De tênis de skatista a peça que confere um estilo atemporal a qualquer look: a façanha da marca californiana que segura o hype há mais de meio século.
Quando Paul Van Doren fundou a marca que leva seu sobrenome, no ano de 1966, em Ahanheim, na Califórnia, a ideia era criar um tênis funcional focado na classe média californiana e nos ambientes náuticos. Mais de 50 anos depois, os Vans transitam das pistas de skateàs passarelas de Milão e Nova York, sem sair de moda e seguindo seu compromisso com a contracultura.

Lançado em 1966, o Authentic tinha uma borracha que facilitava as manobras. Foi aí que rolou o match com os skatistas e a sacada: ouvir essa galera quando o esporte ainda era marginalizado. O resultado foi a criação de Era (na foto), o modelo seguinte.

“Até o surgimento dos skatistas, a Vans não tinha uma direção real, nenhum propósito específico como negócio além de fabricar os melhores calçados possíveis. Quando os skatistas adotaram a Vans, eles nos deram uma cultura externa e um propósito interno.”
Paul Van Doren em seu livro de memórias, Authentic, publicado pouco antes da sua morte, em 2021, aos 90 anos de idade
Ícones eternos

ERA (1976): Vans colaborou com os lendários skatistas Tony Alva e Stacy Peralta pra criar o que antes era conhecido como Vans Style #95.
OLD SKOOL (1977): originalmente Vans Style #36, foi o primeiro tênis feito pro skate e a incorporar a icônica Sidestripe, apelidada de “jazz stripe”.


SLIP-ON (1977): lançado como Vans Style #98, apresentou a famosa estampa Checkerboard.
SK8-HI (1978): projetado como Style #38, foi desenvolvido com o objetivo de oferecer proteção aos tornozelos dos skatistas.

Inspiração global



Nos anos 1980, os Vans já eram oficialmente os tênis dos skatistas, riders de BMX e surfistas, “inspirando” marcas em todo o mundo — inclusive no Brasil.
E quando Van Doren menos espera, lá está o Sean Penn vestindo Vans Classic Slip-Ons quadriculados como o surfista lesado de Picardias Estudantis (1982): o modelo viralizou. De lá pra cá, de Rihanna a Justin Bieber, passando por Kim Kardashian e Bella Hadid, incontáveis celebridades adotaram — até no red carpet.
Receita de sucesso

· Fiel às origens: segue patrocinando skatistas, surfistas, bikers e snowboarders.
· Investe pesado no desenvolvimento de materiais sustentáveis.
· Traduz seu lifestyle e apoia os esportes de ação, a música e a arte.
· Collabs bombásticas: com a Disney, os Simpsons, a banda Public Enemy e o artista japonês Takashi Murakami.

Acima de tudo, a Vans transcende gerações porque está sempre à frente do seu tempo e tem o dom de fazer o underground virar mainstream. Assim como foi pioneira ao abraçar a contracultura nos anos 1960, repensou seus produtos de acordo com a sustentabilidade e continuou inovando sem perder autenticidade. Você bate o olho e sabe que é Vans.