Vibes

Ninguém mais posta nas redes sociais?

Por
Adriana Setti
true

Lembra quando você abria o Instagram e sabia o que os seus amigos andavam fazendo? Vem entender por que as redes já não são tão sociais.

Lembra dos tempos em que o Instagram era habitado por fotos de comida, pets e amigos viajando ou biscoitando? Nos últimos anos, esse conteúdo deu espaço a posts patrocinados, sugestões de perfis pra seguir e produções profissionais. A sensação é a de que as pessoas “de verdade” sumiram. Junto com André Carvalhal, a gente tenta entender como as redes sociais chegaram aqui e pra onde vão.

Normal x aspiracional

Sarah Frier e seu livro, No Filter.

Redes como a BeReal e movimentos como o ugly selfies até tentaram reabrir espaço pra vida real. Mas o padrão de postagens mudou e vem causando, em muitos usuários, uma sensação de cansaço, ou até receio de postar aquela foto que está longe de ser glamourosa. O normal deu lugar ao aspiracional, como explica Sarah Frier, autora de No Filter.

Panelinhas

As redes se tornaram menos sociais e mais midiáticas, como aponta a Business Insider na reportagem“Social media is dead”. E até Adam Mosseri, diretor do Instagram, admitiu que muitos usuários hoje reservam seus posts às comunidades fechadas, como Melhores Amigos. Se identifica?

O tribunal on-line

Ninguém mais posta nas redes sociais?

A cultura do cancelamento também contribuiu pra que muita gente se sentisse intimidada a se expor nas redes sociais, o que foi agravado pela pandemia, quando uma série de comportamentos antes normalizados — como postar fotos-ostentação de viagem, festas etc — passaram a ser vistos como inapropriados.

Saudades do orkut?

Ninguém mais posta nas redes sociais?

Muitos usuários sentem falta de postar e seguir posts mais despretensiosos, e de trocar conteúdos nas redes. A aposta dos especialistas, e do próprio diretor do Instagram, é que o consumo de conteúdo por aqui cresça com foco em comunidades mais estreitas — mais ou menos como os Stories e os DMs hoje.

E agora?

Não sabemos como será o futuro mas, sem dúvida, existe uma boa quantidade de pessoas que sente falta de ter um espaço de conexão sem a pressão de exibir uma vida perfeita — que, no fim, todo mundo já sabe que não é tão real assim.

abandono-pagina
No Thanks