A vizinha pacata de Jericoacoara cresceu, apareceu e se tornou a meca mundial do kitesurf. Veja nossas dicas pra velejar, se conectar com a natureza e curtir a vida na Costa da Carnaúba.
Na última década, a Praia do Preá se firmou como uma meca mundial do kitesurf, sediando competições internacionais e atraindo uma galera apaixonada pela natureza e pelos esportes de vento. Com o tempo, vieram pousadas charmosas, restaurantes interessantes e um novo aeroporto — mas a vibe rústica, que convida a viver com os pés descalços, continua lá.
ESPORTES
kitesurf / windsurf / wing foil / fat bike
NATUREZA
praia / duna / lagoa
ROLÊS
downwind / quadriciclo / cavalgada
BOM PRA
velejar / desconectar / ver gente
MELHOR ÉPOCA
julho a janeiro
A vida é um sopro

O vento sopra forte e constante de julho a dezembro, fazendo dessa faixa do litoral cearense um dos melhores lugares do mundo pra velejar de kitesurf. Os kitecenters Rancho do Kite, Play Kite School e Wind Spirit são ótimos lugares pra aprender, evoluir no esporte e relaxar no pós-velejo.
Em terra firme

— Pedalar de fatbike na maré baixa.
— Rolê até a Lagoa do Paraíso — almoce na Casa B&B.
— Passear de quadriciclo.
— Cavalgar nas dunas no pôr do sol.
Novos ventos

A Lagoa do Carnaúba Wind House é a boa nova no vilarejo. Com inauguração prevista para este ano, será o primeiro clube com hospedagens do Preá, incluindo uma escola de kite assinada pelo Rancho do Kite, vibe de casa de praia, estrutura de clube e conforto de hotel.
O charme da Barrinha

Vizinha do Preá, a Praia da Barrinha tem aquela combinação de dunas, mar e lagoa que você espera do Ceará. Se bater uma fome, se jogue nos frutos do mar do Komaki ou do Terral Gastronomia.
Onde comer

Alísios Restaurante — Saladas, sanduíches, pratos leves, pizzas e laricas no Rancho do Kite.
Naturalmente — Crepes, açaí e outras delícias no pós-velejo.
Vila Preá — Uma instituição do Preá, serve peixe fresco em várias receitas, de frente pro mar.
Quintal do Dênis — Frutos do mar e bons vinhos num ambiente agradável com chão de areia.
La Maison du John — na casa de um dos chefs mais talentosos do Preá, com opção de jantar japonês. Só com reserva.
Onde ficar

Vilarejo Preá — Oito bangalôs com teto de palha ao redor de uma piscina.
Casas Elilula — Três casas lindas e superarejadas, que podem ser alugadas por separado ou em conjunto. Tem uma grande piscina cercada por um deck, day beds e redário, de frente pro mar.
Prea Beach Experience — Pé na areia, tem hospedagem em hotel e pousada de luxo, com SPA L’Occitane, além de villas com piscina pra famílias e amigos.
Crédito da imagem de abertura: Vila Carnaúba.