As novidades do verão, a nova cena gastronômica, o bairro e as praias da vez na capital da Bahia.
Poucos lugares do mundo traduzem tão ao pé da letra a potência do verão como Salvador. Ainda que os termômetros rondem os 30ºC praticamente o ano todo, é de dezembro a março que tudo acontece na cidade mais pulsante do Nordeste. Veja as nossas dicas pra curtir o calor baiano.


De Caymmi a Majur
O novo museu Cidade da Música da Bahia celebra a linha do tempo sonora de Salvador no Casarão de Azulejos Azuis, com curadoria do cenógrafo Gringo Cardia. Pra entrar e sair dançando, em uma visita gamificada que tem até karaokê.

MAM de Cara Nova
Após longa reforma, o Museu de Arte Moderna da Bahia, no Solar Do Unhão, ganhou um atracadouro para barcos e novo fôlego. Pra celebrar a retomada, está em cartaz uma exposição sobre a arquiteta Lina Bo Bardi, idealizadora do museu.
A Vez da cidade Baixa
Coladinha no MAM-BA, a praia da Gamboa reúne os modernos e criativos. Mas quem quer um pouco de sossego tem migrado para a de Boa Viagem, na Cidade Baixa, onde a areia é fofa e o mar, piscininha.

Três mulheres talentosas estão à frente da cena gastronômica soteropolitana. Nara Amaral comanda o Di Janela, na Saúde, que tem mesas na calçada, simpatia e frutos do mar. No Rio Vermelho, o Dona Mariquita serve a cozinha patrimonial de Leila Carreiro. Já no Bonfim, atrás da igreja, quem manda é Deliene Mota, do Encantos da Maré, recém reformado.
Reserve tempo pra explorar o Santo Antônio Além do Carmo. Vale jantar no Poró; tomar um brunch no novo Coffetown; curtir um sambinha no Oliveiras quando a pandemia permitir; ver a nova expo do fotógrafo Roque Boa Morte e a loja pop-up da designer Ju Gastin no Espaço Cronópios, ou se jogar nos botecos do Largo da Cruz do Pascoal.


Para umas comprinhas no Carmo, a Tempo Arte Popular tem curadoria fina de artesanato nordestino. Já a Casa Boqueirão é um mix de loja colaborativa de design e livros raros onde funciona a recém-inaugurada unidade do café Casa Castanho. O novo Estúdio Agá tem pôsteres supercriativos.



Sono dos Deuses
Se o budget permitir, se hospedar no Fera Palace Hotel é um presente que você pode dar a si mesmo. Seus 81 quartos são elegantes e muuuito confortáveis. O restaurante Omí brilha com pratos como o arroz frito de frutos do mar. A piscina no rooftop oferece uma das melhores vistas da Baía de Todos-os-Santos.

Atrás de Itaparica
Pra assistir ao espetáculo do pôr do sol na Baía de Todos-os-Santos, reme de SUP no Porto da Barra, tome uma cervejinha na Ponta de Humaitá ou se jogue no gramado do Farol da Barra pra aplaudir com a galera.

Foto de abertura: Nani Rodrigues/The Summer Hunter