Solar Vibes

Rota dos Paraísos: as melhores dicas para curtir o verão em São Sebastião, no litoral norte de SP

Por
Adriana Setti
Em parceria com

Praias escondidas, picos de surf, aulas de yoga, hoteis, pousadas e muito mais para você curtir a melhor estação do ano ao ar livre e com distanciamento social e segurança.

O verão é muito mais do que uma estação. É um estado de espírito. Nos meses mais quentes do ano, viver ao ar livre ganha um novo sentido, assim como descobrir os destinos mais solares do Brasil. No litoral norte de São Paulo, São Sebastião e Ilhabela (leia aqui o guia) somam 230km de costa, onde estão mais de 70 praias perfeitas para surfar, mergulhar, praticar esportes, meditar e espairecer. A região ainda tem uma das principais reservas de mata atlântica do país (na Ilhabela, por exemplo, 85% do território é preservado por um parque estadual), com centenas de rios, cachoeiras e trilhas rodeadas pela flora e a fauna. Se você está precisando (e merecendo) fugir da cidade em busca de isolamento, é o refúgio sob medida pra respirar ar puro e mover o corpo a céu aberto.

Playground natural no sertão da Barra do Una

O sertão da Barra do Una é um enorme playground ao ar livre, que avança por uma área protegida pelo Parque Estadual da Serra do Mar. Perfeita pra uma caminhada sem stress, que não requer um grande condicionamento físico, a Trilha dos Poções passa por três grandes piscinas naturais e várias outras “banheirinhas” pra esquecer do mundo. Outra boa pedida ali por perto é pegar a trilha que leva às cachoeiras do Escorrega e do Guarda-Chuva. A Raízes Aventura (@raizesaventura) organiza roteiros guiados pela região. 

Yoga com Ju Peres em Maresias | Crédito: Reprodução

Yoga e good vibes em Juquehy e Maresias

Pro dia nascer feliz, comece com uma prática de yoga. Com espaço próprio próximo da cachoeira de Maresias, Juliana Peres (@julianaperesterapias) também atende em domicílio em Camburi e na Baleia. Especialista em naturologia, ela faz bambooterapia e aplica massagens. Instrutora de Hatha e Ashtanga yoga, Thais Nobre (@thaisnobre.yoga) dá aulas em Juquehy. 

Água doce: circuito de cachoeiras em Boiçucanga

No final da Estrada do Cascalho, a Trilha do Ribeirão de Itu é uma ótima pedida pra mergulhar na mata atlântica e desconectar da ferveção (pra fugir da muvuca, evite o programa nos fins de semana de verão e feriados). Cerca de duas horas de caminhada levam a três cachoeiras. A mais acessível é a da Pedra Lisa, que tem uma piscina funda, com uma queda d’água respeitável. Mais adiante, estão a da Serpente, com várias “banheirinhas” pra se jogar, e a da Samambaiaçu, onde a água escorre com força de uma altura de 20 metros. Leve repelente. 

Gabriel Medina: fã da temida “coco loco” de Paúba | Crédito: Arquivo Pessoal

As ondas prediletas de Gabriel Medina

“Gosto muito de surfar na Praia de Maresias, minha casa, onde um dia perfeito precisa ter sol, altas ondas e a minha família. Mas Paúba, a praia vizinha, tem uma onda incrível que me desafia”, diz Gabriel Medina, bicampeão mundial de surf, nascido e criado em Maresias. Famosa pela temida “coco loco”, uma formação forte e tubular que quebra no rasinho, Paúba é altamente contraindicada pra iniciantes no surf.”

O Ilha de Toque Toque Hotel, que fica na praia de Toque-Toque Grande | Crédito: Divulgação

Onde ficar em São Sebastião: hostel, hotel ou pousada? 

