Colada em Porto de Galinhas, Maracaípe é o lugar pra pegar onda, boiar no rio e curtir o sossego à sombra de um coqueiro.
Apenas 4 km ao sul de Porto de Galinhas, no município de Ipojuca, Maracaípe tem uma vibe totalmente diferente de sua “irmã” famosa. Sem resorts enormes, essa praia de ondas fortes está no radar dos surfistas há tempos, mas só nos últimos anos começou a ganhar algumas pousadinhas e restaurantes mais bem aprumados, sem abrir mão de seus ares de vilarejo de pescadores.
ESPORTES
surf / kitesurf /stand up paddle / mergulho
NATUREZA
praia / piscina natural / rio / mangue
ROLÊS
flutuação no rio / buggy /trilha
BOM PRA
pegar onda / desconectar
MELHOR ÉPOCA
setembro a fevereiro
No canto sul

No fim da praia, onde o rio encontra o mar, existe um refúgio de calmaria pra curtir uma praia sem ondas. O lindo Pontal de Maracaípe é ideal pra alugar um stand up paddle, dar umas remadas e ficar até o fim da tarde curtindo o pôr do sol”. Ali perto, na maré baixa, piscinas naturais se formam entre os corais.
Outras praias

Quem caminha pela areia até Porto de Galinhas precisa ficar atento à maré, já que pode ser difícil voltar na hora da cheia. Mas, pro sentido oposto, as praias são bem mais tranquilas. De carro, vale ir parando em Serrambi e Enseadinha até chegar a Carneiros, 60 km ao sul.
Clássicos locais

Pra ter uma boa ideia da região, é possível fazer o passeio de buggy de ponta a ponta, que vai de Muro Alto, 13 km ao norte, até o Pontal de Maracaípe. Respeitando a proibição de transitar pela areia, os passeios não são no estilo “com emoção”. Outro clássico da região é embarcar numa jangada e mergulhar nas piscinas naturais.
Com gente de lá


A Gaitero Ecoturismo faz passeios pelo mangue e flutuação no rio, com condução de moradores locais. Já as meninas do projeto social Todas Para o Mar, organizam encontros, vivências, palestras e atividades, além de oferecerem hospedagem pra mulheres surfistas.
Onde comer


João Restaurante – Na frente da praia, tem redes, piscina e comida boa.
Paradise Beach – Pé na areia, conta com mesinhas à sombra de quiosques de palha.
Santa Vista – Serve petiscos e pratos com foco nos frutos do mar.
Bar do Galo – Um ícone, no manguezal de uma ilhota, com “drinks tropicais e vibe manguetown”.
Onde ficar


Maraoka – Quartos com varanda e rede que se abrem pra um grande jardim com piscina, pé na areia.
Maracabana Spa – Tem spa, piscina, quartos com hidromassagem e bangalô com piscina privada.
Privê Pontal de Maracaípe – De frente pro mar, tem piscina com borda de vidro e boa infraestrutura pra crianças.
Crédito imagem de abre: fwheby / wiki commons