Places

6 praias do Maranhão que você nem sabia que existiam

Por
Adriana Setti

Uma coleção de dunas, manguezais, lagoas e faixas de areia imersas no sossego em praias do Maranhão.

Nem só da beleza dos Lençóis Maranhenses vive o litoral do MA. Repleto de dunas, manguezais, lagoas e faixas de areia imersas no sossego, esse trecho da costa brasileira ainda tem boas surpresas pra quem está disposto a vencer a dificuldade de acesso e curtir o verão pelas praias do Maranhão.

Praia de Panaquatira, São José de Ribamar

Panaquatira, no Maranhão
Panaquatira, no Maranhão l Créditos: Reprodução
Panaquatira, no Maranhão
Praia tem 5 km de faixa de areia l Créditos: Reprodução

Entre a foz do rio Paciência e uma baía estreita, essa praia fica na mesma ilha que abriga a capital maranhense. Tem uma faixa de areia de 5 km, tranquilidade, mar calminho e falésias avermelhadas enfeitando a paisagem.

Praia do Amor, Tutóia

Praia do Amor, Tutóia
Praia virou kitepoint l Créditos: Reprodução

Cercada de verde e com piscinas naturais que se formam na maré baixa, a praia está escoltada por dunas poderosas pontilhadas de coqueiros. De julho a dezembro, o céu se colore de velas de kitesurf, o esporte que está colocando esse pedaço do litoral maranhense no mapa internacional.

Ilha dos Lençóis, Cururupu, uma das mais belas praias do Maranhão

Ilha do Cururupu, no Maranhão
Ilha do Cururupu, no Maranhão l Créditos: Reprodução

Não confunda com os Lençóis Maranhenses. Essa ilha pouquíssimo conhecida fica no município de Cururupu — mas os barcos até lá partem de Apicum-Açu. Tem paisagens virgens, dunas brancas, ruas de areia e poucos alojamentos simples em casinhas de madeira, como as que abrigam os pescadores locais.

Atins, Barreirinhas

Atins, Barreirinha
Atins fica colada aos Lençóis Maranhenses l Créditos: Reprodução

Coladinha na imensidão dos Lençóis Maranhenses, onde o rio Preguiças encontra o mar, era um vilarejo de pescadores que poderia ter ficado perdido no meio da areia se não fosse pelo vento, que trouxe uma revoada de kitesurfers e pousadinhas bacanas.

Caburé, Barreirinhas, escondida entre as praias do Maranhão

Caburé, Barreirinhas, no Maranhão
“Irmã” menos conhecida de Atins l Créditos: Reprodução

A “irmã” menos conhecida de Atins fica na outra margem do rio Preguiças, onde se forma uma “língua” de areia. Tem dunas brancas, mar azul e algumas barracas rústicas.

Praia de Igarapé Grande, Turiaçu

Praia de Igarapé, Maranhão
Praia de Igarapé, Maranhão l Créditos: Reprodução

Uns 250 quilômetros a oeste de São Luís, essa praia isolada e selvagem tem mais de 20 km de areia praticamente virgem, lagoas, coqueiros e jeitinho de paraíso perdido. A viagem de barco até lá parte de Turiaçu e passa por manguezais. Com sorte, você avistará botos e pássaros, como o lindo guará.

abandono-pagina
No Thanks