Places

Vale dos Vinhedos: conheça a Serra Gaúcha correndo

Por
Adriana Setti
Em parceria com
true

Nossas dicas pra explorar Bento Gonçalves e arredores, antes e depois de correr entre os parreirais e bosques de araucárias da Serra Gaúcha.

Correr respirando ar puro, no embalo da energia de pessoas que amam praticar esportes ao ar livre, viajar pelo Brasil e curtir a vida. Essa é a vibe do Bota Pra Correr, um festival de corrida — no asfalto, na trilha e misto — que vai celebrar sua próxima edição em 18 de novembro, entre as vinícolas, as araucárias e a herança cultural do Vale dos Vinhedos. Veja nossas dicas pra curtir a Serra Gaúcha.

ESPORTES
corrida / trekking / rafting / bike

NATUREZA
bosque de araucárias / cachoeiras / vales

ROLÊS
vinícolas / caminhadas / passeios culturais

BOM PRA
comer e beber bem / desconectar / namorar

Sotaque italiano

Vinícola Miolo, no Vale dos Vinhedos
Vinícola Miolo

Bento Gonçalves fica a 123 km de Porto Alegre e é estratégica pra curtir a serra e o BPC, cuja largada será dada a 10 km do centro, na vinícola Miolo. Vale a pena explorar a história dessa cidadezinha colonizada por imigrantes italianos, passando pela Igreja de Eulália Alta, do século 19, o Museu do Imigrante e o parque cultural Epopeia Italiana.

Trem do vinho

Maria Fumaça do Vale dos Vinhedos

Passear de Maria Fumaça é o rolê pra entrar no clima do Vale dos Vinhedos. O roteiro clássico parte de Bento Gonçalves e vai até Carlos Barbosa. Pelo caminho, apresentações temáticas sobre a história da imigração italiana, música e pit stop em Garibaldi pra degustação de vinhos. Inclui entrada no parque Epopeia Italiana.

Roteiro Caminhos de Pedra
Roteiro Caminhos de Pedra
Casa da Tecelagem, no Vale dos Vinhedos
Casa da Tecelagem

O roteiro Caminhos de Pedra resgata a herança arquitetônica dos colonos italianos reunindo paradas interessantes, como o Atelier Bez Batti, do famoso escultor da região; a Casa da Tecelagem, com itens produzidos no tear; a Casa das Cucas Vitiaceri, pra provar cucas com recheios diversos; o Parque da Ovelha, uma fazenda de ovinos que mantém sem casarão original de 1917, algumas vinícolas, entre outras atrações.

Comer, beber, viver

Casa Valduga
Casa Valduga

A premiada Casa Valduga tem algumas das melhores experiências de enoturismo da região e um restaurante ótimo. Na Pizzato, os vinhos da casa podem ser harmonizados com queijos e frios regionais. A Cave do Sol tem instalações modernas cheias de peças de arte. Também vale visitar a Miolo, que tem um “jardim do vinho” para degustações ao ar livre.

Na natureza

Parques de Aventuras Gasper
Parques de Aventuras Gasper
Eco Parque Cia Aventura, no Vale dos Vinhedos
Eco Parque Cia Aventura

Parques de Aventuras Gasper – Dois parques com atividades como tirolesa, rapel, bungee jump e tour de quadriciclo.

Cascata dos Amores – Quem gosta de caminhar pode pegar a trilha até o mirante que revela essa cachoeira, perto da Pousada Fornasier.

Eco Parque Cia Aventura – A 85 km de Bento Gonçalves, tem várias atividades de aventura, a exemplo de rafting, rapel e tirolesa.

Onde comer e beber

Guri Restaurante
Valle Rústico
Valle Rústico

Mamma Gema – Pra um almoço com massas e galeto. Tem um lindo jardim.

Guri – Enio Valli resgata ingredientes e técnicas dos pampas gaúchos em menus degustação.

Pizza entre vinhos – Pizzas caprichadas pra harmonizar com os vinhos da região.

Filó Café – O lugar certo para um lanchinho cheio de delícias.

Valle Rústico – Em Garibaldi, serve a “cozinha da natureza” do chef Rodrigo Bellora.


Bota pra Correr 2023

O Bota Pra Correr é um movimento de descoberta do Brasil através da corrida. Muito mais que uma prova, o BPC é sobre pessoas e experiências únicas. Conheça aqui.
abandono-pagina
No Thanks