Places

Ponta Negra: uma praia de Paraty pra mergulhar na cultura caiçara

Por
Adriana Setti
true

A cerca de 280 km tanto de São Paulo como do Rio de Janeiro, Ponta Negra é um vilarejo cercado pela Mata Atlântica que proporciona uma imersão na cultura caiçara e na natureza da região de Paraty. A luz chegou recentemente, não há carros e o acesso é só por trilha e barco.

Trilheiros terão agenda cheia nessa pequena enseada, cercada de poços, cachoeiras e praias quase intocadas. Protegida pela APA Cairuçu, e pela Reserva Ecológica Estadual da Juatinga, Ponta Negra também proporciona uma imersão na cultura caiçara — boa parte das 35 famílias da comunidade local trabalha com o turismo, fazendo passeios, alugando casas e administrando pequenos restaurantes.  

ESPORTES

trekking / stand up paddle / caiaque

NATUREZA

mata atlântica / cachoeira / praia

ROLÊS

trilhas / passeios de barco

BOM PRA

desconectar / boiar

MELHOR ÉPOCA

primavera e outono

O caminho é o destino

Praia de Ponta Negra, Paraty
Foto: Pedro Fatore / Wikicommons

O jeito mais rápido de chegar a Ponta Negra é pegando um barco da Praia de Laranjeiras (acesso pelo condomínio). Pra quem é trilheiro raiz, o caminho por terra (duas horas) já é parte da diversão. Mas o trajeto pode ficar bem escorregadio quando chove muito — as chuvas são mais intensas de dezembro a março.

Praia de Ponta Negra, Paraty
Foto: Daniela Segadilha / Wikicommons
Cachoeira do Saco Bravo
Cachoeira do Saco Bravo | Foto: João Paulo D’Andretta

São cerca de 3 km de Laranjeiras até a Praia do Sono, que tem ondas fortes e areia dourada. Na sequência, você pode fazer um desvio pra tirar o sal no Poço do Jacaré, antes de seguir até as praias de Antigos e Antiguinhos. A Cachoeira das Galhetas e a praia homônima são os últimos refrescos do trajeto, antes de chegar a Ponta Negra.

Água fresca

Cachoeira do Saco Bravo
Foto: João Paulo D’Andretta

Na direção oposta de Laranjeiras, uma trilha de 4,5 km leva à linda Cachoeira do Saco Bravo, que forma uma piscina natural no costão rochoso, com vista pro mar. As condições desse trajeto variam conforme as chuvas, dê ouvidos às recomendações dos locais ou contrate um guia.

Onde comer e ficar

Vila do Teteco, Ponta Negra, Paraty
Vila do Teteco

Vila do Teteco EcopousadaTem chalés pra até cinco pessoas a 300 metros da praia, com wi-fi e café da manhã. Também aluga chalés com cozinha e varanda pé na areia e tem um restaurante na praia.

Casas de temporada — As plataformas de aluguel listam quartos, casas simples administradas pela comunidade.

Crédito da imagem de abertura: Daniela Segadilha / Wikicommons

abandono-pagina
No Thanks