Vibes

O que é a microtatuagem, nova tendência dos estúdios de tattoo

Por
Júlia Flores

Linhas mais finas – que podem desaparecer com o tempo – estão dominando os estúdios de tattoos e as redes sociais. Saiba mais sobre a microtatuagem.

Quem fez tatuagem em décadas passadas provavelmente tem algum desenho bem marcante pelo corpo, ou formas geométricas com traços robustos, como os tribais ou estrelas. Ultimamente, no entanto, são as linhas finas, os desenhos delicados e a estética minimalista que estão bombando nos estúdios. É a vez das microtatuagem.

#FineLine

Microtatuagens no dedo
A hashtag #finelinetattoo já tem mais de 630 milhões de views no Tik Tok l Créditos: Reprodução Tik Tok

Enquanto a hashtag #finelinetattoo já conta com mais de 630 milhões de views na rede vizinha, a cantora Selena Gomez e a modelo Hailey Bieber foram algumas das celebridades que ajudaram a dar força à moda. Surfando essa onda, alguns profissionais já se definem como microtatuadores.

@sydsmithhhtattoo Micro heart done today 🫶🏼 #tattootiktok #tattoo #tattoos #tattooartist #tinytattoo ♬ 03′ Bonnie & Clyde – JAY-Z

A estadunidense Sydney Smith, de 25 anos, está entre os profissionais que aderiram à tendência. Com vídeos curtos que misturam o processo de desenho com narração ASMR, ela conquistou mais de 850 mil seguidores na rede vizinha e tem agenda lotada.

Uma agulinha só

Do ponto de vista técnico, a principal diferença entre a microtatuagem e uma tatuagem convencional é o número de agulhas usadas pra desenhar sobre a pele. Enquanto a velha guarda usa mais de uma — três, cinco, sete ou até nove — na microtatuagem, menos é mais. Smith, por exemplo, utiliza só uma.

Microtatuagem no ombro
O uso de uma única agulha faz com que a linha seja mais impermanente l Créditos: @pacop_artist

Por ser tradicionalmente usada para sombreamento, esse tipo de agulha única permite ao artista obter maiores detalhes. E aí está o encanto da microtatuagem: a possibilidade de ter um desenho complexo no corpo sem comprometer uma área tão grande.

O uso de uma única agulha, no entanto, também faz com que a linha seja mais impermanente — com o tempo, pode ir desaparecendo ou ficar meio borrada, o que gera críticas entre os profissionais raiz. “Como tatuador, quero uma tatuagem que fique boa por 20 anos”, disse Jon Mesa à InsideHook. Não à toa, Sydney Smith promete retoques gratuitos.

Menos risco

Microtatuagem no antebraço
Dedos, mãos, tornozelos e braços são os locais favoritos de grande parte da galera que aderiu à moda l Créditos: Tik Tok

Por outro lado, por atingir camadas superficiais da pele, as microtatuagens implicam menos risco de sangramentos e manchas. Há quem diga que também costumam ser menos dolorosas — ainda que isso seja muito pessoal.

Créditos da imagem do abre: Dimitry Nushtarev / Unsplash

abandono-pagina
No Thanks