Já reparou que essa delícia anda onipresente? Do gelato à salada, passando pelo panetone, o pistache é o hype gastronômico da vez.
Você termina de abrir a casquinha — clic! —, põe aquela sementinha na boca e viaja até o céu. E só de imaginar a consistência de um gelato artesanal naquele tom verde pálido já começa a salivar. Ahhh, e combina com panetone, com mousse… Versátil, nobre e irresistível, o pistache é a febre gastronômica da vez no Brasil e tem tudo pra fazer a paz reinar no Natal.
Que loucuras você é capaz de fazer pra conseguir abrir aquele pistache que veio fechadinho e é justamente o último do pacote?

Hype milenar
Não é de hoje que o ser humano é louco por pistache. Consumido na Síria e outros países do Oriente Médio há milhares de anos, viajou até a Itália com comerciantes turcos e persas e foi batizado de “ouro verde” em Bronte, na Sicília, cujo pistacchio tem selo de denominação protegida. Da Europa, se espalhou pelo mundo.
Total flex: pistache é bom salgadinho, no doce, na cobertura, no recheio, geladinho no sorvete, em forma de creme ou crocante.


Don’t touch my pistachio
Uma das especiarias mais caras do mundo, ao lado do açafrão e da baunilha, essa delícia verdinha era a obsessão da Rainha de Sabá. No seu reino, entre a atual Etiópia e o Iêmen, todo o pistache cultivado ficava pra ela. E ai de quem cultivasse pra uso próprio!
Por um natal com menos passas e mais pistache!
