Solar Vibes

9 contas do Instagram para você viajar nesses dias de isolamento sem sair de casa

Por
Ricardo Moreno
Em
15 abril, 2020

Entre centenas de contas que acompanhamos diariamente para nos informar e inspirar, separamos algumas delas para ajudar nesse momento de MOGO: missing of going out.

Minha busca diária é por pessoas ao redor do mundo cujo olhar traduza diferentes maneiras de viver o verão. E são muitas, muitas formas: praias, arquitetura, festas, ondas, moda, comidas, solitudes, drinks, estradas, corpos, pores e nasceres do sol… Entre centenas de contas que acesso e procuro me inspirar o tempo todo, separei 9 delas, com visões complementares de como é viver um eterno verão. Eles, assim como eu, estão numa busca constante pelo lado solar da vida, metaforicamente ou não. Em comum, todos nós gostamos de sol, de praia e de mar. Três coisas que, juntas, têm feito falta nesses dias de pandemia Depois do FOMO e do JOMO, estamos vivendo um MOGO: missing of going out. Então, que tal colocar uma playlist (dois deles listados aqui também fazem música) e navegar por esses universos tão reais mas ao mesmo tempo tão distantes de serem alcançados atualmente?

Equator

Localizada em Paris, essa agência criativa encabeçada por Jean Pierrot atende clientes como Chanel, Vogue Paris, Porter e Red Bull. A curadoria de imagens do Instagram é voltada para décadas passadas, com um foco claro no hedonismo do verão — de Picasso dormindo na areia à uma praia vazia em Madagáscar, passando por ilustrações vintage e grafismos de artistas contemporâneos como o norte-americano John Zabawa. Em tempo: Pierrot também tem sua conta no Instagram (@pierrot) e compõe músicas que ajudam a viajar sem sair de casa. Ouça aqui.

Circa_1983

O fotógrafo canadense Owen Perry é o nome por trás do Circa_1983. Abusando das texturas, ângulos e cores, Owen não se prende apenas à estação mais quente do ano — há também cenas invernais em paisagens de cair o queixo ao redor do mundo. Mas é quando ele mira suas lentes para situações envolvendo o mar e a praia que saem os melhores resultados. Analógicas ou digitais, boa parte desses registros estão à venda em fine art no seu site oficial, a exemplo da foto que abre este post.

Montana Lower

O pouco que sei de Montana é o suficiente para ela estar nesta lista: mãe, artista, ativista, modelo. Com o marido Tom, que é “pescador, carpinteiro, motorista”, e a pequena Blue, eles resolveram abrir mão de um casa, digamos, tradicional, para morar num motorhome e rodar a Austrália. Aqui, algumas coisas que Montana tem aprendido e reaprendido com frequência, e que fazem muito sentido nesse momento de isolamento por conta da Covid-19:
• “Entregar-se ao presente é a única maneira de ser feliz de verdade.”
• “Aceitar que a única coisa que tenho controle é sobre as minhas próprias reações.”
• “Entender que, embora algo pareça fácil, não significa que ele sempre será.”
• “Praticar e entender o amor próprio de maneira radical pelo simples fato de merecê-lo.”

Miren Alós

Fotógrafa diletante formada em business, Miren é espanhola e direta em sua bio: “I like to travel”. So we do. E nesses dias de isolamento, a sua conta é um respiro longo e profundo para seguirmos sonhando e replanejando o futuro. Sozinha ou na companhia do seu dachshund Paco, Miren nos presenteia com flagras sexies e solares que parecem ter saído de um romance de Milene Busquet em destinos como as Ilhas Canárias, Marrakech, Atenas ou Bali.

 Victor Bensusi

“Nasci em Cádiz, na ponta sul da Espanha, rodeado por mar e luz”. Em uma frase, o fotógrafo, videomaker e diretor espanhol resume a vibe solar de seu trabalho, boa parte deles feito em filme 35mm. Privilegiando uma paleta mais clara e abusando de recortes e colagens ousadas, suas fotos evocam dois sentimentos muito caros nos dias de hoje: prazer e paz.

Pijama

Por trás dessa série de imagens, algumas autorais outras garimpadas do publicações antigas, estão o fotógrafo Evan Tetreault e a designer de joias Charles Pitcher, ambos de Los Angeles. Juntos, eles formam o duo de música eletrônica Pijama Land. A curadoria é fina, e mesmo nas situações em que o registro são carros e estradas parece que dá para sentir a maresia na tela do celular. E se tiver que escolher uma trilha sonora pra essa viagem sem sair do sofá, vá do próprio Pijama com seu chillpop com letras em inglês e francês.

Vavá Ribeiro

A carreira do fotógrafo e surfista carioca remonta há mais de três décadas — no Brasil, acompanhávamos com atenção suas fotos e textos na revista Trip em meados dos anos 1990. Hoje em dia, Vavá aponta sua lente para campanhas de moda e em interpretar um universo tão caro à sua formação pessoal e profissional: o surfe. Recentemente ele lançou o livro fotográfico “North Shore”, dedicado à cultura havaiana com um olhar bem particular de quem frequenta a ilha há mais de vinte anos.

Skye Burke

Vem da Austrália (e da Espanha) algumas das contas e marcas mais solares que eu conheço. A Skye é a fundadora e diretora criativa da A Patch of Skye, uma agência de branding e consultoria. E seu instagram é uma colcha de retalhos de tudo que a inspira: situações hedonistas, praias paradisíacas, referências de moda, arquitetura e design… Como o próprio nome da conta diz, A Patch of Skye.

Ryan Pernofski

Para o fotógrafo Ryan Pernofski, o oceano é arte. E são as cores, formas e ângulos do mar que ele presenteia diariamente seus quase meio milhão de seguidores. Uma simples espuma, por exemplo, vira arte nas lentes desse australiano. Seu feed é um mindfulness visual cujo scroll, vez ou outra, pode ser interrompido por um golfinho cortando os tubos de alguma praia pelo mundo.

Foto de abertura: Owen Perry/Circa_1983