Confira o que fazer em Bertioga, cidade ideal pra dar uma escapada até o litoral paulista sem esquentar a cabeça.
A 100 km de São Paulo, Bertioga é uma rota de fuga estratégica pra dar um mergulho no mar sem perder muito tempo na estrada. Entre o Guarujá e São Sebastião, essa cidadezinha tem uma orla agradável, 33 km de praias, trechos de Mata Atlântica preservada e boa infraestrutura pra quem viaja em família. Além disso, é um lugar importante da história do Brasil, com monumentos e ruínas que remetem aos primeiros anos da colonização portuguesa e aos povos originários da região.
Rolês ao ar livre

Vale caminhar pela orla revitalizada com projeto do arquiteto Ruy Ohtake, começando pela Praia da Enseada; ensaiar umas manobras no skatepark; visitar o Forte de São João, de 1547; dar um rolê no Parque dos Tupiniquins e embarcar em algum passeio de barco pelas praias mais escondidinhas do extremo norte do Guarujá, como a Branca e a Preta.
Espaço e sossego

As praias mais tranquilas da cidade ficam ao norte da Riviera de São Lourenço. Com mar calmo e águas rasas, Guaratuba tem uma extensa faixa de areia ótima pra caminhar, correr e andar de bike na areia batida, e bonitos encontros de rio e mar em seus extremos.

O grande achado de Bertioga é a Praia de Itaguaré, entre a Riviera de São Lourenço e Guaratuba. Protegida pelo Parque Estadual Restinga de Bertioga, é uma das mais preservadas e impressionantes do litoral paulista, com o rio que dá nome ao lugar desaguando no mar. Nos fins de semana e feriados, muita gente aparece pra passar o dia. Mas, de segunda a sexta, há grandes chances de você ficar praticamente a sós com esse cenário.
É o canal

Um dos cantos mais agradáveis é o Canal de Bertioga, um braço de mar que separa a cidade do Guarujá. Cercado por manguezais e muito verde, é um lugar gostoso pra dar um rolê de barco, remar de caiaque ou stand up paddle e almoçar em algum restaurante observando o movimento dos barcos de pesca.
Banho de Cachoeira

Dentro do Parque Estadual Restinga de Bertioga, a Trilha do Guaratuba passa pelo Poço do Limão, bom pra nadar, e leva até uma bonita cachoeira — o trajeto completo é fácil e rende umas seis horas de caminhada. Pra quem é trilheiro mais avançado, vale encarar a Trilha da Cachoeira do Elefante, no Parque Estadual Serra do Mar — nesse caso, contrate um guia.
Onde comer


Ostras da Índia: moluscos fresquinhos, entre outros frutos do mar, no “império” de dona Francisca Mota de Jesus, a Índia.
Pastel do Trevo: prove o pastel gigantesco recheado com toras de palmito.
Bella Riviera: boa pra tomar café da manhã na Riviera.
Onde ficar

Pousada Canto da Praça: conforto básico, em um casarão antigo próximo da Praia da Enseada.
Acqua Azul: pra ficar pertinho do Canal de Bertioga.
Y-Goá: Em Guaratuba, bem perto da praia, tem suítes arejadas, muito verde, piscina e restaurante.