Vibes

Jardim antidepressivo: plantas que podem ajudar no tratamento dos estados de tristeza e depressão

Por
Adriana Setti

Aproveitando que a primavera chegou, a gente conta como as plantas do seu quintal podem ajudar no tratamento dos estados de tristeza e depressão, segundo os princípios da naturopatia.

“Os aromas podem nos tirar dos estados de tristeza e, inclusive, da depressão. O contato com o jardim, o ato de tocar a terra e, obviamente, consumir certas plantas ajudam a curar-nos”, disse a naturopata argentina Sara Itkin (@sara_itkin) em entrevista à Vice. Radicada na Patagônia, ela estuda e dá cursos on-line sobre o uso de plantas medicinais. Com base nas suas recomendações, a gente conta como algumas plantas fáceis de cultivar no jardim podem ajudar, bem como a terapia e a medicina tradicional, no tratamento dos estados de tristeza e depressão. Sempre vale lembrar, no entanto, que as plantas medicinais também podem ter alguns efeitos colaterais e que vale a pena procurar a ajuda de um especialista para saber como dosá-las corretamente. Mas lembre-se: depressão é doença, e acompanhamento médico e psicológico é sempre o melhor caminho para entender o que realmente está acontecendo com você.

Antidepressivo natural

Sara recomenda a erva-de-são-joão (hypericum perforatum) para estados leves e moderados de depressão. Segundo o Jornal da USP, estudos comparam o efeito dessa planta à classe de antidepressivos Inibidores Seletivos de Recaptação da Serotonina (ISRS).

Chá de alegria

Para combater a tristeza, a planta mais indicada é a erva-cidreira (lippia alba). No Chile e na Argentina, a poção secular Agüita Quitapenas mistura o chá com casca de limão, cravo, noz moscada, canela e açúcar pra levantar o ânimo.

Estimulantes perfumados

O tomilho (thymus vulgaris) e o alecrim (salvia rosmarinus) são plantas estimulantes. Com seus aromas marcantes, eles podem nos ajudar a espantar o bode e a criar forças para sair da cama e ir à luta.

Antídoto para ansiedade

A boa e velha camomila (matricaria chamomilla) é relaxante e, de acordo com a médica, pode contribuir para apagar o incêndio da ansiedade que vem com a deprê. Para mulheres, também traz um efeito calmante para o útero, o que alivia cólicas e outros tipos de mal-estar.

Up na libido

A maca peruana (lepidium meyenii) é um tubérculo da família do nabo com propriedades energizantes, que pode dar um boost na vitalidade e na libido quando estamos na bad. Ela contém fitoestrógenos e também traz conforto a mulheres na menopausa.

Saiba mais: Jornal da Usp, revista Vice, @sara_itkin

abandono-pagina
No Thanks