Perto de Gramado e Canela, mas muito longe do agito, essa cidadezinha despretensiosa é porta de entrada pra curtir a natureza e o aconchego da Serra Gaúcha.
Gramado e Canela estão logo ali. Mas o que impera aqui é o sossego e o amor pela natureza. À beira do lago São Bernardo, São Chico tem pousadinhas bacanas e fácil acesso tanto às lindas paisagens e cachoeiras dos Campos de Cima da Serra como aos cânions do Rio Grande do Sul. Selecionamos as melhores dicas pra você curtir o inverno solar da região, quando a probabilidade de pintar uma neblina na serra e nos cânions é menor e a visibilidade fica incrível
Esportes
trekking / cavalgada / bike / rapel / canionismo
Natureza
cachoeiras / serra / cânions / campo
Rolês
caminhadas / off-road / aconchego da lareira
Bom pra
respirar ar puro / curtir o frio / namorar / desconectar
Melhor época
de maio a outubro há menos neblina
Tranquilidade na serra

Alheia ao agito de Gramado e Canela, São Chico é um refúgio low profile pra curtir a natureza da Serra Gaúcha e o aconchego da lareira nas noites de inverno. À beira do lago São Bernardo, tem pousadinhas bacanas e fácil acesso tanto às lindas paisagens dos Campos de Cima da Serra como aos cânions do Rio Grande do Sul.
Parque das oito cachoeiras

A dez minutos do centro, esse parque tem oito cachoeiras que despencam de até 100 metros de altura, acessíveis por trilhas sinalizadas, classificadas por níveis: fácil, médio e difícil. Dá pra parar em vários mirantes e poços pelo caminho. Tem pousada e camping.
Explorando a serra


A Terra do Sempre é outra reserva privada com cachoeiras e trilhas perto do centrinho. Indo um pouco mais longe, dá pra visitar o Parque das Cascatas, o Parque da Cachoeira e a Ponte de Ferro do Passo do Inferno, além do Passo da Ilha, no Parque Estadual do Tainhas.
Outros rolês
Pertinho do centro, o Mátria é um grande jardim florido, com muito espaço pra passear, restaurante e gramados perfeitos pra um piquenique. No centro, a Livraria Miragem é uma instituição local, que também recebe exposições e tem um ótimo café, o São Bernardo. Garimpar roupas de couro e lã são outros programas típicos.

Imersão nos cânions
São Chico também pode funcionar como base pra rolês de bate e volta até o Parque Nacional de Aparados da Serra, onde fica o cânion de Itaimbezinho; e o Parque Nacional da Serra Geral, cuja principal atração é o cânion Fortaleza, o maior do Brasil. Dá pra conseguir informação e contratar guias na Casa do Turista de Cambará do Sul.

Onde comer


> Jardim Madá: Saladas, hambúrgueres, massas e carnes com um lindo espaço ao ar livre e playground.
> Parador Hampel: No domingo, todos os caminhos levam ao Ferro e Fogo, evento ao ar livre com churrasco e alto-astral.
> Xis da Dona Laura: Aquele fast food que você respeita.
Onde ficar


> Alpes das Araucárias: Lindas cabanas de madeira com banheira e lareira, cercadas por araucárias. Seu pet é bem-vindo.
> Pousada do Engenho: Tem cabanas de madeira repletas de aconchego: lareira, hidromassagem, terraço com rede e muito verde ao redor.
> Chalé Suíço: Um dos imóveis fofos pra aluguel de temporada na região, em formato de “A”, tem lareira, cozinha e deck com suporte pra fogueira.
Foto de abertura: foto: junior rodrigues / wiki commons