Vibes

Os maiores hits de verão de todos os tempos

Por
Adriana Setti
true

Quando a temperatura sobe, sempre surge um novo fenômeno pop internacional. Autor do livro “Do vinil ao streaming: 60 anos em 60 discos”, Daniel Setti lista alguns deles.

Todo verão tem o seu fenômeno pop internacional. E a magia afetiva operada pelos hits vem de longe. Em seu livro, recém-lançado pela Autêntica Editora, o jornalista Daniel Setti mergulha em grandes álbuns de seis décadas em diferentes formatos, revisitando vários sucessos de verões passados. A seguir, ele lista alguns dos mais especiais.

A prece da diva

Artista: Aretha Franklin
Música: “I Say a Little Prayer”
Álbum: Aretha Now (1968)

Nos anos 1960, gigantes como Aretha Franklin circulavam entre nós. Em 1968, o planeta foi conquistado pela versão da diva afro-americana pra “I Say a Little Prayer”, composição da mítica dupla Burt Bacharach e Hal David — exemplar glorioso do encontro entre gospel, soul e balada.

Solte suas feras

Artista: Chic
Música: “Le Freak”
Álbum: C’est Chic (1978)

O fim da década de 1970 foi dominado pela disco music, o mais festeiro dos subgêneros musicais. No verão de 1978/79, era impossível escapar de “Le Freak”, o maior sucesso da melhor banda desse estilo, a nova-iorquina Chic. Composta após seus integrantes serem barrados no Studio 54, a música virou hino eterno daquela e de todas as outras discotecas.

Andando na lua

Artista: Michael Jackson
Música: “Billie Jean”
Álbum: Thriller (1982)

Os superlativos de Thriller (1982), de Michael Jackson, mal cabem num livro. O álbum mais vendido da história — mais de 100 milhões de cópias — também foi a plataforma pra uma revolução no conceito de videoclipes. E contém 3 megahits. Onipresente no verão 1982/83, “Billie Jean”, o mais delicioso deles, ainda inspirou Michael a inventar o moonwalking.

Nasce um rainha

Artista: Madonna
Música: “Holiday”
Álbum: Madonna (1983)

O mundo ainda se recuperava de Michael Jackson quando outro furacão estremeceu as paradas. Lançado em 1983, o álbum Madonna foi a febre do verão seguinte. “Lucky Star” e “Borderline” são sensacionais, mas não superam “Holiday”. Era a estreia de uma carreira marcada por 200 milhões de álbuns vendidos, clipes antológicos, filmes e muita atitude. 

Quando tudo mudou

Artista: Nirvana
Música: “Smells Like Teen Spirit”
Álbum: Nevermind (1991)

O mundo pop é fascinante também porque as suas tendências podem mudar radicalmente de uma hora para outra. No final de 1991, até Michael e Madonna tiveram seu momento de coadjuvantes diante da explosão do rock alternativo. No comando estava o Nirvana, responsável pelo discaço Nevermind (1991) e o sucesso “Smells Like Teen Spirit”. 

Transcendendo o hip-hop

Artista: The OutKast
Música: “Hey Ya!”
Álbum: Speakerboxxx/The Love Below (2003)

Até o nosso Roupa Nova fez cover de “Hey Ya!”, o hit do OutKast que foi trilha sonora obrigatória do verão 2003/04. Sua letra propunha um deboche da monogamia, realçado na divertida egotrip do clipe protagonizado pelo rapper André 3000, um dos componentes da dupla de Atlanta. Integra um dos melhores álbuns do século 21.

Vida real é pop

Artista: Amy Winehouse
Música: “Rehab”
Álbum: Back to Black (2006)

“Eles querem me convencer a ir para a reabilitação / mas eu digo não, não, não”. Foi de um desabafo de Amy Winehouse ao seu produtor Mark Ronson que surgiu o refrão de “Rehab”, a sensação do verão 2006/07. As letras das outras faixas do seu perfeito disco Back to Black (2006) também destrinchavam suas vivências pessoais, sem filtros.

abandono-pagina
No Thanks