Barra do Sahy

// Drifter Hostel (@drifterhostelsahy)
// Pousada da Foca (@pousadadafoca)

Baleia

// Pousada Azul Maria (@azulmariapousada)

Juquehy

// Chez Louise et Louis (@chez_louiseetlouis)
// Pousada Bico Verde (@pousadabicoverde)
// Pousada Moryba (@pousadamoryba)
// Pousada Villa Marítima (@pousadavillamaritima)
// Pousada Tupinambá (@pousadatupinamba)

Camburi

// Nau Royal Hotel Spa (@nauroyal)
// Hostel Royal (@hostelroyalcambury)

Camburizinho

// Laika Hostel (@laikahostel)

Maresias

// Hotel Maui (@mauimaresias)
// Amora Hotel (@amora.hotel)

Paúba

// Porto Paúba Flats (@portopauba)
// Ciribaí Praia Hotel (@ciribaipraia)

Toque-Toque Grande

// Ilha de Toque Toque Hotel (@ilhadetoquetoque; foto)

Uma praia secreta em Toque-Toque Grande

Predominantemente residenciais, Toque-Toque Grande e Guaecá estão entre as praias mais tranquilas de São Sebastião. No meio do caminho entre as duas, fica um dos segredos do litoral norte. Com areia dourada, água cristalina e cercada pela mata atlântica, a Praia da Pedra Escondida é totalmente selvagem e, de bônus, tem vista pra Ilhabela. Pra chegar lá, reforce o repelente e siga pela trilha de cerca de 1km, que sai do Mirante do Canal, na Rio-Santos.

Rapel de 10 metros com vista pra Páuba | Crédito: @maresiastur

De Maresias a Paúba de rapel

Uma das trilhas mais fotogênicas do litoral norte fica entre Maresias e Paúba, subindo morro acima, num total de 2km. Ao longo da caminhada, vários mirantes revelam vistas panorâmicas para as duas praias. O trajeto ainda passa pela Praia dos Pescadores (ou Prainha), quase secreta, que costuma ficar tranquila até nos feriados. Com a Maresias Tur (@maresiastur), o passeio inclui rapel de 10 metros num mirante com vista pra Paúba.

Pedal para iniciantes em Juquehy

Em menos de 15km, o pedal de Juquehy até a Jureia atravessa quatro praias sem precisar pegar a Rio-Santos. Saindo de Juquehy rumo ao sul, o caminho passa por alguns mirantes até cruzar, por uma ponte, para a Barra do Una. Seguindo por estradinha de terra, chega-se à tranquilíssima Praia do Engenho. No fim da faixa de areia, é hora de descer da bike pra caminhar por uma trilha curta que dá na Praia da Jureia. 

A fotógrafa Suellen Nóbrega: Gauecá para momentos introspectivos | Crédito: Arquivo pessoal

A rota de fuga da fotógrafa de surf Suellen Nóbrega

“Maresias é uma praia cinematográfica, que tem muitos ângulos bons de fotografar, com coqueiros, natureza, água clara e altas ondas pro surf, incluindo tubos e tudo o mais. Moro no paraíso, mas quando quero ficar um pouco sozinha, eu gosto de ir pra Guaecá, que é uma praia mais tranquila, ou até a Cachoeira de Boiçucanga, onde rola uma energia diferente da do mar.” 

Montão de Trigo: ilha dos mistérios

A 14km da costa, a Ilha do Montão de Trigo é cercada de mistérios. Ninguém sabe ao certo como os primeiros moradores foram parar lá, há mais de dois séculos. Mas há quem acredite que os “monteiros”, que vivem da pesca artesanal, são descendentes de sobreviventes de um naufrágio. Além de ser um dos melhores pontos de mergulho com snorkel da região, também tem lindas piscinas naturais em seu costão rochoso. Agências de Juquehy e Barra do Una organizam transporte e passeios até lá.

Anna Laura Wolff: SUP no rio e meditação na praia em Juquehy | Crédito: arquivo pessoal

Um dia perfeito em Juquehy, pela produtora de conteúdo Anna Laura Wolff

7h
Meditação na praia

“Aproveito pra caminhar, meditar na areia e dar um mergulho no mar bem cedo. Esse horário costuma ser tranquilo até no Réveillon.”

9h
SUP no rio

“O rio do canto esquerdo é perfeito pra praticar stand-up paddle e ver tartarugas”, diz Anna. Quando está na disposição, ela também rema até a ilhota de pedras de Cambaquara.

