda e pouco frequentada.

Crôa da Baleia, Goiana

Muito menos hypado que o sul do estado, o Litoral Norte de Pernambuco tem várias surpresas. Uma delas é esse banco de areia fino e comprido que emerge da água cor de esmeralda perto da praia de Barra de Catuama na maré baixa. Não tente ir nadando, já que a correnteza é perigosa. Há vários passeios de barco até lá.  

Praia de Barra de Catuama, Goiana

Praia de Barra de Catuama, em Goiana, Pernambuco
Praia de Barra de Catuama, em Goiana | Foto: Lucas Oliver / Wiki Commons

De frente pra Ilha de Itamaracá, onde o rio Catuama deságua no mar, essa faixa de areia branquíssima tem algumas barracas e é incrível pra curtir um fim de tarde.

Pontal de Itamaracá, Itamaracá

No extremo norte da Ilha de Itamaracá, esse reduto de sossego tem areia absolutamente branca e águas calmas que misturam rio e mar.

Crédito imagem de abre: Vanessa Lima / Wiki Commons

abandono-pagina
No Thanks