Vibes

05 terapias alternativas que vão entrar no seu corpo e fazer sua cabeça

Por Lilian Kaori Hamatsu -

Em tempos de redes sociais, novas dinâmicas de trabalho, acúmulo de funções e pessimismo exacerbado, o Brasil já é o país mais ansioso do mundo e o mais depressivo entre os latino-americanos. Na contramão positivista e em resposta ao cenário, terapias alternativas surgem como métodos de combate aos problemas que nos afastam de nós mesmos. A seguir, uma seleção do que está rolando de mais interessante em cuidados com o corpo e a mente:

Barra de access

De acordo com a teoria quântica, o cérebro possui 32 pontos energéticos capazes de armazenar toda a corrente eletromagnética emitida pelos neurônios e responsável por padrões comportamentais. A partir de toques em cada um desses locais, que protegem informações limitantes ao funcionamento geral do corpo e da mente, o terapeuta acessa as intituladas barras que armazenam os registros e libera espaço para novas visões. Alguns estudos já apontam a efetividade da barra de access no combate a casos de ansiedade, depressão, limitações físicas, compulsões e autismo.

Onde
Empoderando Pessoas. Praça Oswaldo Cruz, 124, Paraíso, São Paulo
Norma Forastiere. Rua Sete de Abril, 5A, Vila Missionária, São Paulo


Biofeedback

Ao contar com o auxílio de eletrodos capazes de transmitir sinais da musculatura ao computador, o biofeedback proporciona ao paciente um maior controle sobre suas próprias reações físicas e emocionais despertadas por gatilhos psicológicos, além de potencializar a capacidade de autorregulação de funções fisiológicas que geralmente não conseguimos controlar. É possível acompanhar os movimentos musculares por meio de linhas luminosas mostradas em tempo real na tela eletrônica, que pode indicar estresse emocional, ansiedade, depressão e outros transtornos.

Onde
Clínica Vita. Rua dos Pinheiros, 498, Pinheiros, São Paulo
Neurofocus Psicoterapias . Praia do Flamengo, 66, Rio de Janeiro


Bodytalk

Com o intuito de nos lembrar que sentimentos e traumas estão diretamente ligados ao modo como o corpo reage aos estímulos do cérebro, o bodytalk funciona a partir do olhar apurado de um terapeuta sobre o físico do paciente. O objetivo é identificar por meio de toques precisos como cada músculo, osso e órgão reage a uma série de perguntas. A partir de um diálogo inicial que revela as queixas de quem passará pelo procedimento, a técnica mistura medicina chinesa, neurociência, cinesiologia aplicada e bioenergética para detectar as causas, além de propor soluções que dependem exclusivamente da mudança de comportamento pessoal.

Onde
Inner Self. Avenida Ministro Gabriel de Rezende Passos, 500, Moema, São Paulo
Via Vidya. Rua Doutor Jesuíno Maciel, 1160, Campo Belo, São Paulo


Laserpuntura

Embora a medicina chinesa tenha como base a tradicional técnica com finas agulhas em pontos estratégicos do corpo, a nova versão oferece os mesmos benefícios enquanto substitui as perfurações por laser de baixa intensidade. Além de promover efeitos analgésicos e anti-inflamatórios no que diz respeito aos tratamentos voltados para dores musculares, a laserpuntura libera grandes quantidades de endorfina e é eficaz na luta contra estresse e ansiedade. No decorrer da terapia, cada ponto desperta o funcionamento de uma função metabólica inativa ou subaproveitada.

Onde
Acusports. Rua Afonso Bráz, 656, Vila Nova Conceição, São Paulo
Clínica Kenzen. Alameda Joaquim Eugênio de Lima, 203, Jardim Paulistano, São Paulo

Katia Hirata.


ThetaHealing

Semelhante ao desbloqueio de registros limitantes proposto pelas barras de access como resultado do tratamento, no ThetaHealing o que muda é o processo. Uma onda cerebral de nome theta é acionada em uma frequência de 4 a 7 hertz através da transição entre o estado consciente e subconsciente. Diferentes técnicas – como meditação, leitura intuitiva e limpeza dos chakras – podem ser utilizadas para atingir essa onda responsável por armazenar históricos de atitudes, comportamentos e crenças individuais. Durante a sessão, o corpo reproduz o mesmo padrão que assume quando se está prestes a dormir ou acordar, enquanto a mente busca por influências energéticas negativas em períodos como infância e adolescência.

Onde
Katia Hirata. Rua Salvador Simões, 801, Ipiranga, São Paulo
Sá Souza. Rio de Janeiro (endereço sob demanda)

Foto de abertura: Belle Ensor on Unsplash