12h
Almoço pé na areia

Na frente da praia, o Badauê (@restaurantebadaue) é o preferido de Anna. “Sempre peço robata ou palmito pupunha assado pra acompanhar a Corona gelada.”

15h
Comprinhas criativas

Anna garimpa alguns de seus looks praianos no Ateliê Cecí (@ateliececi), que vende biquínis, maiôs, cangas e acessórios com cara de verão.

18h
Fim do dia instagramável

“O pôr do sol no Mirante da Barra do Una rende bons cliques”, diz a fotógrafa, que tem mais de 500k seguidores no Instagram.

Barra do Sahy: sunset e SUP entre as ilhas e o continente

Diante da Barra do Sahy, a 1,5km da costa, As Ilhas formam um dos cenários mais cinematográficos do litoral norte, seja pra quem curte o visual de longe, em restaurantes como o Barco Ilhas (@barcoilhas), seja nas suas faixas de areia branquíssimas e intocadas. No fim da tarde, a luz dourada faz a paisagem ficar ainda mais mágica. Zarpando do Sahy, uma remada de caiaque ou SUP pelo canal formado entre As Ilhas e o continente rende uma experiência memorável. É recomendável fazer o passeio em dias de mar calmo. 

Vista panorâmica das praias de Guaecá e Barequeçaba ao pôr do sol | Crédito: Juliana Azevedo

Pôr do sol no mirante de Barequeçaba

Um dos mirantes mais estratégicos do litoral norte fica na ponta da península que separa Guaecá de Barequeçaba. Com fácil acesso de carro, tem vista panorâmica para as duas praias e Ilhabela. Leve uma Corona pra ver o pôr do sol em alto estilo. 

Paraglider em Boiçucanga

Sobrevoar um dos trechos mais bonitos do litoral do Brasil sentindo o vento no rosto é a rotina de Giancarlo Giusti (@giancarlogiusti31). Instrutor de paraglider, ele faz voos duplos partindo de Boiçucanga. A aventura começa com uma explicação geral de todos os procedimentos, seguida de um treinamento pra corrida na rampa de decolagem. Depois, é só tirar os pés do chão, deixar o controle na mão do “piloto” e curtir o visual das praias de Boiçucanga e Camburi. O pouso, suave, acontece na areia de Boiçucanga. 

Altas ondas e sossego na Praia Brava de Maresias

Entre Boiçucanga e Maresias, a Praia Brava não tem esse nome à toa. Tanto é que quase todo mundo que se vê pela trilha íngreme de 2km leva uma prancha na mão. A quem não surfa, os melhores estímulos pra encarar a caminhada (e os borrachudos) são a pequena cachoeira de água fresquinha no canto direito e a garantia de distanciamento social até na alta temporada. 

Trecho do Rio Cubatão, na Barra do Una | Crédito: Andre Marinst/iStock

Os segredos do Rio Cubatão em Barra do Una

O passeio da Greenway (@greenwaybrasil) de canoa canadense parte do rio escuro que dá nome à Barra do Una e, depois de fazer a volta em uma ilhota fluvial, segue pelo rio Cubatão. A cada remada, a água fica mais clara e translúcida, a ponto de dar pra ver o fundo. Cercadas pela mata atlântica densa, as margens escondem várias prainhas fluviais de areia, pra descansar, nadar e respirar ar puro. Em algumas delas, rola até fazer skincare natureba, com argilas coloridas que têm propriedades terapêuticas. 

Remando de canoa havaiana na Ilha das Couves

Posicionada entre a Barra do Sahy e a Praia da Baleia, a Ilha das Couves é um pedacinho de terra totalmente intocado e coberto de vegetação. Chegar lá de canoa havaiana tem gosto de desafio e pode ser uma boa pra um dia entre amigos ou pra conhecer outras pessoas que curtem praticar esportes em equipe. A Mundo Outrigger (@mundo.outrigger.juquehy) organiza remadas partindo de Juquehy, entre outras experiências a bordo de uma va’a (nome da canoa para os havaianos).

