Sossego, água morna, comida boa e um rio sempre perto pra tirar o sal. Pegue a balsa e seja feliz em Santo André com as nossas dicas.
Separada do agito de Santa Cruz Cabrália e Porto Seguro pelo Rio João de Tiba, Santo André se mantém distante do turismo de massa, conciliando seu jeitinho rústico de sempre com pousadas de luxo discreto, alguns dos melhores restaurantes do sul da Bahia e muito sossego. Veja nossas dicas pra cruzar a balsa, colocar o pé na areia e deixar o stress pra trás.
ESPORTES
stand up paddle / caiaque / bike / mergulho
NATUREZA
praia / rio / mangue
ROLÊS
passeio de barco
BOM PRA
comer bem / desconectar
MELHOR ÉPOCA
o ano todo
Banho de rio, banho de mar

Um mergulho salgado. Outro pra adoçar. E assim segue a vida na barra do rio João de Tiba, que deságua no Atlântico transformando a pontinha de Santo André numa península. Alguns passeios de barco movimentam esse pedacinho da praia pela manhã. Já no fim da tarde, é o lugar perfeito pra relaxar e contemplar o pôr do sol.
Nos arredores
Vizinha de Santo André, a praia de Santo Antônio tem outro belo encontro de rio e mar, com um trunfo: a Maroca Praia, que serve cozinha baiana com toques criativos e drinks feitos com esmero. Um pouco mais adiante, também vale ver a praia do Guaiú. Pra matar a sede e beliscar, o Restaurante da Miúda é simples e acolhedor.
Umas ondinhas

Com sorte, quem pega onda consegue se divertir na praia de Mogiquiçaba, a mais “surfável” da região, um pouco ao norte do Guaiú. Ali perto, a experiência gastronômico-praiana pode rolar no Xauá, à beira do rio Preto. Dá pra chegar pela estrada ou, de lanchinha, pelo mangue.
No mar da Bahia


Carlindo Pereira Reis leva grupos pequenos pra conhecer os corais de Coroa Alta e de Araripe, e também faz passeios pelo rio. Se tiver que escolher apenas um dos roteiros, prefira o de Araripe. Reserve com antecedência pelo 73/9142-1004.
Onde comer
Pier João de Tiba – Culinária baiana contemporânea em um lindo espaço à margem do rio, com programação de música ao vivo.
Gastrovila – Lugar descontraído pra ver gente, beber e comer — de hambúrguer a sushi.
Luz de Minas – À beira do João de Tiba, tem boas paellas e a caldeirada de frutos do mar, com um toque mineiro.
Gaivota – Um clássico de Santo André, com vista do rio e moquecas consagradas.
Onde ficar
Colmeia – Tem uma casa pra até seis pessoas e bangalôs cercados de verde em um terreno pé na areia, com bar e serviço de praia.
Campo Bahia – Luxo discreto à beira-mar, com piscina, academia e gastronomia cuidada.
Victor Hugo – Quartos espaçosos espalhados por um lindo jardim à beira-mar. Tem uma boa pizzaria.
Vila Araticu – Pousada simples, colorida e pé na areia, com piscina.
foto de abertura: Diego Baravelli / Wiki Commons