Nossas dicas pra explorar Bento Gonçalves e arredores, antes e depois de correr entre os parreirais e bosques de araucárias da Serra Gaúcha.
Correr respirando ar puro, no embalo da energia de pessoas que amam praticar esportes ao ar livre, viajar pelo Brasil e curtir a vida. Essa é a vibe do Bota Pra Correr, um festival de corrida — no asfalto, na trilha e misto — que vai celebrar sua próxima edição em 18 de novembro, entre as vinícolas, as araucárias e a herança cultural do Vale dos Vinhedos. Veja nossas dicas pra curtir a Serra Gaúcha.
ESPORTES
corrida / trekking / rafting / bike
NATUREZA
bosque de araucárias / cachoeiras / vales
ROLÊS
vinícolas / caminhadas / passeios culturais
BOM PRA
comer e beber bem / desconectar / namorar
Sotaque italiano

Bento Gonçalves fica a 123 km de Porto Alegre e é estratégica pra curtir a serra e o BPC, cuja largada será dada a 10 km do centro, na vinícola Miolo. Vale a pena explorar a história dessa cidadezinha colonizada por imigrantes italianos, passando pela Igreja de Eulália Alta, do século 19, o Museu do Imigrante e o parque cultural Epopeia Italiana.
Trem do vinho

Passear de Maria Fumaça é o rolê pra entrar no clima do Vale dos Vinhedos. O roteiro clássico parte de Bento Gonçalves e vai até Carlos Barbosa. Pelo caminho, apresentações temáticas sobre a história da imigração italiana, música e pit stop em Garibaldi pra degustação de vinhos. Inclui entrada no parque Epopeia Italiana.


O roteiro Caminhos de Pedra resgata a herança arquitetônica dos colonos italianos reunindo paradas interessantes, como o Atelier Bez Batti, do famoso escultor da região; a Casa da Tecelagem, com itens produzidos no tear; a Casa das Cucas Vitiaceri, pra provar cucas com recheios diversos; o Parque da Ovelha, uma fazenda de ovinos que mantém sem casarão original de 1917, algumas vinícolas, entre outras atrações.
Comer, beber, viver

A premiada Casa Valduga tem algumas das melhores experiências de enoturismo da região e um restaurante ótimo. Na Pizzato, os vinhos da casa podem ser harmonizados com queijos e frios regionais. A Cave do Sol tem instalações modernas cheias de peças de arte. Também vale visitar a Miolo, que tem um “jardim do vinho” para degustações ao ar livre.
Na natureza


Parques de Aventuras Gasper – Dois parques com atividades como tirolesa, rapel, bungee jump e tour de quadriciclo.
Cascata dos Amores – Quem gosta de caminhar pode pegar a trilha até o mirante que revela essa cachoeira, perto da Pousada Fornasier.
Eco Parque Cia Aventura – A 85 km de Bento Gonçalves, tem várias atividades de aventura, a exemplo de rafting, rapel e tirolesa.
Onde comer e beber


Mamma Gema – Pra um almoço com massas e galeto. Tem um lindo jardim.
Guri – Enio Valli resgata ingredientes e técnicas dos pampas gaúchos em menus degustação.
Pizza entre vinhos – Pizzas caprichadas pra harmonizar com os vinhos da região.
Filó Café – O lugar certo para um lanchinho cheio de delícias.
Valle Rústico – Em Garibaldi, serve a “cozinha da natureza” do chef Rodrigo Bellora.