Em Calhetas, uma praia digna de Pinterest

Entre Toque-Toque Grande e Toque-Toque Pequeno, a Ponta de Calhetas é conectada ao continente por um istmo que esconde uma pequena faixa de areia. O acesso é feito por um condomínio particular na altura do km 144 da Rio-Santos. Nos fins de semana de verão e feriados, estacionar nos recuos da estrada é difícil (fique esperto: parar no acostamento é multa na certa). Deixe o carro em Toque-Toque Grande e caminhe 20 minutos até o início da trilha. 

O longboarder Carlos Bahia: mountain bike em dias de mar flat | Crédito: Arquivo pessoal

02 perguntas para Carlos Bahia, bicampeão brasileiro de longboard

Quais as melhores ondas pra surfar de longboard no litoral norte? 

Maresias, onde moro, tem qualidade de ondas em todas as formas e, pra mim, é a número um. Mas adoro sair de madrugada e ir até a Praia da Baleia, que tem areia batida e uma onda mais gorda, ótima pra longboard. De quebra, a paisagem é linda, com várias ilhas na frente.

O que fazer em um dia sem onda?

Pedalar de mountain bike de Maresias até Guaecá, uns 40km ida e volta, entre pista e trilhas. O trecho entre Maresias e Paúba é bom pra fazer off-road e a trilha de Calhetas também, ainda que não seja pra iniciantes. O visual é incrível! Também dá pra ir de bike até a Praia Brava, entre Maresias e Boiçucanga. Pra quem quiser passeio guiado, indico a Maresias Tur. 

O camarão na moranga do Taioba Gastronomia, em Camburi | Crédito: Divulgação

Cachoeira e cozinha caiçara em Camburi

Aos pés da Serra do Mar, no Sertão do Cacau, em Camburi, o Rio das Pedras forma uma queda d’água de 12 metros de altura, acessível por uma trilha que é um show à parte, repleta de árvores centenárias, incluindo uma imensa figueira. A caminhada dura menos de 40 minutos. Com acesso um pouco mais difícil (é preciso escalar algumas pedras), a parte de cima da cachoeira forma pequenas piscinas naturais de água transparente. Aproveite pra almoçar no Taioba Gastronomia (@taiobagastronomia), onde o chef Eudes Assis serve sua alta cozinha caiçara. Formado no Le Cordon Bleu, na França, ele rodou pela Europa, estudou com o mítico catalão Ferran Adrià e passou pela cozinha do Fasano de São Paulo, antes de resgatar suas origens, em Camburi. 

Pontos de Distribuição

ILHABELA

All Mirante Av. Governador Mário Covas Júnior, 16600 – Borrifos
Papagaio Av. José Pacheco do Nascimento, 8010 – Praia do Curral
Comandante Adriano Av. José Pacheco do Nascimento, 8086 (Pousada Praia do Curral) – Curral
Pimenta de Cheiro Av. São João, 86 – Perequê, Ilhabela
Ilha do Camarão R. do Meio, 68 – Vila
Rei da Praia Av. José Pacheco do Nascimento, 7746 – Curral
Bar SP R. Dr. Carvalho, 98 – Centro
Restaurante Viana Av. Leonardo Reale, 2300 – Praia do Viana
Restaurante Pedra do Sino R. Perimetral Norte 3775, Ilhabela,
Shopping Perequê
KitKat Ilhabela Conveniência SP-131, 1050 – Perequê
Tik Tac Adega & Mercado Av. Riachuelo, 7025 – Ribeirão
Ilha Flat Hotel Av. Princesa Isabel, 747 – Praia do Perequê
Hostel da Vila R. São Benedito, 202 Centro – Vila
DPNY Beach Hotel e Spa Praia do, Av. José Pacheco do Nascimento, 7668 – Curral
Hotel TW Guaiambê Av. Riachuelo, 5360 – Praia do Julião
Hotel Itapemar Av. Pedro de Paula Moraes, 341 – Saco da Capela
Hotel Mercedes Av. Leonardo Reale, 2220 – Praia do Viana
Hotel Boutique Ananas
Av. Brasil, 2923 – Ilhote
Marujo Restaurante Av. Brasil, 1723 – Pedras Miúdas

