Nossas dicas pra você conhecer o Litoral Sul paraibano enquanto celebra o prazer de correr ao ar livre entre falésias, coqueirais e praias banhadas pelo mar azul turquesa.
Ao sul de João Pessoa, Conde tem praias protegidas por falésias multicoloridas e pela Mata Atlântica. Nesse cenário onde é sempre verão, a Olympikus celebra, no dia 9 de setembro de 2023, o primeiro evento do Bota Pra Correr 2023, uma corrida — no asfalto e por trilha — pra viver experiências únicas, desbravando a natureza e a diversidade do Brasil, com o astral solar (e as endorfinas) que o esporte proporciona.
ESPORTES
corrida / surf / stand up paddle
NATUREZA
praia / falésia / rio
ROLÊS
buggy / naturismo
BOM PRA
desconectar / correr ao ar livre
MELHOR ÉPOCA
agosto a março



Ponto de partida
A largada vai rolar em Tambaba, uma das praias mais bonitas da região, com suas formações rochosas pontiagudas coroadas por um coqueirinho solitário. Na maré baixa, dá pra relaxar a musculatura em piscinas naturais de água morna. O canto direito, por onde a prova não passa, é naturista — pra nadar, surfar (e correr) livre e leve. Um dos pontos altos do trajeto é a intocada Praia da Arapuca, um clichê de paraíso com areia clara, mar azul e coqueiros inclinados aos pés da falésia. A certa altura, o platô multicolorido é cortado pelo Cânion de Coqueirinho, que dá acesso à Praia de Coqueirinho, outra beldade desse trecho do litoral.

Desaguando no mar
A chegada acontece perto da divisa com Pernambuco, no município de Pitimbu, onde fica a Barra do Graú, um dos mais lindos encontros de rio e mar do percurso. Outro destaque desse trecho é a Praia Bela, que tem barracas à beira das águas avermelhadas do Macatu, ótimo pra tirar o sal e dar umas remadas de stand up paddle.


Base estratégica
Ao norte de Coqueirinho, Tabatinga e Carapibus têm vibe tranquila e uma combinação de vegetação, falésias e coqueiros. Com pousadas, hotéis e supermercados — um dos mais completos é o Pai e Filho, na R. Ilza Ribeiro —, essas praias são boas bases pra explorar a região. Pra caixas eletrônicos
e serviço médico, vá até o centro de Conde.

Outros rolês
O jeito típico de explorar a região é fazer passeios de buggy, que passam por um apanhado de praias e mirantes entre as falésias. Partindo da Praia de Pitimbu, escapadas de catamarã levam a piscinas naturais que se formam na maré baixa entre os corais, como a Branca do Curral, onde dá pra mergulhar de snorkel.


Onde comer
Turek — O melhor restaurante de Conde funciona em um quiosque rodeado de jardim, servindo carnes e peixes na brasa, além de drinks caprichados.
Canyon do Coqueirinho — Conta com uma boa infraestrutura pé na areia, petiscos, drinks e pratos da culinária local, que tem ênfase nos peixes e frutos do mar — prove o camarão no abacaxi ou a cioba frita. Mas o que vale mesmo é o visual, no ponto em que Cânion de Coqueirinho encontra o mar.
foto de abertura: vitor paladini / unsplash