Places

De Recife a Natal: um roteiro ensolarado por algumas das praias e cidades mais bonitas do Brasil

Por
Adriana Setti
true

Com 400 km, o roteiro vai de Recife à Natal, passando pelo estado da Paraíba. Tem praias, falésias, dunas, piscinas naturais, história, comida boa, encontros de rio e mar e muito mais.

QUANTO TEMPO
400 km / 10 dias

MELHOR ÉPOCA
agosto a março

ESTRADA
asfaltada / condições razoáveis

VALE SABER
sem pedágio / trânsito nos arredores de Recife

NATUREZA
praia / falésia / rio / mangue

Recife (PE)

imagens de casas coloridas em recife, pernambuco
Foto: Thiago Japyassu / Unsplash

Antes de zarpar, conheça o Recife Antigo, o Parque das Esculturas Francisco Brennand e o Centro Cultural Cais do Sertão, que retrata a cultura do Sertão nordestino.

Olinda (PE)

centro histórico, olinda, pernambuco
Foto: José Ribamar / Unsplash

Fique pelo menos dois dias pra conseguir conciliar o rolê pelo Centro Histórico com a boemia, ver o que está rolando na Casa Estação da Luz e comer na Oficina do Sabor.

Pitumbu (PB) e Conde (PB)

Praia Tabatinga, em Conde, Rio Grande do Norte
Praia Tabatinga | Foto: Adriana Setti

Pitumbu Não perca a Praia Bela fica, bem na foz do rio Macatu, de águas avermelhadas.

Conde A sequência de praias é de arrepiar: Do Amor, Carapibus, Tabatinga. Mas nada bate a de Coqueirinho e da Tambaba, que tem uma parte reservada ao naturismo. Entre uma e outra, o paraíso: Praia da Arapuca, praticamente intocada.

João Pessoa (PB) e Mataraca (PB)

Orama, João Pessoa, Paraíba
Orama
Marataca | Foto: Adriana Setti

João Pessoa — Com ritmo pausado e gente acolhedora, tem algumas das praias urbanas mais espetaculares do Brasil. É bom demais pedalar na orla e, pra relaxar, tomar um drink no Orama, no rooftop do BA’RA, o hotel mais desejado da cidade.

Mataraca — Um espectáculo: o rio que serpenteia num ziguezague perfeito até despejar suas águas avermelhadas na Barra de Camaratuba.

Barra do Cunhaú (RN)

Barra do Cunhaú, Rio Grande do Norte
Foto: Adriana Setti

Pôr do sol épico no rio, piscinas naturais e bons ventos. E o vilarejo de pescadores agora tem um novo hotel hypado, o Filho do Vento.

Pipa (RN)

Foto: Adriana Setti

Da Praia do Amor à do Madeiros e Cacimbinhas, um dos trechos mais espetaculares do litoral brasileiro. E a Pipa ainda tem restaurantezinhos ótimos como o Tranquilo, pousadas charmosas como a Alto da Pipa e noites que nunca têm fim.

Natal (RN)

natal, rio grande do norte
Foto: Pedro Menezes / Unsplash

Fazer passeios de buggy aqui é um clichê necessário – e divertidíssimo. O circuito do Litoral Norte é o mais imprescindível, passando pelas gloriosas dunas de Genipabu e pela Lagoa de Pitangui. Repentistas, música alta, barracas enormes? Tem tudo isso na famosa Ponta Negra.

Crédito da imagem de abertura: Adriana Setti

abandono-pagina
No Thanks