UBATUBA

Almada

Caju Bar & Restaurante Rodovia BR 101 – KM 13,1 rua principal
Bar e Restaurante Almada Rodovia BR-101- Km 13, canto direito da praia

Itamambuca

Padang Restaurante e Pizzaria Av. de Acesso – Praia do Itamambuca, Ubatuba
Marinho Grelhados e Sushis Av. de Acesso, 538 – Praia do Itamambuca, Ubatuba

Itaguá

Taco Surf R. Guarani, 746 – Barra da Lagoa, Ubatuba
Ubatuba Flats R. Martins Fontes, 260 – Itaguá, Ubatuba
Bagus Hotel e Bar Av. Leovigildo Dias Vieira, 446 – Itaguá, Ubatuba
Venice Bar e Grill Av. Prof. Chico Santos, 27 – Itaguá, Ubatuba
Jundu Restaurante Lounge Bar Av. Leovigildo Dias Vieira, 810 – Itaguá,
Raízes Restaurante e Pizzaria Av. Leovigildo Dias Vieira, 1281 – Itaguá, Ubatuba

Perequê-Açu

Green Haven Hostel Av. Gov. Abreu Sodré, 1245 – Perequê-Açu, Ubatuba
Quiosque Girassol Av. Gov. Abreu Sodré, 685 – Perequê-Açu, Ubatuba

Praia do Tenório

Mansão Tenório R. Franklin de Tolêdo Piza, 750 – Tenório, Ubatuba

Praia Vermelha

HOU Beach Club BR-101, Rod. Gov. Mário Covas, km 40 – Praia Vermelha do Norte, Ubatuba

Prumirim

Jundu Praia Bar Rua, Vereda Dez, 159 – Prumirim, Ubatuba

Saco do Ribeira

Voga Marine Av. Plínio França, 335 – Saco da Ribeira, Ubatuba

Praia Grande

Filipe Toledo Surf Store Av. Atlântica – Praia Grande, Ubatuba

São Sebastião

Barra do Sahy

Drifter Hostel R. Izidoro Jorge, 487 – Praia Barra do Sahy, São Sebastião
Azul do Mar Av. Adelino Tavares, 451 – Praia Barra do Sahy, São Sebastião.

Barra do Una

Iate Clube da Barra do Una Av. Magno dos P. Bittencourt, 809 – Praia do Una, São Sebastião
Giselle Restaurante e Bar Praia da, Av. Magno dos P. Bittencourt, 367 – Praia do Una, São Sebastião

Camburi

Lokahi Al. Antonio José Marques, 1150 – Praia de Camburi, São Sebastião
20 Pés Al. Antonio José Marques, 1100 – Praia de Camburi, São Sebastião
Hotel Spa Nau Royal Al. Patriarca Antônio José Marques, 1533 – Praia de Camburi, São Sebastião
Lanchonete Tubarão R. Urbelandia, 184 – Praia de Camburi, São Sebastião

Camburizinho

Laika Hostel Al Antonio José Marques, 720 – Camburizinho, São Sebastião

Juquehy

Badauê Juquehy Av. Mãe Bernarda, 2005 – Praia de Juqueí, São Sebastião
Juca Point
R. Abelardo de Morães, 287 – Praia de Juqueí, São Sebastião
Pousada Bico Verde R. Tiradentes, 91 – Praia de Juqueí, São Sebastião

Maresias

Hotel Maui R. Passagem, 14 – nº 99 – Praia de Maresias, São Sebastião
Badauê Maresias Av. Dr. Francisco Loup – Praia de Maresias, São Sebastião
Beach Hotel Maresias Av. Dr. Francisco Loup, 1109 – Praia de Maresias, São Sebastião


Rota dos Paraísos

Descobrir os destinos mais solares do Brasil. Buscar inspiração e voltar a se conectar com a natureza. Aqui e na plataforma This Is Living, da cerveja Corona, você encontra dicas exclusivas de destinos, pessoas e tendências que não estão no guias de viagem. Tudo feito pelas duas marcas que mais entendem e gostam de verão no Brasil. Se for dirigir, não beba.