Perto de Salvador, o vilarejo da Ilha de Tinharé tem praias com mar azul, piscinas naturais, vida noturna acelerada e aquele axé.
A 60 km de Salvador por mar, Morro de São Paulo transporta a energia festiva da capital baiana a um cenário com todas as credenciais de paraíso tropical. Com praias de águas mansas, protegidas por barreiras de corais, o maior vilarejo da Ilha de Tinharé também tem pôr do sol poético, pousadas aconchegantes e bons restaurantes. Fora do auge do verão, até rola um sossego.

ESPORTES
stand up paddle / mergulho / surf / canoa havaiana
NATUREZA
praia / piscinas naturais
ROLÊS
passeio de barco / vida noturna
BOM PRA
ver gente / desconectar / comer bem
MELHOR ÉPOCA
agosto a março
Conte até quatro

Basta saber contar pra se orientar em Morro de São Paulo, que teve suas ruas de areia pavimentadas há alguns anos, assumindo de vez que a vibe roots é coisa do passado. Descendo do vilarejo, chega-se à Primeira Praia, pela qual a maioria passa reto. A ferveção começa na Segunda e se estende até a Terceira. A partir da Quarta, o visual fica bem menos urbano.

Se a ideia é ficar no sossego, a Praia do Encanto, a 6 km do vilarejo, tem coqueiros de cartão-postal inclinados sobre a areia, poucos hotéis e barracas que garantem a dose diária de dendê. Você pode pegar uma jardineira ou um 4X4 na Segunda Praia.

Separada da Praia do Encanto por um manguezal, Garapuá é uma linda baía em forma de meia lua. Pontilhada de coqueiros, tem algumas barracas e pousadas, além de piscinas que se formam com a maré baixa. Pegue a jardineira na Segunda Praia ou faça um passeio de barco.


Outro rolês


Volta à ilha — O itinerário clássico inclui parada em Garapuá e na ilha vizinha, de Boipeba. O ponto alto acontece nas piscinas naturais da praia de Moreré.
Fortaleza do Tapirandu — Erguido no século 17 com pedras e óleo de baleia, “o forte” em ruínas é um dos pontos mais estratégicos pra ver o pôr do sol.

Mergulho — A ilha está cercada por pontos de mergulho que vão de recifes a paredões, passando pela Ilha do Caitá, que tem várias cavernas.
Onde comer e beber

Toca do Morcego — Chegue cedo pra pegar uma mesinha bem de frente pro mar e assistir ao pôr do sol de camarote.
Bossa Nova Bistrô — Outro lugar com vista incrível do pôr do sol. Prepara receitas internacionais com um toque regional.
Café das Artes — Decorado com peças de arte, serve comidinhas leves, bolos, tortas e outros quitutes.


O Casarão — Em um lindo casarão do século 17, tem menu refinado com massas, peixes, carnes e frutos do mar — pra um jantar especial.
Maré — Peixes, frutos do mar e outros pratos com o pé na areia da Terceira Praia.
Sorveteria da Ribeira — É o QG da sorveteria mais tradicional de Salvador na Ilha de Tinharé.
Onde ficar


Chez Max — Apartamentos e bangalôs com teto de sapê, terraço e ar-condicionado se abrem pra um jardim a poucos passos do mar, na Terceira Praia.
Dona Moça — Na Primeira Praia, conta com piscina na cobertura, além de nove acomodações decoradas na linha minimalista e vista pro mar.


Minha Louca Paixão — Com paredes de vidro e vista pro mar, na Terceira Praia, tem uma bela piscina de borda infinita, spa e academia. As suítes estão equipadas com ar-condicionado, frigobar e varanda com rede — algumas têm ofurô e hidromassagem.
Che Lagarto Hostel — Esse hostel oferece quartos coletivos e privados, lockers, churrasqueira, cozinha, sala de jogos e bar, no centrinho do vilarejo.
Crédito da imagem de abertura: Otávio Nogueira / Morro de Sâo Paulo