Vibes

Como o seu endereço influencia o que você come

Por
Adriana Setti
true

A localização de supermercados, lojas de conveniência e afins não é aleatória — nem democrática.

O conceito de ambiente alimentar engloba um conjunto de contextos físicos, econômicos, políticos e socioculturais que define o que decidimos comprar, preparar e ingerir. Esses fatores moldam nossas escolhas, com base no tipo de alimento ao qual temos acesso.

Estratégias dos grandes negócios

Como o seu endereço influencia o que você come

Supermercados, lojas de conveniência e cadeias de fast food utilizam estratégias com base em dados — que vão desde o perfil demográfico a peculiaridades sazonais —, pra determinar onde instalar os seus negócios. Visando maximizar o lucro, essas redes também acabam tendo uma influência direta nos nossos hábitos alimentares.

Os moradores das periferias brasileiras têm mais dificuldade de acesso a alimentos saudáveis e consomem mais ultraprocessados. Fonte: estudo da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) publicado na edição de março dos Cadernos de Saúde Pública

“O acesso aos alimentos por moradores de favelas é permeado pela escassez de recursos e elementos fundamentais pra uma alimentação adequada e saudável, como: a falta de informação sobre alimentação; a renda insuficiente; e a baixa disponibilidade de estabelecimentos que comercializam alimentos saudáveis a preços acessíveis.”

Trecho de Percepção dos residentes de favelas brasileiras sobre o ambiente alimentar: um estudo qualitativo (Cadernos de Saúde Pública)

O fresco é caro

Como o seu endereço influencia o que você come

Além da dificuldade de acesso, o preço dos alimentos também influencia diretamente os hábitos alimentares. Se antes ir à feira era uma opção mais acessível, nas últimas décadas os alimentos frescos e orgânicos ficaram bem mais caros, enquanto os ultraprocessados se tornaram mais baratos. 

Como o seu endereço influencia o que você come

Grandes supermercados muitas vezes acabam eliminando os pequenos negócios locais, como hortifrutis e lojas de comida artesanal, deixando comunidades dependentes. Se um deles fecha, isso pode criar “desertos alimentares”, onde o acesso a alimentos frescos e saudáveis torna-se extremamente limitado. Em certos bairros, lojas de conveniência acabam sendo a única opção — e olhe lá.

Uma questão política

Como o seu endereço influencia o que você come

Pra reverter essa situação, são necessárias políticas públicas que incentivem a ampliação de equipamentos de segurança alimentar e nutricional, como hortas, feiras, hortifrutis e supermercados com preços mais acessíveis.

Desafios logísticos

Como o seu endereço influencia o que você come

Em comunidades remotas, levar alimentos frescos é caro e complicado. Políticas que subsidiem custos de transporte e melhorem a infraestrutura podem ajudar a garantir escolhas alimentares mais saudáveis pra essas populações.