Confira dicas de botecos, restaurantes, parques e rolês culturais pra você encontrar seu lugar ao sol em Curitiba.
Curitiba tem menos dias de céu azul do que Nova York e Londres. Mas, nos últimos anos, a cidade que já deu ao mundo nomes como o poeta Paulo Leminski e o urbanista Jaime Lerner tem se esforçado pra trazer o sol pro dia a dia da população, com muitas mesas na calçada, centros culturais e belos espaços ao ar livre. Siga nossas dicas pra conhecer o lado mais solar da cidade.
Curitiba Cultural

Idealizado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, o museu que leva o seu nome é mais conhecido como Museu do Olho e recebe boas exposições de arte. Vale checar a programação de filmes do Cine Passeio e curtir um show na Pedreira Paulo Leminski ou na Ópera de Arame, que também recebe exposições e eventos.

Quando o sol brilha em Curitiba, é hora de fazer piquenique no Bosque Papa João Paulo II ou visitar a Unilivre, que oferece cursos voltados à preservação do meio ambiente. Dentro do Bosque Zaninelli, o lindo espaço tem lago, passarelas e mirante. Outros programas pra tomar um ar são visitar o Jardim Botânico, remar de canoa havaiana no parque Passaúna e ver o pôr do sol no Parque Tanguá.
Pausa pro café


Curitiba é a capital das cafeterias, mas a torrefação 4Beans, numa portinha, é campeã — aproveite pra conhecer o Barbaran, nos fundos do mesmo imóvel, que é o mais antigo bar ucraniano da cidade. Outros que levam a cafeína a sério são o Royalty e o Fuga. Pode confiar nos cafés, comidinhas e drinks do Supernova Coffee Roasters.
Pra levar


A Coletiza é uma loja multimarcas com boa curadoria de produtos de moda e decoração. Já a Oda, é uma bela loja de design nacional. Na Argila você encontra plantinhas e artesanato.
Onde comer


O Oidê é um izakaia de respeito, pra um jantar solo no balcão ou na mesa coletiva. Atenção: o cogu picante é picante, meeeeesmo. A Mercearia Fantinato é o lugar certo pra desvendar o mistério da “carne de onça”, o prato que é Patrimônio Cultural de Curitiba. O Pasta Basta, do casal Erich Zelazowski e Yasmin Taketani, prepara frango com macarrão e pastas artesanais da melhor qualidade a preço de fast food. Entre as orquídeas do Orquidário Rosita, a Prestinaria serve brunch e outras refeições.
Onde beber


No Sambiquira a botacagem é levada a sério, com Negroni no copo americano a R$ 15 e bolinho de rabada. O Yada Yada Yada é onde Curitiba acha que tem praia. No Frigideira torta rola comida e música de qualidade e no speakeasy Ginger Bar. Samba em Curitiba? No ACaiçara. Não deixe de provar as cervejas artesanais da We Are Bastards.
Onde ficar


No bairro do Batel, o Nomaa é o hotel mais elegante da cidade. Outro com estilo é o Qoya. A rede Intercity tem duas unidades bem localizadas na cidade e o Social Hostel é perfeito pra conhecer gente.
Crédito imagem de abre: Marinelson Almeida / Wiki Commons